Nos acompanhe

Paraíba

Gripe canina: saiba como proteger o seu pet no período de inverno

Publicado

em

Com a chegada do inverno, muito se fala sobre o aumento dos casos de gripe na população, mas um outro grupo que também é afetado pelas consequências das baixas temperaturas, são os cães, com a gripe canina. Os donos dos cãezinhos devem observar os sintomas, assim como estarem sempre auxiliando o bem-estar e a saúde do animal por meio de uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, por exemplo. Por isso, é preciso estar atento aos principais sintomas, que são: febre, apatia, coriza, tosse insistente e espirro, perda de apetite, olhos avermelhados, cansaço e dores no corpo.

O coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau em João Pessoa, Eulâmpio Neto, enfatizou a importância da vacinação e dos cuidados necessários para evitar que os pets fiquem doentes nesta época do ano. “A gripe canina é transmitida pelo vírus Influenza A, por meio do contato com um animal doente. Neste período de inverno, é mais propenso desenvolver a doença devido à queda da imunidade e a facilidade da proliferação do vírus com a umidade do ar. Por isso, a vacina é essencial. A primeira deve ser feita com 80 dias de vida do bicho, depois deve ser realizada anualmente. Isso não significa que ele não será infectado, mas auxilia a não desenvolver algo grave”, pontuou.

Além disso, o coordenador ainda explica que a gripe canina não é transmissível para os humanos. Segundo ele, isso não acontece, pois são hospedeiros diferentes, não havendo transmissão entre as duas espécies. 

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Bell Marques fez show para centenas de fãs na segunda noite de apresentações em João Pessoa

Publicado

em

A programação do São João Multicultural de João Pessoa levou centenas de pessoas ao Parque Solon de Lucena nesta quarta-feira (22). A atração principal foi o cantor baiano Bell Marques, que cantou grandes sucessos da carreira, embalando a multidão. Nem a chuva que caiu no início da noite desanimou os fãs que esperaram para acompanhar, em coro, junto com o artista.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que a noite foi a confirmação do trabalho que está sendo feito desde o último dia 12 de junho, quando foi aberto o São João Multicultural com o Festival de Quadrilhas. “Mesmo num dia chuvoso, o público de João Pessoa atendeu ao chamado da Funjope, dos nossos artistas e compareceu, de maneira majestosa”, comemorou.

“Estamos confirmando uma tendência do comportamento do público de João Pessoa, um público familiar, educado, sem violência, shows tranquilos e, sobretudo, a nossa programação que acertou nesse hibridismo de estilos musicais”, completou Marcus Alves.

Por isso, é chamado de São João Multicultural, envolvendo o forró pé de serra, culturas populares, quadrilhas juninas, DJs, shows de rock, pop rock, Bell Marques, Elba Ramalho, Mara Pavanelly, Nando Cordel. “É dessa mistura que estamos construindo a ideia de que João Pessoa tem São João. Como Elba Ramalho cantou numa de suas músicas, ‘meu coração é São João’”.

Para Marcus Alves, isso define o momento que a Funjope, a Prefeitura de João Pessoa e a cidade estão vivendo. “Todo mundo estava com vontade de se divertir e sair às ruas, uma espécie de renascimento das experiências culturais”, acrescentou.

Público – Para quem foi ao evento, tudo foi perfeito. “É um showzaço. Mesmo com chuva e depois de trabalhar 24h, eu saí do hospital e vim direto para cá. Sou muito fã de Bell Marques. Não poderia perder”, declarou a enfermeira Ziran Fernandes, que mora no município de Bayeux.

A psicóloga Marina Relvas, que é de Belém (PA), veio morar em João Pessoa há seis meses e aproveitou para participar do São João Multicultural da Capital. Ela reuniu a família, preparou as sombrinhas e foi para o Parque Solon de Lucena. Todos esperaram ansiosos pelo show.

“Vim trabalhar na cidade e queríamos morar no Nordeste, na praia. É a primeira vez que estamos curtindo o São João e estamos gostando demais. Está bem seguro, tem bastante policiamento, está bem organizado. Eu sou doida por Bell Marques. Saímos de casa na chuva por isso”, disse a psicóloga, que mora no bairro dos Bancários.

