Nos acompanhe

Negócios

O Boticário divulga pesquisa sobre impacto da paternidade na educação de crianças brasileiras

Publicado

em

Estudo quantitativo ouviu mil pais de todas as regiões do Brasil e traz, com exclusividade, uma perspectiva sobre o impacto da paternidade na educação de crianças, revelando o papel e a visão desses pais diante das transformações de padrões e comportamentos contemporâneos. Intitulada Retrato da Paternidade no Brasil, a pesquisa inédita encomendada pelo Boticário é ponto de partida da campanha de Dia dos Pais da marca e foi conduzida pela Grimpa, Consultoria de Pesquisa de Mercado e Consumer Insights. Os dados revelam que pais brasileiros entrevistados afirmam ter reduzido a fala rotineira de frases consideradas machistas após a chegada dos filhos – a expressão “seja homem” teve uma redução de 50%, enquanto “menino não chora” registrou queda de 36% – indicando uma mudança no comportamento após a paternidade. A revisão de atitudes também pode ser percebida em outro dado: 56% dos entrevistados afirmam que consideram muito importante ser um exemplo positivo para os filhos.

Os dados conclusivos têm como fio condutor um tema atual e de interesse social, a partir de uma análise comportamental de pais brasileiros no que diz respeito à participação nas atividades diárias e educação; forma como se relaciona com seus filhos; ensinamento e transmissão de princípios; reprodução de expressões associadas a gênero; assédio e mudança de comportamento a partir da paternidade. Entre os entrevistados, um número expressivo já demonstra maior preocupação e responsabilidade em abrir diálogo sobre o tema: 69% relatam que explicam aos filhos que as diferenças sociais entre homens e mulheres existem e que temos que ser cuidadosos para minimizá-las.

Além de traçar os perfis dos pais brasileiros, a pesquisa mapeou desafios e caminhos para a consolidação de uma nova paternidade – mais participativa e afetiva, que de acordo com os dados obtidos, aponta para a construção de um legado por meio do exemplo, da educação e relação de afeto e amor entre pai e filho. Entre os indicadores levantados pela Grimpa, está a menção do pai como figura masculina mais importante e, para 62% destes, a escolha é motivada pela transmissão de ensinamentos essenciais para a vida. Além disso, para mais da metade dos pais ouvidos, 57%, a educação recebida deve ser passada da mesma forma aos filhos, uma vez que não se transforma com o passar do tempo.

Quando o tema é conexão e afeto, 62% dos pais entrevistados alegam que, sempre que possível, têm o hábito de beijar, abraçar e fazer carinho nos filhos; 59% diz conversar sobre escolhas e consequências de ações; e 57% declara que tem como hábito dizer frases amorosas e encorajadoras. Os dados indicam maior participação e envolvimento emocional acerca do paternar, mas um quarto dos pais, 25%, ainda têm dificuldade de falar sobre a educação dos filhos com outras pessoas, seja porque não sente necessidade (68%), seja por não se sentirem à vontade (32%).

Diante das transformações sociais que o mundo vem passando, Marisa Camargo, Diretora de Pesquisa da Grimpa, afirma que é indispensável refletirmos sobre essa tendência à manutenção de ideias e comportamentos, transmitidos por gerações. “No mundo onde os desafios acerca da educação são muitos, é necessário trazer o pai para o centro dessa discussão. O estudo mostra uma preocupação genuína dos novos pais em deixar um legado positivo e consciência que a própria paternidade tem o poder transformador”comenta.

Alguns dados apontam para desafios futuros partindo do retrato mais atual da paternidade e educação no Brasil. Enquanto 56% dos entrevistados declararam acreditar ser um ótimo pai para os filhos, apenas 27% afirmam que quer que seus filhos sejam felizes, mesmo que fuja daquilo que idealizou. Ao mesmo tempo, os resultados apontam a ressignificação de alguns estereótipos acerca do papel do pai: apenas 9% dos entrevistados se declaram “pai provedor”, ou seja, que tem como principal responsabilidade garantir o sustento dos filhos; metade, 50%, consideram-se “pai participativo”, que acompanha as etapas do desenvolvimento do filho e está sempre disponível. O dado também é expressivo quando os respondentes são perguntados sobre corresponsabilidade: 90% acredita que os cuidados diários e a educação devem ser igualmente divididos entre os responsáveis.

