Nos acompanhe

Paraíba

Fundac realiza ação integrativa nas unidades socioeducativas para comemorar o São João

Publicado

em

Forró, quadrilha junina, comidas típicas, declamações, pescarias, brincadeiras e decoração temática deram o tom da alegria dos festejos juninos para jovens e adolescentes, seus familiares, direção, servidores, técnicos, docentes e agentes nas unidades socioeducativas do Estado. Esta ação integrativa junina junto às famílias visa, principalmente, o fortalecimento dos vínculos familiares  e acontece aliada a um calendário integrado das unidades à Diretoria Técnica da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac).

O presidente da Fundac, Flávio Moreira, em visita à unidade Semiliberdade, durante a celebração junina, expressou carinho por todos enfatizando a responsabilidade que tem com a socioeducação no sentido de trazer de volta o interno ao convívio familiar. “Espero que estejamos irmanados na missão de socioeducar e devolver para a sociedade e para as famílias os seus filhos e suas filhas”, pontuou. Para Moreira, essa é a função da Fundac e sua missão confiada pelo governador João Azevêdo, que é a socialização de comunidade, socioeducandos, socioeducadores e todo corpo técnico da Fundação.

Para a coordenadora do setor de Abordagem Familiar e Comunitária (responsável pela ação), Taíza Gomes, famílias e internos presentes numa ação dessas de reintegração social significa o êxito desse processo socioeducativo e isso só se faz junto dos familiares. “Então vocês são o motivo de hoje estarem aqui reunidos”, disse para as famílias.

Taíza também destacou o empenho e o compromisso dos professores e a gestão das três escolas socioeducativas cidadãs (Almirante Saldanha, Mestre Julio Sarmento e a Escola Cidadã Integral Técnica Francisca Martiniano da Rocha, de Lagoa Seca), que executam em conjunto com a Fundac esse projeto, que tem por objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares. “A gente sabe que não é fácil, mas é necessário para que seja trilhado um novo caminho”, afirmou. Aos familiares ela falou da importância de tê-los juntos, “porque de nada adianta o empenho de todo mundo se o compromisso maior não for com os familiares”.

De acordo com o calendário da ação integrativa, a primeira unidade a realizar a festa foi o Centro Educacional do Adolescente-Internação Provisória – CEA/JP, seguido do Centro Socioeducativo Edson Mota (CSE) e Centro Socioeducativo Rita Gadelha. O encerramento se deu nesta quarta-feira (22), no Centro Educacional do Jovem-CEJ. Todas as unidades ofereceram um café regional contendo comidas típicas comuns neste período junino ao som de trios de forró compostos por professores e internos das várias unidades. No domingo último, os festejos tomaram conta dos internos, familiares e servidores do Complexo Lar do Garoto e Internação Provisória, em Lagoa Seca, e na terça-feira também aconteceram as celebrações juninas com familiares no Centro Educacional do Adolescente/CEA/Sousa e Semiliberdade.

Cada unidade contou também com a presença das direções, corpo técnico (Assistentes Sociais, Psicólogos), servidores, agentes socioeducativos, professores (as), coordenadores pedagógicos, ECIS e convidados.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Com o tema ‘Inteligência artificial e o futuro da Internet’, EXPOTEC 2023 será lançada nesta terça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com o tema ‘‘Inteligência artificial, plataformas e o futuro da Internet’ a 9ª edição da Expotec – Feira e Congresso de Tecnologia, será lançada oficialmente nesta terça-feira, dia 06, durante almoço para imprensa e autoridades convidadas do governo estadual, municipal e de instituições federais, em um restaurante da capital. O evento é promovido pela Associação nacional para Inclusão Digital – ANID que este ano terá como evento convidado o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação – CSBC, será realizado de 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções da Capital.

Pensando no cenário evolutivo da tecnologia e seus impactos em nosso dia a dia, a Expotec a cada edição tem atraído um público maior em busca de entender as inovações, tendências do mercado e troca de experiências, principalmente estudantes das escolas da rede pública e privada, dos Institutos Federais de Ensino, além de visitantes de empresas de base tecnológica, sociedade civil, instituições governamentais e do terceiro setor, onde aproximadamente cerca de 5 mil pessoas circulam durante os cinco dias do evento, seja nas salas de conferência, nos standes da exposição ou nas arenas de competição.

Será que 2023 o ano da inteligência artificial e do metaverso?

Entre os objetivos que serão explorados na edição deste ano estão: discutir os impactos na sociedade em razão do uso cada vez mais intenso de Inteligência artificial (IA), bem como o poder das grandes plataformas e sua interferência na economia.

O Presidente da ANID, Percival Henriques explica que a IA é uma tecnologia computacional ou um conjunto de tecnologias como redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado cujo objetivo é imitar capacidades mentais humanas, tais como: raciocínio, percepção de ambiente e capacidade de tomada de decisão. “A tecnologia é desenvolvida com o intuito de que máquinas possam resolver uma série de problemas, indo da grande complexidade da indústria ao corriqueiro cotidiano do homem moderno. Para isso, ela busca aprender com eles graças a uma sofisticada tecnologia de aprendizado, permitindo que a IA aprenda com um grande conjunto de dados e atue por conta própria”, explica Percival.

