Nos acompanhe

Negócios

Diretor-geral do BA’RA Hotel recebe reconhecimento inédito e internacional

Publicado

em
Com mais de 25 anos de atuação no setor da hotelaria, o baiano radicado na Paraíba, Gefferson Alves, celebra um feito inédito e internacional. Hoje, o diretor-geral do BA’RA Hotel, em João Pessoa (PB), e ex- asset manager do hotel Aquaria Natal, em Natal (RN), conquistou o reconhecimento da ReviewPro, que representa mais de 160 mil hotéis em 150 países e realiza a gestão de  costumer experience (CX) e employee experience (EX) em todas as redes sociais e no Trip Advisor,  o maior site de avaliações do planeta. O reconhecimento foi o case de Gefferson junto ao Aquaria, como exemplos de hospitalidade e retenção de talentos.
Entusiasta da hospitalidade, Gefferson implementou uma série de procedimentos internos no Aquaria a fim de melhorar tanto a experiência da sua equipe e hóspedes. O Aquaria Natal foi escolhido para ser publicado globalmente nas ferramentas do sistema e na Shiji Group, sua detentora.
Já bastante conhecido e reconhecido no mercado hoteleiro de luxo global, Gefferson tem na bagagem profunda trajetória de estudos em renomadas instituições como a PUC São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral, Ecole hôtelière de Lausanne, Cornell University, Harvard Bussines School, entre outras. O executivo fez carreira na hotelaria no Brasil, Europa, Estados Unidos e Emirados Árabes, em empresas referências globais no segmento incluindo a Accor, na marca Sofitel, Grupo Pestana, Meliá Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts. O BA’RA Hotel é sua nona implantação hoteleira.
Na entrevista que segue, ele comenta sobre as ações implementadas no Aquaria Natal e a escolha do estudo de caso do hotel para publicação global. Além disso, traz a importância de se priorizar o cuidado com a sua equipe, e também faz uma visão geral da rede hoteleira sob os conceitos de Costumer Experience e Employee Experience. Confira:
Qual foi o reconhecimento recebido pela sua gestão no Aquaria Natal?
Existe uma plataforma de Costumer Experience que é a ReviewPro. Hoje ela representa mais de 160 mil hotéis em 150 países e faz a gestão de CX em todas as redes sociais e no Trip Advisor – o maior site de avaliações do planeta. Eu fui Asset Manager do Aquaria Natal. Fui contratado em setembro de 2019 e, quando cheguei, não existia nada de gestão. Nós implantamos uma série de procedimentos internos, e uma das primeiras coisas que fiz foi instalar esse software ReviewPro para realizar as aferições de avaliações dos hóspedes. Com a pandemia, a ReviewPro queria entender o que os hotéis estavam fazendo para reter os funcionários, pela indústria da hospitalidade ter sido dizimada no período. Ela convidou seus hotéis para apresentar um estudo de caso do que foi feito, e escolheram cinco deles no universo de 60 mil, incluindo o nosso.  Inclusive, isso já tem me rendido convites para falar sobre CX e EX em empresas grandes, nos mais diversos setores.
Quais ações foram implantadas no Aquaria Natal durante a pandemia que chamaram a atenção do mercado?
Durante a pandemia, foram feitas diversas ações, principalmente de EX (Employee Experience). Mesmo com a empresa fechada e sem receita, a gente fez a implementação de alguns programas de auxílio para a equipe: auxílio alimentação, treinamentos, reformamos o hotel, concedemos suporte psicológico e hospitalar para quem precisasse… Fizemos uma série de ações para elevar a autoestima das nossas pessoas e mostrar para elas que, mesmo em um momento tão difícil, a gente estava ao lado e dando ainda mais suporte do que quando o hotel estava funcionando normalmente. Em paralelo a isso, quando o hotel reabriu, fizemos ações direcionadas para os hóspedes. Um exemplo foi a responsabilidade atribuída a cada colaborador de conversar com pelo menos dois hóspedes. O objetivo era dar encorajamento para as equipes, trazendo autoestima, e fazendo elas entenderem que estão no mesmo nível de quem chega ao hotel. Nós fomos além da equipe e expandimos as ações para a vila de Ponta Negra, que é um local humilde e precisa de muito olhar. Nossa presença saiu do hotel, que antes não existia, para além dele: a comunidade em nosso entorno. Isso gerou um impacto extremamente positivo em geral, mas o principal reflexo disso foi no hóspede.
Quais foram os resultados mais concretos dessas ações?
O hotel que ocupava a 59a posição no TripAdvisor em Natal, foi para o primeiro lugar em experiência. Além disso, subimos a diária média em quase 55%, quando reabrimos em meados de 2020. O índice de pertencimento da equipe à empresa ultrapassou os 95%, e o índice de rotatividade praticamente zerou.
