Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito autoriza implantação de mais de nove mil lâmpadas de LED em toda a Capital

Publicado

em

João Pessoa caminha a passos largos para ser completamente iluminada por LED. Na manhã desta quarta-feira (22), o prefeito Cícero Lucena autorizou a implantação de mais de nove mil lâmpadas de LED até o fim do ano, levando mais segurança e qualidade de vida à população. O prefeito ainda assinou contrato para a elaboração de projetos de infraestrutura.

“A chegada do LED não só vai apenas permitir uma iluminação mais potente e eficiente, como também permite uma contribuição ambiental, já que ela consome menos e dura mais. A intenção é trocar todas as 60 mil lâmpadas que existem na cidade. Vamos priorizar os corredores, por onde circulam mais pessoas e seguir contemplando as demais vias”, explicou Cícero Lucena.

Inicialmente serão 9.025 lâmpadas, que começam a ser instaladas imediatamente a começar pela Rua Adalgisa Cavalcante, que liga o Geisel à Valentina passando pelo Cuiá. “A medida que formos concluindo vamos passando para os próximos corredores que ainda não tenham LED. A intenção é que ao final da gestão João Pessoa seja a primeira capital 100% em LED no Brasil”, explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão.

A instalação das lâmpadas também vai considerar questões como o distanciamento dos postes para definir a intensidade da iluminação. De acordo com a diretora de Iluminação Pública da Seinfra, Joyce Alves, a medida garante a uniformidade da claridade ao longo da via, permitindo mais segurança também na mobilidade.

Projetos – Ainda durante a manhã, o prefeito assinou um contrato para a elaboração de projetos de infraestrutura. “Isso vai nos permitir enfrentar os piores gargalos em termos de alagamento nos período de chuva. Um exemplo é o bairro do Esplanada, que sofre com isso e busca solução desde a década de 80, e que poderemos resolver agora”, afirmou o prefeito.

O secretário Rubens Falcão explicou que no caso do Esplanada houve um direcionamento histórico da drenagem na sua direção. “É o bairro mais complexo do ponto de vista da drenagem e esse projeto vai poder dimensionar tudo para que possamos resolver”, explicou. O contrato também inclui a engorda da orla marítima.

Continue Lendo

Paraíba

Feriado de São João altera funcionamento da Unimed João Pessoa

Publicado

em

O atendimento da Unimed João Pessoa será alterado esta semana por causa do feriado de São João. Na quinta-feira (23), a Operadora, onde funciona o setor de atendimento presencial aos clientes, funcionará das 8h às 13h. Já na sexta, estará fechada. O atendimento retorna ao normal na segunda-feira.

A mudança de horários não altera o funcionamento do Hospital Alberto Urquiza Wanderley e do Hospital Pediátrico.

Serviços on line

Para o cliente que precisar resolver alguma pendência nos feriados e finais de semana, os serviços podem ser acessados pelo Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/cliente).

Na página, é possível pagar boleto, agendar consulta nos serviços próprios da Unimed JP, solicitar autorização de procedimentos, aderir ao pagamento por débito automático ou à fatura digital, solicitar uma nova carteira do plano de saúde, acessar a relação dos médicos cooperados no Guia Médico, entre outros serviços.

 Como fica

Sede (Operadora)

Funciona das 7h às 13h na quinta (23). Não funciona dia 24

Hospital Alberto Urquiza Wanderley

Funcionamento normal, 24 horas

Hospital Pediátrico Unimed

Funcionamento normal, 24 horas

Centro Médico Unimed Zona Sul

Funcionamento normal no dia 23. Não funciona no dia 24. Funcionamento normal no dia 25

Unidade Guarabira

Funcionamento normal, no dia 23. Não funciona no dia 24

Espaço Vida

Funcionamento normal no dia 23. Não funciona no dia 24

Teleconsulta

Funciona das 7h às 13h, no dia 23. Não funciona no dia 24

Drive Thru

Funcionamento normal no dia 23. Não funciona no dia 24. Funciona das 8h às 11h, no dia 25

Continue Lendo

Negócios

Vigilância em Saúde orienta população e estabelecimentos sobre protocolos sanitários no São João

Publicado

em

Durante o período de festas juninas, há uma circulação maior de pessoas nos espaços públicos e também nos estabelecimentos comerciais, principalmente bares e restaurantes. Por isso, a Vigilância em Saúde de João Pessoa orienta a população e os manipuladores de alimentos sobre os protocolos sanitários a serem seguidos para manter a higiene e a saúde neste período.
 