Na pauta – Entre outros temas que serão debatidos por especialistas de todo o Brasil dentro da vasta e rica programação da Expotec 2023 estão assuntos sobre a internet livre que com a chegada do 5G pretende popularizar à grande massa com a Web 3.0 que será construída sobre os conceitos da descentralização, abertura com maior atuação e imersão do usuário; sugerir e incentivar, para que as redes de internet comunitárias instaladas, atuem com práticas de letramento digital como extensão de processos educativos visando o aprendizado para as diversas atividades online: EaD, comércio eletrônico, pesquisas e outros. Fortalecer a necessidade do incentivo à inovação e à pesquisa, dando foco principalmente à produção de conteúdo nacional como elemento mobilizador para economia digital.

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Ramalho volta a defender aliança política entre Romero, Bruno e Veneziano com vistas à 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Fábio Ramalho (PSDB) mais uma vez se mostrou um grande incentivador da união política entre o deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o atual prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD) com vistas às Eleições 2024.

Ramalho defende que essa aliança política que seria formada por três nomes que amam a cidade de Campina Grande, seria necessária também para o bem do Estado da Paraíba,

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta segunda-feira (05/06).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Negócios

PB é quarto estado do Nordeste a receber polo da Faculdade Unimed; previsão de início é para julho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba é o quarto estado da região Nordeste que recebe o polo da Faculdade Unimed. O evento de lançamento da nova instituição de ensino aconteceu na última sexta-feira (02/06), no auditório do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (HAUW), em João Pessoa, e como primeira atividade acadêmica foi realizado o Simpósio Internaciol Perioperatório eficiente, que foi realizado na sexta e no sábado (03/06). A previsão é que a faculdade comece a receber alunos no segundo semestre deste ano.

O presidente da Faculdade e Fundação Unimed, Helton Freitas, esteve presente no evento de lançamento do polo educacional, na Capital paraibana. Ele destacou a importância da iniciativa da Unimed João Pessoa em implantar a unidade, que vai contribuir para o desenvolvimento profissional e científico de diversos profissionais. “A Faculdade Unimed tem um papel muito importante, pois ela é um ativo estratégico que tem seu foco no direcionamento profissional e no conhecimento. Estamos chegando em João Pessoa com toda a nossa expertise de proporcionar o desenvlvimeto das Unimeds e o objetivo é contribuir com o processo de aprimoramento e também da geração de conhecimento dos profissionais. Dessa forma, a estrutura dos polos educacionais nos aproxima ainda mais das Unimeds e dos profissionais. Agora estamos também na cidade de joão pessoa para contribuirmos com a qualificação de colaboradores, cooperados, incluindo a equipe técnica dos hospitais, e também demais profissionais da área da saúde”, reforçou.

Por sua vez, o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, lembrou que a Faculdade terá desde cursos técnicos, cursos de curta duração, além de graduações e pós-graduações. Todos reconhecidos pelo Ministério da Educação. Para ele, ter um polo da instituição na Paraíba vai contribuir também para o desenvolvimento científico no estado. “Vamos reforçar a área de ensino, liderança, gestão e abrir a qualificação técnica em todos os que fazem parte da saúde da Paraíba, não só o ecossistema Unimed. O horiznte é maior. Vamos trazer esse olhar educacional para o nosso estado. É uma alegria muito grande, porque a ciência e a assistência andam juntas. Que a gente consiga inserir a ciencia sempre numa base humanitária que é fundamental. Por isso, a Unimed João Pessoa tem crescido”, acrescentou.

Debates científicos – Ao longo desta sexta-feira também foram realizados diversas palestras e debates, durante o Simpósio Internacional Periperatório eficiente. Na oportunidade foram apresentados protocolos, inovações e tecnologias para procedimentos cirúrgicos, principalmente, que promovem uma melhor recuperação dos pacientes. O cirurgião e professor da Universidade São Paulo (USP) e do Instituto do Coração de São Paulo (Incor), Omar Meíja, foi um dos palestrantes. Ele reforçou a improtância do evento para a troca de conhecimento entre os profissionais.

“Esse é um evento muito importante, porque traz todas as inovações dentro da prática e o conhecimento científico. Isso é muito recompensado, porque melhora a recuperação do paciente. Os programas de qualidade, atualmente, em cirurgias, procuram sempre a otimização, utilizando medicamentos e processos para que os pacientes tenham, cada vez mais, uma recuperação mais rápida. O que estamos tratando aqui é uma continuidade no cuidado do paciente em toda a jornada dele, envolvendo médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e demais profissionais, em prol da melhor recuperação do paciente”, frisou.

Homenagens – O evento do lançamento do polo da Faculdade Unimed em João Pessoa foi aberto com uma homenagem ao cirurgião José Romero Almeida Ferreira, falecido no dia 8 de maio deste ano. Ele foi professor de Medicina e um dos fundadores da Unimed JP. O auditório do HAUW foi reinaugurado e leva o nome do médico em homanagem ao legado deixado à Cooperativa e a população paraibana, por meio do seu trabalho na saúde.

“Fui priveligiado de ter sido filho, aluno e colega de José Romero. Ainda assim carrego o seu nome, que me abriu muitas portas e até hoje sinto o afago das pessoas por onde circulo na cidade, nos setores do hospital. Sua carreira forjada na ética e humanidade nos orgulha e a gente vivenciou isso em nossa família desde sempre. Foi esse legado de ternura e humanidade que ele deixou para nós, amigos, alunos e pacientes. Nada mais justo do que esse centro, que faz parte da troca de conhecimento e debates científicos em nossa cidade, receber o nome dele. Muito obrigado”, disse um dos filhos do homenageado, Romero Filho.

 

Continue Lendo