Na sua avaliação, houve mudança na mentalidade da rede hoteleira é uma tendência ou é algo muito pontual?
Infelizmente, ainda é muito pontual. No cenário de hotéis do Brasil hoje, tem um percentual gigante de hotéis independentes, que são geridos por donos de hotéis e não hoteleiros: essa é a grande diferença. Em sua grande maioria, são investidores de sucesso, que possuem muitos outros negócios, e que acham que a hotelaria é uma indústria “de brincar”. A hotelaria é uma indústria extremamente profissional, extremamente rentável. É por isso que é importante que qualquer negócio que você se dispõe a fazer, entregue para quem sabe fazer. Não adianta ter só o dinheiro, porque a grande maioria tem esse dinheiro, mas não sabe fazer esse dinheiro rentabilizar, não entregam para quem sabe fazer. A visão ainda é muito focada no retorno do investimento, tentando encurtar ao máximo esse payback. Quem quer investir na indústria da hotelaria de luxo por exemplo, e que quer o payback curto, tem que mudar de área, porque payback curto na hotelaria de luxo é praticamente impossível.
Qual sua avaliação no CX e o EX nos hotéis que já trabalhou? Tem notado alguma inovação em relação a essas duas áreas?
Quando a gente fala de CX, este é um tema trabalhado na indústria há muito tempo. Eu fiz 25 anos de hotelaria agora e, desde que eu comecei, a gente fala de excepcionalidade em serviços. Então, CX sempre existiu. Hoje é um tema que está muito na moda, mas não vejo muita novidade. Quando a gente fala no mercado em geral, quando o assunto é cuidado com o cliente, a indústria da hospitalidade desde sempre entregou experiência excepcional e personalizada para as pessoas. As demais indústrias não olhavam para o cliente com o cuidado e responsabilidade que é entender o seu cliente. A personalização para outras indústrias nunca foi tão importante ou tão evidenciada como agora. Por outro lado, quando se fala de EX, são muito poucas as empresas que valorizam de fato as equipes, as pessoas. Existe muito o sair na foto e nas redes sociais, que é fazer uma pequena ação pontual para aparecer para o mercado. Na verdade, as ações precisam nascer de dentro para fora e estar na cultura da empresa, para que a equipe entenda que aquilo é a empresa e não uma ação pontual. Na minha opinião, o que deve ser feito é cuidar da nossa equipe como nós cuidamos do cliente, pois a equipe vem em primeiro lugar e o cliente em segundo lugar nesse aspecto. O cliente recebe o reflexo do que a gente entrega pra nossa equipe. Não adianta você tratar o cliente se você não trata a sua equipe. Ela só vai entregar o que ela recebe. Então se ela não recebe acompanhamento, reconhecimento e feedbacks verdadeiros, ela não vai repassar isso. Nós temos uma responsabilidade muito grande na transformação cultural, no aspecto do reconhecimento das pessoas que fazem parte do time.
O cliente está mais refinado e sensível para observar essas questões?
Existem dois momentos em que o cliente se manifesta: ou ele está extremamente feliz ou está muito furioso. E normalmente, a gente vê quando ele está furioso. Quando fazemos um trabalho muito forte com a equipe, é óbvio que o cliente percebe que o atendimento é genuíno, e que o funcionário está muito feliz ali. E esse é um papel muito importante do gestor.
Como deve ser o cuidado e o tratamento de o gestor ao seu colaborador?
Tem um paradigma que a gente aprendeu desde criança, que é achar que as pessoas precisam deixar os problemas dela da porta para fora da empresa, porque para dentro elas são robôs. Eu nunca acreditei nisso e já discuti amplamente nos oito MBAs que já fiz. Quando o colaborador tem algum problema, inevitavelmente afeta a vida dele. Então se eu tenho uma pessoa que faz atendimento direto ao cliente, e ela está com um problema sério, ela não pode ocupar essa função no momento porque não vai entregar o seu melhor. Precisamos ter o cuidado e sensibilidade de acolher essa pessoa, e entender se é o momento para ela atuar no papel dela ou não. Quando a gente perceber que as pessoas são pessoas, a gente vai conseguir extrair o melhor delas. As pessoas se apaixonam muito pelo líder que elas têm. É por isso que a literatura diz massivamente que as pessoas pedem demissão do gestor e não da empresa que atuam. Isso são relações humanas, e elas estão cada vez mais rasas, e não só nas relações trabalhador-empresa, é de uma forma geral. É fundamental que o nosso olhar humano seja revisto, e é óbvio que o cliente recebe bem a experiência de um colaborador que está muito feliz, que ama o que faz e a empresa que trabalha. As pessoas vão querer aquele ambiente porque querem estar ali, de forma natural.

