Nos acompanhe

Paraíba

Típico das festas juninas, aprenda a fazer o tradicional quentão com a Cachaça São Paulo

Publicado

em

As festas juninas já começaram, e o friozinho também começa a tomar conta de várias regiões da Paraíba. Para animar o Forró e aquecer o corpo, o barman Renato Lima, ensina uma receita tradicional e deliciosa: o quentão com Cachaça São Paulo. Não há um consenso sobre a origem — se Minas Gerais ou São Paulo — mas o que não deixa dúvidas é que a bebida tornou-se símbolo das festividades comemorativas de junho em todo o Brasil.

Segundo Renato Lima, o drink é simples e saboroso, ideal para ser degustado com amigos e família. Confira a receita.

Ingredientes:

1 ½ xícara de chá de açúcar
1 ½ xícara de chá de água
50g de gengibre cortado em fatias (¼ de xícara)
3 limões em rodelas
4 doses de cachaça São Paulo Amburana
Cravos da índia
Canela em pau

Modo de preparo:
* Aqueça o açúcar em fogo alto até caramelizar e misture todos os ingredientes, exceto a cachaça.
* Deixe ferver até que o açúcar se dissolva. Depois junte a cachaça São Paulo Amburana com cuidado, misture-a e ferva por mais três minutos em fogo brando
* Pronto, seu quentão já pode ser saboreado
* Se quiser aproveitar mais da sua cachaça São Paulo Amburana, você também pode fazer misturas de cachaça com mel, igualmente típicas desta época do ano

Para acompanhar as novidades, siga o perfil do Instagram da Cachaça São Paulo (@cachacasaopaulo) e do Engenho São Paulo (@engsaopaulo)

Continue Lendo

Paraíba

Supremo nega novo recurso da Cagepa e mantém ANE na concessão de água em Santa Rita

Publicado

em

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e o governo do Estado tiverem nova derrota nesta semana, relacionada com o abastecimento de água e coleta de esgotos em Santa Rita. O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou uma ‘reclamação constitucional’ protocolada para reaver os direitos de operação na cidade. O magistrado, ao analisar o caso, entendeu que a ferramenta jurídica escolhida não era a adequada. A decisão ocorre um mês depois de a mesma Corte ter rejeitado outro recurso, em decisão do presidente da Corte, Luiz Fux.

De acordo com esta matéria originalmente publicada pelo blog do Suetoni, com a decisão, foi garantido ao Consórcio Águas do Nordeste (ANE) a manutenção da concessão dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos no município de Santa Rita. No recurso rejeitado pelo Supremo, a Cagepa pedia a derrubada do decreto que revogou a concessão concedida à Cagepa em 2005, celebrada entre a empresa e o município.

“Cuida-se de reclamação constitucional, com pedido de liminar, ajuizada pelo Estado da Paraíba e pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), contra ato administrativo do Município de Santa Rita e decisões proferidas pelo Juízo de 1º grau de Santa Rita/PB e pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, mediante as quais se teria afrontado a autoridade do Supremo Tribunal Federal e a eficácia do que decidido na ADI nº 1842/RJ”, fazendo referência a decisão anterior da Corte relacionada com a concessão do Rio de Janeiro.

A concessão é uma transferência dos ativos provisória (período contratual) e realizada por meio de uma licitação pública. Neste caso, a ANE, vencedora do processo, seguirá as normas estipuladas no edital, bem como cumprirá as diversas metas previstas, devolvendo o patrimônio ao final do período definido. Todos os investimentos realizados durante o período de concessão pertencem ao Poder Concedente, ou seja, a Prefeitura Municipal de Santa Rita.

A ANE assumiu no dia 12 de maio, de forma bastante conturbada, o abastecimento de água e tratamento de esgoto do município de Santa Rita e zona rural, com exceção do bairro de Várzea Nova, que continua sob responsabilidade da Cagepa por ser abastecido pelo Sistema Marés, de João Pessoa. Desde que assumiu a operação em Santa Rita, a empresa diz estar trabalhando em melhorias na qualidade e distribuição de água para reduzir problemas e reclamações antigas dos moradores.

Continue Lendo

Paraíba

Véspera de São João tem apresentações culturais e shows no Centro de Conde

Publicado

em

As comemorações do São João Mais Aconchegante da Paraíba, promovido pela Prefeitura de Conde, chegam ao centro da cidade nesta quinta-feira (23). A programação da primeira noite de festa tem apresentações culturais e shows musicais no palco principal, montado na Rua Nossa Senhora da Conceição.

Os shows no palco principal começam a partir das 20h, com as apresentações de Alice Thayane, Ranniery Gomes e Banda Kitara. A estrutura montada este ano vai ter um diferencial: um espaço destinado exclusivamente a cadeirantes, que nem sempre conseguem acompanhar os eventos de grande proporção por conta de um espaço estruturado.

Depois de dois anos sem promover grandes eventos por conta da pandemia de Covid-19, a gestão da Prefeita Karla Pimentel está realizando os festejos juninos de forma descentralizada, proporcionando que todas as regiões possam celebrar as festas.

Pensando na segurança e tranquilidade da festa, a Guarda Municipal vai estar atuando em parceria com a Polícia Militar e os Bombeiros Civis. As equipes da Saúde também estarão de plantão no Pronto atendimento e na área da festa com o SAMU. As equipes da Coordenadoria de Mobilidade e Trânsito também estarão na região orientando os motoristas para evitar congestionamentos que comprometam a mobilidade dentro do município.

Programação:
Apresentações Culturais
20h – Alice Thayane
22h – Ranniery Gomes
00h – Banda Kitara

Continue Lendo

Paraíba

PMCG divulga operação de transporte coletivo para véspera e dia de São João

Publicado

em

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos – STTP divulgou, na tarde desta quarta-feira, 22, a operação de transporte coletivo para véspera e dia de São João.

Nesta quinta-feira, 23, véspera de São João, a operação de transporte coletivo ocorrera normalmente, a partir das 05hs sendo disponibilizada a frota que é ofertada durante a semana, mas podendo haver alteração do quadro de horários dependendo da demanda de passageiros, a partir das 14hs.

Para a sexta-feira, dia de São João, conforme Ordens de Serviços emitidas aos Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, os ônibus estarão circulando com 17 linhas, das 05:00 às 18:00, e permanência de 8 linhas, das 18:00 às 23:000, exceto a Linha interárea 245 que inicia sua operação às 12:30 e faz seu último circular, saindo do Shopping Partage, às 22:30.

Estarão em operação na sexta-feira, 24, as linhas: 020 – 022 – 004 – 044 – 555 – 660
090A – 092 – 110 – 111 – 245 – 263 – 303 – 444 – 922 – 903B – São José da Mata – 910 – Jenipapo – 955 – Galante.

Já as linhas 004, 020, 022, 090A, 092, 263, 303 e 555 circularão 21:30 e 23:00, saindo do Terminal de Integração do Centro e após esses horários, a operação de ônibus será assumida pelos ônibus do Virote Junino, após meia-noite.

Todos os horários do transporte público podem ser acompanhados em tempo real no aplicativo MobiCG. Para mais informações sobre os horários do transporte coletivo, a STTP também disponibilizará o telefone (83) 3341-1517, com a opção de mensagens de textos através do WhatsApp, nesse mesmo número.

Continue Lendo