Nos acompanhe

Brasil

“Eu boto a minha cara no fogo pelo Milton”, afirmou Bolsonaro

Publicado

em

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL), durante uma live, comentou sobre a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, cujo mandado de prisão preventiva foi expedido na operação “Acesso Pago”, que investiga a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), vinculado ao MEC (Ministério da Educação).

Na live, Bolsonaro afirmou que põe a “cara no fogo pelo Milton”.

De acordo com as informações publicadas pela CNN, o mandado de prisão preventiva expedido contra Milton Ribeiro cita os crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência.

O juiz federal Renato Borelli determinou que o ex-ministro seja levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília, e que a audiência de custódia seja realizada ainda nesta quarta (22) durante a tarde.

Além do mandado contra o ministro, estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e outros quatro mandados de prisão, distribuídos pelos estados de Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal. Além disso, há medidas cautelares, como a proibição de contatos entre investigados e envolvidos.

“O crime de tráfico de influência está previsto no artigo 332 do Código Penal, com pena prevista de 2 a 5 anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (2 a 12 anos de reclusão), prevaricação (3 meses a 1 ano de detenção) e advocacia administrativa (1 a 3 meses), todos previstos no Código Penal”, informou a PF.

“A investigação iniciou-se com a autorização do STF em razão do foro privilegiado de um dos investigados”, informou a PF em nota.

Leia também: Polícia Federal prende ex-ministro da Educação Milton Ribeiro por supostas fraudes no MEC

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Brasil

TST muda entendimento sobre pagamento de horas extras

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e FGTS. O novo cálculo vale nos casos em que a hora extra foi incorporada ao descanso semanal remunerado. A regra começou a valer no dia 20 de março deste mês.

Segundo informações da Agência Brasil, a questão foi decidida pelos ministros do TST na segunda-feira (20). Conforme o novo entendimento do plenário, o aumento dos valores a receber pelo descanso remunerado deve repercutir nos outros direitos trabalhistas e não pode ser considerado como cálculo duplicado.

Durante o julgamento, o relator do processo, ministro Amaury Rodrigues, explicou que a hora extra trabalhada durante a semana é somada ao cálculo do descanso semanal e, a partir de agora, será computada em outros direitos.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR [ Repouso Semanal Remunerado] apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse.

Continue Lendo

Brasil

Universitária da PB integra dupla brasileira escolhida para acompanhar engenheiros em evento da FIA

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Fórmula E, categoria de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), correrá no Brasil pela primeira vez neste fim de semana. No sábado, o Complexo do Anhembi receberá a prova, que contará com dois brasileiros no grid: Sérgio Sette Câmara e Lucas di Grassi. Acelerando em casa, Di Grassi promoverá um incentivo para aumentar o número de mulheres em postos de liderança nos boxes de uma escuderia de elite do automobilismo. Duas estudantes de engenharia foram selecionadas para acompanhar todas as atividades da prova de sábado com a equipe do piloto brasileiro, a Mahindra.

O projeto, desenvolvido pela Sociedade de Engenharia Automobilística (SAE, sigla em inglês), reuniu nesta semana no Sambódromo do Anhembi – que será a maior reta da temporada da Fórmula E, com 650 metros – um grupo de estudantes para debater com Di Grassi os graus de qualificação e a importância de ter mais brasileiros trabalhando no automobilismo internacional, conta o Estadão.

A paraibana Joseane dos Santos Silva (Universidade Federal de Campina Grande) e a paulista Isabella Queiroz Paes (Universidade Federal do ABC) foram escolhidas por uma bancada de especialistas da SAE para acompanhar todos os passos do time de engenheiros da escuderia no E-Prix de São Paulo.

“Eu quero muito seguir carreira no esporte a motor. É meu maior sonho. Esse sonho cresceu em mim mais ainda quando entrei no Fórmula SAE, e depois das capacitações e mini treinamentos que recebemos de diversos profissionais da área no Brasil e na Europa. Tive ainda mais certeza que quero seguir esse caminho. Essa oportunidade com a Mahindra e com o Lucas (di Grassi) por meio da SAE Brasil com certeza vai ser uma experiência de porta de entrada, tenho certeza de que isso me trará muito aprendizado para poder desenvolver minha carreira na área”, contou Isabella ao Estadão.

“O futuro depende muito de dois aspectos: a qualidade da educação no País e as oportunidades que podemos oferecer para todos os estudantes de uma forma geral. Isso é ainda mais importante porque, durante décadas, deixamos de criar tecnologia no Brasil. Nossa indústria está sucateada e defasada. O sonho dourado dos novos engenheiros é ir para fora do Brasil. Precisamos ajudar o Brasil a ter uma cadeia produtiva de qualidade. Quero usar a Fórmula E como plataforma. Esse encontro entre empresas e estudantes é só o primeiro passo”, avaliou Di Grassi.

Além das duas estudantes, outro grupo poderá visitar os bastidores da prova da Fórmula E na capital paulista, enquanto outros cinquenta estudantes visitarão, em Sorocaba, a fábrica da ABB, empresa que desenvolve tecnologias de energia e automação e está diretamente associada à F-E.

O E-Prix de São Paulo abre suas atividades no sábado, às 7h25, com o primeiro treino livre. Às 9h40, os pilotos voltam à pista para a definição do grid de largada. A corrida está agendada para 14h e terá transmissão da Band.

Confira imagem:

Continue Lendo

Brasil

Pedido de impeachment: “o que deveriam estar fazendo é uma oposição propositiva”, diz Gervasinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Gervásio Maia, vice-líder do PSB na Câmara dos Deputados, em Brasília, e presidente estadual do PSB na Paraíba, ao comentar sobre o pedido de impeachment apresentado pelo PL (Partido Liberal) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Gervásio Maia afirmou que a oposição deveria fazer um trabalho propositivo e não “movimentos sem qualquer lastro. Sem qualquer justificativa que possa permitir algo de produtivo“.

Leia também: Caso Sérgio Moro: PL anuncia mais um pedido de impeachment do presidente Lula

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (24/03).

Confira o áudio:

 

Continue Lendo