Continue Lendo

Negócios

Última semana do Paraíba Restaurant Week destaca restaurantes premiados em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Paraíba Restaurant Week 2024 se aproxima do seu encerramento, e os apreciadores da gastronomia ainda têm a oportunidade de saborear os menus exclusivos dos premiados restaurantes Loca Como Tu Madre e John’s Grill, em João Pessoa. Com propostas distintas, os restaurantes trazem menus no almoço e jantar em três tempos, com entrada, prato principal e sobremesa.

Celebrado por sua autenticidade nos sabores e ambiente acolhedor, o Loca Como Tu Madre, nesta última semana, oferece entradas como a mini salada ou rolinho primavera, pratos especiais como o poke de salmão com manga e alligot com contrafilé, a baba de moça ou brownie com caramelo salgado no almoço. Para o jantar, o gastrobar preparou opções como bolinho acostelado e bruschetta caprese na entrada; rigatoni com ragu de costela e molho pesto ou camarão cítrico salteado com gratinado de legumes e panacota com geléia de frutas amarelas ou tiramisú com praliné de castanhas na sobremesa. Para a empresária e proprietária do restaurante, Giovanna Maia, o festival deu um ótimo resultado para o negócio e para a cidade. “Cria-se uma dinâmica entre os clientes e a diversidade dos restaurante. Resultados positivos, muitos feedbacks, e prontos para os próximos”, destaca.

Especializado em cortes nobres de carnes, o restaurante mais bem avaliado da Paraíba pelo TripAdvisor e recomendado pelo Restaurant Guru, o John’s Grill apresenta um cardápio variado nos menus week. Os clientes podem saborear desde a mini salada Caesar e Garlic Bread de entrada; pratos como baby beef ao molho barbecue, picanha suína, tilápia grelhada ou linguiça vegana, acompanhados de sobremesas clássicas como pudim de leite e o exclusivo James Brownie no almoço. No jantar, a bruschetta caprese ao brie soma-se às opções do almoço para entrada. Para o prato principal o cliente pode escolher baby beef ao molho jus, tilápia à Belle Meunière, chicken e o veggie burger. Para encerrar, tem as tradicionais sobremesas da casa brownie e pudim.

