Nos acompanhe

Paraíba

Fundac realiza ação integrativa nas unidades socioeducativas para comemorar o São João

Publicado

em

Forró, quadrilha junina, comidas típicas, declamações, pescarias, brincadeiras e decoração temática deram o tom da alegria dos festejos juninos para jovens e adolescentes, seus familiares, direção, servidores, técnicos, docentes e agentes nas unidades socioeducativas do Estado. Esta ação integrativa junina junto às famílias visa, principalmente, o fortalecimento dos vínculos familiares  e acontece aliada a um calendário integrado das unidades à Diretoria Técnica da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac).

O presidente da Fundac, Flávio Moreira, em visita à unidade Semiliberdade, durante a celebração junina, expressou carinho por todos enfatizando a responsabilidade que tem com a socioeducação no sentido de trazer de volta o interno ao convívio familiar. “Espero que estejamos irmanados na missão de socioeducar e devolver para a sociedade e para as famílias os seus filhos e suas filhas”, pontuou. Para Moreira, essa é a função da Fundac e sua missão confiada pelo governador João Azevêdo, que é a socialização de comunidade, socioeducandos, socioeducadores e todo corpo técnico da Fundação.

Para a coordenadora do setor de Abordagem Familiar e Comunitária (responsável pela ação), Taíza Gomes, famílias e internos presentes numa ação dessas de reintegração social significa o êxito desse processo socioeducativo e isso só se faz junto dos familiares. “Então vocês são o motivo de hoje estarem aqui reunidos”, disse para as famílias.

Taíza também destacou o empenho e o compromisso dos professores e a gestão das três escolas socioeducativas cidadãs (Almirante Saldanha, Mestre Julio Sarmento e a Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha, de Lagoa Seca), que executam em conjunto com a Fundac esse projeto, que tem por objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares. “A gente sabe que não é fácil, mas é necessário para que seja trilhado um novo caminho”, afirmou. Aos familiares ela falou da importância de tê-los juntos, “porque de nada adianta o empenho de todo mundo se o compromisso maior não for com os familiares”.

De acordo com o calendário da ação integrativa, a primeira unidade a realizar a festa foi o Centro Educacional do Adolescente-Internação Provisória – CEA/JP, seguido do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e Centro Socioeducativo Rita Gadelha. O encerramento se deu nesta quarta-feira (22), no Centro Educacional do Jovem-CEJ. Todas as unidades ofereceram um café regional contendo comidas típicas comuns neste período junino ao som de trios de forró compostos por professores e internos das várias unidades. No domingo último, os festejos tomaram conta dos internos, familiares e servidores do Complexo Lar do Garoto e Internação Provisória, em Lagoa Seca, e na terça-feira também aconteceram as celebrações juninas com familiares no Centro Educacional do Adolescente/CEA/Sousa e Semiliberdade.

Cada unidade contou também com a presença das direções, corpo técnico (Assistentes Sociais, Psicólogos), servidores, agentes socioeducativos, professores (as), coordenadores pedagógicos, ECIS e convidados.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Vila do Artesão: PMCG e Campina FM apresentam Johnny Garotinho e Seu João, nesta sexta-feira

Publicado

em

Em mais uma programação do Estúdio 93, da Campina FM em parceria com a Prefeitura de Campina Grande por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde), a animação nesta sexta-feira, 24, fica por conta de Johnny Garotinho e Seu João. A apresentação está prevista para começar a partir das 17h, na praça de alimentação da Vila do Artesão, localizada na avenida Almeida Barreto, s/n, no bairro de São José.

Para atender melhor o público, a programação na praça de alimentação da Vila do Artesão teve seu horário ampliado. A animação começa a partir das quintas-feiras, sempre com a apresentação de dois trios de forró tradicional, com início a partir das 14h e vai até o domingo. Todas as programações são abertas ao público gratuitamente.

Os chalés da Vila do Artesão também sofreram alteração em seu horário de funcionamento neste período junino, para melhor atender aos turistas. O espaço estará aberto das 10h às 19h. Além do forró, que está ocorrendo na praça de alimentação, os visitantes poderão conhecer o artesanato campinense, experimentar comidas típicas e registrar fotos nas reproduções da Casa de Taipa e da Igrejinha.

O local também oferece uma exposição sobre o Maior São João do Mundo que está funcionando na galeria da Vila do Artesão, aberta diariamente.

