Nos acompanhe

Paraíba

Prefeito e auxiliares visitam área onde será construído Parque Municipal no Aeroclube

Publicado

em

O prefeito Cícero Lucena participou de uma reunião, na manhã desta quinta-feira (23), no Centro Administrativo Municipal, com auxiliares da gestão e representantes do escritório de paisagismo Burle Marx, responsável pela construção do novo parque municipal na área que abrigava o Aeroclube da Paraíba. O objetivo foi alinhar o termo de referência do projeto e definir as ações das secretarias envolvidas.

Após a reunião, o gestor,  junto com os secretários de Planejamento (Seplan), José Willam, Meio Ambiente (Semam), Welison Silveira, Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão, além do superintendente de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Expedito Leite Filho e dos representantes do escritório Burle Marx, fizeram uma visita ao terreno que tem 30 hectares para construção.

“Este encontro foi importante para traçarmos as ações das secretarias envolvidas no projeto. Esperamos que, até 5 de agosto, aniversário de fundação de João Pessoa, o plano esteja montado para ser colocado em prática”, disse Cícero Lucena. O secretário de Planejamento reforçou a projeção do prefeito, afirmando que nesta data a obra, que tem recursos da Prefeitura e parceria com o Governo do Estado, começará a ser licitada.

Por sua vez, o superintendente de Mobilidade Urbana, Expedito Leite, adiantou que já está em estudo a melhoria das vias no entorno do parque, bem como a construção de novas ruas e binários para garantir a segurança viária e o fluxo de veículos na região. Já o secretário da Semam, Welison Silveira, explicou que na próxima semana um levantamento sobre o impacto ambiental, com a construção do novo parque e formas de uso da área para o plantio de vegetação dos diversos biomas da cidade.

Confira imagens:

Continue Lendo

Brasil

Governadores da Paraíba e de mais 10 Estados protocolam ação direta contra alteração no ICMS

Publicado

em

Os governadores da Paraíba e de mais dez Estados brasileiros protocolaram uma ação direta de inconstitucionalidade sobre a Lei Complementar 192, que que fixa uma alíquota única do ICMS para o diesel. Eles recorrem da decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que estende a nova forma de cobrança do diesel para todos os demais combustíveis.

De acordo com esta matéria originalmente publicada pelo Estadão, o documento, endereçado ao ministro do STF Luiz Fux, é assinado pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.

Segundo o documento, “trata-se de verdadeira ‘caridade com chapéu alheio’, uma liberalidade orçamentária a ser sofrida pelos estados, DF e municípios, todos surpreendidos pela medida unilateral, autoritária, drástica e com graves efeitos imediatos para os combalidos cofres desses entes.”

Segundo os governadores, a escalada do preço dos combustíveis é resultado da política tarifária da Petrobrás, agravada pela crise econômica mundial. “Tudo isso foi feito sem qualquer estudo de impacto fiscal e sem a demonstração de que esse novo instrumento será eficaz, dado que os preços dos combustíveis são atrelados à sorte dos mercados internacionais e resultado de uma política duvidosa da Petrobrás.”

A decisão de André Mendonça
Pela decisão de Mendonça, na última sexta-feira, os Estados terão de cobrar o ICMS do diesel, gasolina, etanol, gás e biodiesel com base na média de preços dos últimos cincos anos. A medida passa a valer no dia primeiro de julho e é uma tentativa do governo de frear a escalada do preço dos combustíveis.

Na avaliação dos secretários de Fazenda, a medida vai representar um baque para as finanças dos Estados ainda pior do que o projeto (PLP 18) aprovado esta semana pelo Congresso que fixa um teto entre 17% e 18% (a depender de cada Estado) para a alíquota do ICMS de combustíveis, energia elétrica, combustíveis e transporte público.

Confaz revoga alíquota única
Em consideração à decisão de André Mendonça, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) revogou o convênio que fixou alíquota única de R$ 1,006 por litro do diesel, como possibilidade de descontos em cada Estado. O ministro do STF determinou que o Confaz edite uma nova regra sobre o tema.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura festeja com agricultores sucesso da colheita de milho na zona rural de João Pessoa

Publicado

em

Setenta e duas famílias da zona rural de João Pessoa começaram a véspera de São João em clima de festa. A prefeitura municipal ofereceu um café da manhã junino, no Sítio Ponta de Gramame, para comemorar o sucesso da quebra de milho na localidade. A colheita é resultado do plantio de 720 kg de sementes doados gratuitamente aos produtores, através do programa Eu Posso Semear, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A atividade aconteceu na manhã desta quinta-feira (23).

A comemoração reuniu famílias residentes em Ponta de Gramame, Gramame, Engenho Velho e Sítio Cuiá, atendidas pelo Eu Posso Semear com as sementes de milho. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, o dia foi especial não apenas para os agricultores.