Sílvio Brasileiro, sócio do restaurante, destaca que o festival foi um sucesso com grande aceitação do menu do Johns. “O resultado foi expressivo para nós, em um período geralmente de baixa, o movimento foi satisfatório e também nesta última semana”, ressalta.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Empresária e influenciadora Nathalia Arcuri fará palestra principal no “Conexões Reais” em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri, será a principal palestrante do evento “Conexões Reais”, que será realizado no próximo dia 27, no Teatro do SESC Centro, localizado na rua Des. Souto Maior, 281, em João Pessoa. A programação do evento foi revelada, na semana passada, durante lançamento que ocorreu no restaurante “Loca como Tu Madre”, com a presença de jornalistas, influenciadores e outros convidados.

O evento contará com a “Feira da Mulher Empreendedora”; quatro rodas de conversa com temas diversificados: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as idades”; “Inovação Sustentável”; além de apresentações culturais e palestras, como a da empreendedora e empresária Roberta Penteado e a de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”.

Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

“Será um evento que irá proporcionar networking, acolhimento e representatividade para empreendedores e empresários, abordando temas como: desafios financeiros na vida pessoal e no mundo corporativo, a relação entre empreendedorismo, saúde e tecnologia, sustentabilidade, etarismo, empatia, valorização do ser humano enquanto gestor ou empreendedor, e muito mais”, explicou Fany Miranda, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB), entidade organizadora do evento.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Durante o pré-evento, os organizadores estão estimulando doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla.

Continue Lendo

Negócios

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” encanta pela proposta lúdica e emocionante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A exposição imersiva “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, realizada pelo Luzzco abriu em grande estilo, já levando um grande público nos primeiros dias de estreia.
Os visitantes podem conferir detalhes e curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
O espetáculo é uma experiência imersiva, com cerca de 45 minutos de projeção. O amor é o fio condutor da experiência e começa com a influência do pai de Ariano, João Suassuna, que foi presidente da Paraíba. “‘O Cavaleiro sem Mancha e sem Medo’, como ele se referia ao pai, tem uma influência fundamental em tudo o que Ariano fez e é. Meu avô perdeu o pai com três anos e dizia que sua literatura era uma compensação ‘precária’ de resgatar a memória”, destacou João Suassuna, neto de Ariano e co-realizador da exposição.
Nas salas do Luzzco, uma cronologia interativa e um QR Code para saber mais. “ Aliás, ‘QR Code’ é uma palavra que meu avô reprovaria”, brinca João.
Infância e sonhos – A seguir, “O Circo da Onça Malhada” revela o espírito aventureiro de Suassuna. “Um dos primeiros contatos do meu avô com a arte foi por meio de um circo, em Taperoá. Ele se encantou com o universo circense e, principalmente, com a figura do palhaço. E nutriu o sonho na infância de ‘fugir’ com o circo. Ariano costumava dizer que quando estava se levando muito a sério, o palhaço dentro dele dava uma cambalhota e vinha o riso. Meu avô dizia que a onça é o animal mais bonito e que simbolizava o povo brasileiro, com nossa pluralidade”, conta.
Ariano como pessoa – Manuscritos, peças de roupa e até o estandarte do bloco da família “Em Redor do Buraco Tudo É Beira”, compõem o terceiro ato da exposição. Peças que pertenceram ao escritor, como sua cadeira e o traje em homenagem ao clube do coração Sport Club Recife.
Compadecida – A obra mais conhecida de Ariano, traduzida para dezenas de línguas, ganha um ambiente especial antevendo a parte imersiva da exposição. “A peça foi escrita quando meu avô tinha 28 anos, é uma obra cômica, mas com profundas reflexões sociais. Quem ler ou assistir uma adaptação do Auto da Compadecida compreende porque o ser humano é um sonho independente do tempo, independente do espaço e é muito importante a gente, como brasileiro, valorizar os nossos grandes. Sem dúvida alguma, Ariano é um dos grandes da nossa história”, ressalta.
A exposição é uma experiência única que combina tecnologia, cenografia e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional de Ariano Suassuna. Está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Serviço:
Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso
Quando: de quarta a domingo, das 14h às 21h
Ingressos: https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria
⚠️ A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

Continue Lendo