Continue Lendo

Paraíba

Bell Marques fez show para centenas de fãs na segunda noite de apresentações em João Pessoa

Publicado

em

A programação do São João Multicultural de João Pessoa levou centenas de pessoas ao Parque Solon de Lucena nesta quarta-feira (22). A atração principal foi o cantor baiano Bell Marques, que cantou grandes sucessos da carreira, embalando a multidão. Nem a chuva que caiu no início da noite desanimou os fãs que esperaram para acompanhar, em coro, junto com o artista.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a noite foi a confirmação do trabalho que está sendo feito desde o último dia 12 de junho, quando foi aberto o São João Multicultural com o Festival de Quadrilhas. “Mesmo num dia chuvoso, o público de João Pessoa atendeu ao chamado da Funjope, dos nossos artistas e compareceu, de maneira majestosa”, comemorou.

“Estamos confirmando uma tendência do comportamento do público de João Pessoa, um público familiar, educado, sem violência, shows tranquilos e, sobretudo, a nossa programação que acertou nesse hibridismo de estilos musicais”, completou Marcus Alves.

Por isso, é chamado de São João Multicultural, envolvendo o forró pé de serra, culturas populares, quadrilhas juninas, DJs, shows de rock, pop rock, Bell Marques, Elba Ramalho, Mara Pavanelly, Nando Cordel. “É dessa mistura que estamos construindo a ideia de que João Pessoa tem São João. Como Elba Ramalho cantou numa de suas músicas, ‘meu coração é São João’”.

Para Marcus Alves, isso define o momento que a Funjope, a Prefeitura de João Pessoa e a cidade estão vivendo. “Todo mundo estava com vontade de se divertir e sair às ruas, uma espécie de renascimento das experiências culturais”, acrescentou.

Público – Para quem foi ao evento, tudo foi perfeito. “É um showzaço. Mesmo com chuva e depois de trabalhar 24h, eu saí do hospital e vim direto para cá. Sou muito fã de Bell Marques. Não poderia perder”, declarou a enfermeira Ziran Fernandes, que mora no município de Bayeux.

A psicóloga Marina Relvas, que é de Belém (PA), veio morar em João Pessoa há seis meses e aproveitou para participar do São João Multicultural da Capital. Ela reuniu a família, preparou as sombrinhas e foi para o Parque Solon de Lucena. Todos esperaram ansiosos pelo show.

“Vim trabalhar na cidade e queríamos morar no Nordeste, na praia. É a primeira vez que estamos curtindo o São João e estamos gostando demais. Está bem seguro, tem bastante policiamento, está bem organizado. Eu sou doida por Bell Marques. Saímos de casa na chuva por isso”, disse a psicóloga, que mora no bairro dos Bancários.

Além de Bell Marques, a noite teve outras atrações. O cantor Lukas Bass levantou o público com sua energia. A dupla sertaneja Bruno & Denner também arrancou aplausos. Já o cantor de forró Berinho Lima fez uma apresentação animada e colocou os fãs para dançar.

Ilhas do forró – Fora do palco principal, a festa continua nas duas ilhas do forró instaladas no Parque Solon de Lucena. Nelas, se apresentaram os trios de forró. Nesta quarta, tocaram o trio Forrozão Bom Que Só e Os Três do Norte.

O São João Multicultural é organizado pela Prefeitura de João Pessoa, através sua Fundação Cultural (Funjope), e conta também com o apoio das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo: vereador apresenta requerimento para que ex-prefeito explique reprovação de contas no TCE

Publicado

em

O vereador Janderson Brito (PSDB), de Cabedelo, município localizado na Grande João Pessoa, apresentou um requerimento à Mesa Diretora local requerendo a convocação do ex-prefeito Wellington Viana de França, mais conhecido como Leto Viana.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar no documento, o objetivo da convocação do ex-gestor municipal seria o exercício do “direito de Ampla Defesa, Contraditório e Devido Processo Legal, previstos no art. 5º, LV, da CF/88, evitando-se assim que se alegue futuramente Nulidade Processual“.

A partir do requerimento, o ex-prefeito da cidade portuária, poderá ser convocado para apresentar a sua defesa em relação à reprovação das contas municipais relativas ao exercício financeiro de 2015 que estavam sob responsabilidade de sua gestão.

No documento, o vereador Brito ainda argumenta que a Casa Legislativa não pode “jugar as contas do ex-prefeito sem que lhe seja concedido o direito a Ampla Defesa e ao Contraditório, pois se assim o fizer, estará cerceando o direito de defesa do mesmo, que futuramente poderá usar isso ao seu favor“.

Clique aqui e confira a íntegra do Requerimento.

Continue Lendo