Nos acompanhe

Paraíba

Convênio entre BNB e UEPB viabiliza pesquisa sobre uso de coagulante orgânico no tratamento da água

Publicado

em

Por meio do Edital Água e Saneamento, do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci), do Banco do Nordeste, a Universidade Estadual da Paraíba recebeu apoio para iniciar, ainda esse mês, pesquisa para análise da recuperação de águas do reservatório do Açude Epitácio Pessoa. O diferencial do estudo será o uso de compostos químicos orgânicos (coagulantes) derivados de plantas da Caatinga, como Jurema Preta, Angico e Cajueiro. A pesquisa ocorrerá num período de 24 meses e recebeum aporte de R370 mil, em recursos não reembolsáveis do Fundeci, para realização das análises e custeio de bolsas de estudo.

O projeto “Recuperação de Reservatório de Abastecimento Eutrofizado do Semiárido: Produção e Aplicação de Coagulantes Orgânicos Derivados do Bioma Caatinga” será conduzido pela professora Weruska Brasileiro, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e conta também com a participação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). As atividades da pesquisa serão realizadas na Bacia do Rio Paraíba, nas cidades de Boqueirão, Cabaceiras e Campina Grande.

A eutrofização das águas resulta de processos de poluição com despejo de resíduos provenientes de atividades humanas, que deixam a água de rios e lagos com coloração turva e com baixos níveis de oxigênio, comprometendo todo o ecossistema aquático. O grupo de pesquisa da UEPB é o único do Nordeste que possui a expertise em coagulantes orgânicos com o bioma da Caatinga. Com a proposta, pretende atuar para a recuperação da qualidade das águas por meio do uso de novos coagulantes.

“Já temos duas patentes de coagulantes e, durante a pesquisa, pretendemos obter outras duas. Serão realizadas ações bastante inovadoras, além de utilizarmos materiais que não agridem a natureza, como é o caso do uso de metais pesados comumente utilizados em casos de combate à eutrofização”, explicou a professora Weruska Brasileiro.

Para o Banco do Nordeste, a pesquisa deve contribuir para ações inovadoras e sustentáveis que possam ser replicadas em áreas de enfrentamento de processos semelhantes. “O projeto prevê a divulgação dos resultados em comunidades rurais. Nossa expectativa é de que surjam novas oportunidades de negócios para produtores no semiárido, com o fornecimento de matéria-prima originada da Caatinga para empresas que fabricam coagulantes orgânicos”, explica o gerente José Rubens, do Ambiente de Programas Especiais e de Fundos de Pesquisa.

A assinatura do convênio foi realizada no mês de junho (15) em Campina Grande, com presença da reitora Célia Regina Diniz, equipe de pesquisadores e do agente de desenvolvimento, Artur Luiz Cordeiro, representando a Superintendência Estadual do Banco do Nordeste.

Continue Lendo

Paraíba

“Que o ex-ministro tenha a oportunidade de se defender”, diz Sérgio Queiroz sobre prisão de Milton

Publicado

em

O pastor Sérgio Queiroz (PRTB), pré-candidato ao Senado pela Paraíba e ex-auxiliar do governo Bolsonaro, se manifestou sobre a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, cumprida pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (22/06).

Queiroz afirmou considerar a Polícia Federal como isenta e que sai “em defesa do devido processo legal e que o ex-ministro tenha a oportunidade de se defender”.

O comentário de Queiroz foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (22/06).

Confira o áudio:

 

Prisão

A prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, aconteceu nesta quarta (22) quando o mandado de prisão preventiva foi expedido na operação “Acesso Pago”, que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

Leia também: “Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton”, afirmou Bolsonaro

Leia também: Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por supostas fraudes no MEC

De acordo com as informações publicadas pela CNN, o mandado de prisão preventiva expedido contra Milton Ribeiro cita os crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

Continue Lendo

Paraíba

Bruno Roberto critica tentativa da esquerda em cancelar ‘motociata’ de Bolsonaro em CG

Publicado

em

O pré-candidato ao Senado pela Paraíba, Bruno Roberto (PL) criticou a tentativa da esquerda em cancelar a ‘motociata’ que será realizada em Campina Grande, na sexta-feira (24), durante visita do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ao ‘Maior São João do Mundo’.

Ao comentar sobre o caso, o bolsonarista disse que a tentativa se dá porque, diferentemente de Bolsonaro, Lula não consegue juntar multidão por onde passa.

O comentário de Bruno Roberto foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (22/06).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Decisão do TSE põe ‘saia justa’ no Republicanos e sigla terá que escolher entre João ou Efraim

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela manutenção da decisão de que os partidos coligados ao cargo de governador deverão manter a mesma coligação na disputa ao Senado.

A decisão ‘vestiu’ uma ‘saia justa’ no Partido Republicanos, na Paraíba, uma vez se tratar de uma legenda que terá seguir a determinação da Justiça Eleitoral e optar por uma aliança política ou com o governador João Azevêdo (PSB) ou com o pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (União Brasil).

Azevêdo, que estará em Patos na sexta-feira (24) no Terreiro do Forró, afirmou que não há crise com o partido comandado pelo patoense Hugo Motta.

O comentário do governador foi registrado pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quarta-feira (22/06).

Confira o áudio:

Continue Lendo