Além de Bell Marques, a noite teve outras atrações. O cantor Lukas Bass levantou o público com sua energia. A dupla sertaneja Bruno & Denner também arrancou aplausos. Já o cantor de forró Berinho Lima fez uma apresentação animada e colocou os fãs para dançar.

Ilhas do forró – Fora do palco principal, a festa continua nas duas ilhas do forró instaladas no Parque Solon de Lucena. Nelas, se apresentaram os trios de forró. Nesta quarta, tocaram o trio Forrozão Bom Que Só e Os Três do Norte.

O São João Multicultural é organizado pela Prefeitura de João Pessoa, através sua Fundação Cultural (Funjope), e conta também com o apoio das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cabedelo: vereador apresenta requerimento para que ex-prefeito explique reprovação de contas no TCE

Publicado

em

O vereador Janderson Brito (PSDB), de Cabedelo, município localizado na Grande João Pessoa, apresentou um requerimento à Mesa Diretora local requerendo a convocação do ex-prefeito Wellington Viana de França, mais conhecido como Leto Viana.

De acordo com a justificativa apresentada pelo parlamentar no documento, o objetivo da convocação do ex-gestor municipal seria o exercício do “direito de Ampla Defesa, Contraditório e Devido Processo Legal, previstos no art. 5º, LV, da CF/88, evitando-se assim que se alegue futuramente Nulidade Processual“.

A partir do requerimento, o ex-prefeito da cidade portuária, poderá ser convocado para apresentar a sua defesa em relação à reprovação das contas municipais relativas ao exercício financeiro de 2015 que estavam sob responsabilidade de sua gestão.

No documento, o vereador Brito ainda argumenta que a Casa Legislativa não pode “jugar as contas do ex-prefeito sem que lhe seja concedido o direito a Ampla Defesa e ao Contraditório, pois se assim o fizer, estará cerceando o direito de defesa do mesmo, que futuramente poderá usar isso ao seu favor“.

Clique aqui e confira a íntegra do Requerimento.

Continue Lendo

Paraíba

Ao lado de Efraim, Pedro é recebido pela prefeita Elissandra em Itapororoca

Publicado

em

A noite desta quarta-feira (23) foi de muita animação na cidade de Itapororoca, quando o pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), e o pré-candidato ao Senado, Efraim Filho (União Brasil), foram recebidos pela prefeita Elissandra Brito no São João da cidade. Além dos diversos itapororoquenses, a festa contou com a presença de lideranças políticas e com o pré-candidato a deputado estadual, George Morais.

“É uma alegria imensa estar em Itapororoca, ao lado de Efraim nessa festa bonita que a prefeita Elissandra preparou. Estamos aqui para prestigiar o São João, mas também para reafirmar nosso compromisso com o povo de Itapororoca, que carece de uma gestão estadual parceira, que trabalhe de mãos dadas com a prefeita para gerar mais oportunidades para todos. A Paraíba vive um momento delicado, por conta de um governador que massacrou o comércio e puniu quem empreende, quem gera emprego e renda. Vamos mudar isso, garantir os investimentos para colocar nosso Estado no eixo do desenvolvimento”, disse.

A prefeita Elissandra disse que confia em Pedro para garantir um futuro com mais desenvolvimento para a Paraíba. “É uma honra grande receber nosso deputado federal e futuro governador da Paraíba, Pedro Cunha Lima, nessa noite de festa. Itapororoca se enche de esperança, assim como todo Paraíba, de ter um governo que olhe para os municípios, que enxergue cada recanto com suas particularidades e suas problemáticas, e seja parceiro nessa construção desse novo tempo que a Paraíba precisa”, disse.

Agenda: Ainda na quarta-feira (22), Pedro Cunha Lima esteve no São João do distrito de Canafistula em Araçagi, sendo recebido pela prefeita Josilda Macena, acompanhado da deputada estadual e pré-candidata à reeleição, Camila Toscano. Nesta quinta-feira (23), Pedro cumpre agenda na cidade de Patos, acompanhado do pré-candidato a deputado estadual Dr. Ramonilson e do pré-candidato a deputado federal Jamerson e demais lideranças políticas da cidade.

Continue Lendo