“Muito além de doar sementes, oferecemos todo o suporte técnico, desde o preparo de terra até o pós-venda. Encerrar o ciclo do milho de forma tão bem-sucedida e ver o impacto disso para tantas famílias é uma grande alegria para todos nós. Nosso objetivo é fomentar o trabalho no campo e mostrar para esses produtores que eles podem se estabelecer tirando o sustento da terra”, disse.

Colheita – As sementes foram doadas aos agricultores em abril passado. Por serem de uma variação precoce, o cultivo delas se deu em cerca de 70 dias. Todo o calendário foi planejado pela equipe do Eu Posso Semear, para garantir que a colheita acontecesse a tempo do São João.

O agricultor Francisco Ferreira da Silva estava ansioso pelo momento da quebra de milho. Devido a pandemia, nos dois últimos anos a procura dos clientes foi muito baixa. “Com a volta do festejo, tudo melhorou. E tivemos toda assistência da Prefeitura, o que nos garantiu um produto de qualidade. Estou muito satisfeito”, contou.

A agricultora Maria das Graças, que trabalha no campo há mais de vinte anos, também comemorou a colheita. “Nos anos passados, tínhamos que comprar a semente. Dessa vez, ganhamos. Isso nos trouxe mais lucro, que vai nos permitir investir em outras plantações, não só milho, mas também de macaxeira”, contou.

Vendas – O milho colhido na manhã desta quinta não demorou muito para chegar aos consumidores finais. Isso porque muitas famílias compareceram ao Sítio Ponta de Gramame para garantir a compra do produto logo após a colheita. O movimento por lá teve início por volta das 5h.

O servente Natanael Lé da Silva mora no Colinas do Sul, e foi ao sítio comprar duas mãos de milho, para serem usadas na festinha junina de sua família. “No campo, é garantia de milho novinho, quebrado na hora, o que torna tudo muito mais gostoso. Vou produzir canjica e pamonha, e também comer assado e cozido”, disse.

Resultado – Ao todo, a colheita das sementes doadas vai render aproximadamente 200 toneladas de milho. Para o diretor de Agricultura Familiar e Pesca da Sedest, Adriano Flávio Vasconcelos, o sucesso veio a coroar o trabalho desenvolvido através do Eu Posso Semear. “Os produtores receberam sementes de altíssima qualidade. Com nosso acompanhamento, eles tiveram assistência ao longo de todo o processo, inclusive, a fim de evitar desperdícios da semente no plantio, e do milho durante a pós-colheita, na comercialização”, destacou.

Após a quebra do milho, toda a parte verde da planta pode ser reaproveitada, seja como adubo ou para ração animal, o que gera novas oportunidades de lucro aos produtores. Até o final do ano, está programada a distribuição de mais sementes. A meta é encerrar 2022 com cerca de 400 toneladas de milho colhidas, no total.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

São João em JP: Matheus Fernandes, Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró animam esta 5ª

Publicado

em

Com sucesso de público, o São João Multicultural de João Pessoa chega a sua terceira noite nesta quinta-feira (23), repleto de atrações no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. O público será embalado pelos shows de Matheus Fernandes, Brasas do Forró, João Lima e Os Filhos do Forró. Os shows começam a partir das 19h.

O grande nome da noite é o cantor Matheus Fernandes. O cearense é dono de um dos hits mais tocados do país na atualidade. A música ‘Balanço da Rede’, que ele canta ao lado de Xand Avião, é a primeira colocada no aplicativo de streaming Deezer e a segunda no Spotify, além de ser uma das canções mais pedidas nas rádios brasileiras.

A banda cearense Brasas do Forró também promete não deixar ninguém parado com o seu tradicional forró das antigas. Além das atrações já citadas, o São João Multicultural de João Pessoa segue dando espaço aos artistas da terra, com shows de João Lima e Os Filhos do Forró.

Para a realização do São João, foi montada uma grande estrutura para receber a população pessoense e os turistas. O palco principal está localizado próximo ao Lyceu Paraibano e perto do espaço ainda foi desenvolvida uma cidade cenográfica, montagens de tendas, parques e também ilhas de forró.

O São João Multicultural é organizado pela Prefeitura de João Pessoa, através sua Fundação Cultural (Funjope), e conta também com o apoio das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Saúde (SMS), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Além do apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Os trios de forró também fazem a alegria de quem estiver no Parque Solon de Lucena. Nesta quinta-feira, véspera de São João, se apresentam os grupos Xoteando e Expressão Nordestina.

Confira programação completa:

São João – Parque Solon de Lucena

Quinta-feira (23)

Matheus Fernandes

Brasas do Forró

João Lima

Os Filhos do Forró

Trios de forró

Xoteando

Expressão Nordestina

Sexta-feira (24)

Nando Cordel

Mara Pavanelly

Israell Muniz

Fabrício Rodrigues

Trios de forró

Xameguinho do Forró

Tamborete de Forró

Confira imagens:

 

Continue Lendo