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Raquel Moraes, os estabelecimentos de comércio alimentício devem intensificar a atenção e o cuidado no cumprimento das boas práticas na manipulação de alimentos, conforme legislação vigente. “A utilização de toucas é obrigatória para atividades que envolvam preparação de alimentos. Manter cabelos presos e não utilizar bijuterias, joias, anéis, relógios e outros adereços para assegurar a correta higienização das mãos”, orientou.
 
Segundo as recomendações da Vigilância em Saúde, a higienização das mãos e antebraços dos manipuladores de alimentos deve ser realizada com água, sabonete líquido inodoro e agente antisséptico (preferencialmente álcool gel 70%), seguida da secagem com papel toalha.
 
“Os estabelecimentos devem disponibilizar talheres descartáveis ou devidamente embrulhados ao cliente como alternativa aos talheres convencionais. Já os pratos, copos e outros utensílios devem estar protegidos. Também é importante não disponibilizar alimentos e bebidas para degustação”, destacou a diretora de Vigilância em Saúde.
 
Quanto ao uso de uniforme, deve ser apenas nas dependências do estabelecimento, lavado diariamente e transportado protegido em saco plástico ou outra proteção adequada. Já as superfícies de toque, como os balcões e máquinas de cartão, devem ser higienizadas no início das atividades e após cada uso.
 
Recomendações ao público – Em relação ao público em geral, o órgão recomenda o porte do cartão de vacinação para a Covid-19 conforme o calendário de vacinação para sua faixa etária e orienta que pessoas com suspeita do vírus ou outros quadros gripais mantenham o isolamento social e procurem as unidades de saúde da família (USF) para realizar a testagem, sempre usando máscara cobrindo corretamente nariz e boca.
 
Nos estabelecimentos e serviços de saúde como hospitais, clínicas, consultórios, laboratórios e farmácias, os usuários e profissionais devem manter o uso da máscara, pois estes locais possuem maior risco de transmissão do vírus. Também é fundamental manter medidas sanitárias como a higienização das mãos e priorizar ambientes com ventilação adequada, especialmente em lugares fechados.

Continue Lendo

Paraíba

Servidores de João Pessoa terão feriadão prolongado com pagamento antecipado

Publicado

em

Os servidores da Prefeitura de João Pessoa poderão aproveitar os festejos juninos com um feriadão prolongado a partir desta quinta-feira (23). Isso porque a Secretaria de Administração (Sead) decretou ponto facultativo para os serviços da administração direta e indireta do poder público municipal. Já a sexta-feira (24), Dia de São João, é feriado municipal na Capital paraibana. Os serviços essenciais estão mantidos em todos os dias.

Além do feriadão de quatro dias, os servidores vão aproveitar com dinheiro no bolso. A Prefeitura de João Pessoa antecipou o pagamento dos salários deste mês para esta quarta-feira (22). “Esta antecipação ajuda nossos servidores que poderão viajar para o Interior ou aproveitar as festas com dinheiro no bolso, como também é um estímulo para o comércio com o aquecimento das vendas neste período”, destacou o secretário de Administração, Valdo Alves.

Durante todo o dia de expediente facultativo, assim como também no feriado e no final de semana, os serviços essenciais que são mantidos pela Prefeitura de João Pessoa estarão em funcionamento como, por exemplo, o atendimento de urgência e emergência nos hospitais, UPAs e Samu-JP. Também estará garantida a coleta de lixo e o ordenamento do trânsito realizado pelos agentes de mobilidade urbana.

Continue Lendo