“Quando mapeamos as oportunidades de conversa com os pais entendemos que existem novos dilemas sobre a paternidade, sobre como criar os filhos de uma forma mais afetiva e, dessa forma, promover transformações importantes nos indivíduos e na sociedade. A partir disso, buscamos o aprofundamento nesta pesquisa, que traz um retrato da realidade da paternidade no Brasil e que foi encomendada justamente para identificarmos os principais desafios – trazidos por pais, com a credibilidade de um instituto de pesquisa parceiro. A pesquisa é uma entrega da marca para a sociedade e permite reflexão para temas atuais que, consequentemente, são de interesse público”, comenta Marcela de Masi Nogueira, Diretora de Comunicação e Branding do Boticário.

Para a executiva, a marca tem o intuito de valorizar e celebrar a paternidade participativa e estimular, também, que os pais assumam um papel cada vez mais ativo e afetivo na educação de seus filhos. Além de tema central da campanha, paternidade e educação são um compromisso interno trabalhado de forma estruturada. “Em 2021 nos tornamos uma das primeiras empresas do Brasil a oferecer a Licença Parental Universal, independentemente de gênero ou configuração familiar: são 180 dias para mães ou pessoas que gestam e 120 obrigatórios para pais não gestantes. A iniciativa fortalece os nossos compromissos pela diversidade, inclusão e equidade de gênero. E, claro, representa um passo importante para uma sociedade mais igualitária”, finaliza Marcela.

Sobre a pesquisa

A pesquisa reuniu respostas de mil homens com acesso à internet, das classes A, B e C, de todas as regiões do Brasil, com filhos de 5 a 15 anos. “Participaram pais de 25 a 55 anos, cuja visão revelou a emergência de uma paternidade com novos valores e atitudes. Pais das gerações Millenial e X identificam-se com uma paternidade participativa com mais expressão de afeto e diálogo, bem como a consciência do seu papel”, afirma Marisa Camargo, Diretora de Pesquisa da Grimpa.

O estudo servirá como embasamento social para o tema macro da campanha de Dia dos Pais do Boticário, que posiciona a educação como o maior legado que um pai pode deixar na vida de um filho.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.

Continue Lendo

Negócios

Última semana do Paraíba Restaurant Week destaca restaurantes premiados em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Paraíba Restaurant Week 2024 se aproxima do seu encerramento, e os apreciadores da gastronomia ainda têm a oportunidade de saborear os menus exclusivos dos premiados restaurantes Loca Como Tu Madre e John’s Grill, em João Pessoa. Com propostas distintas, os restaurantes trazem menus no almoço e jantar em três tempos, com entrada, prato principal e sobremesa.

Celebrado por sua autenticidade nos sabores e ambiente acolhedor, o Loca Como Tu Madre, nesta última semana, oferece entradas como a mini salada ou rolinho primavera, pratos especiais como o poke de salmão com manga e alligot com contrafilé, a baba de moça ou brownie com caramelo salgado no almoço. Para o jantar, o gastrobar preparou opções como bolinho acostelado e bruschetta caprese na entrada; rigatoni com ragu de costela e molho pesto ou camarão cítrico salteado com gratinado de legumes e panacota com geléia de frutas amarelas ou tiramisú com praliné de castanhas na sobremesa. Para a empresária e proprietária do restaurante, Giovanna Maia, o festival deu um ótimo resultado para o negócio e para a cidade. “Cria-se uma dinâmica entre os clientes e a diversidade dos restaurante. Resultados positivos, muitos feedbacks, e prontos para os próximos”, destaca.

Especializado em cortes nobres de carnes, o restaurante mais bem avaliado da Paraíba pelo TripAdvisor e recomendado pelo Restaurant Guru, o John’s Grill apresenta um cardápio variado nos menus week. Os clientes podem saborear desde a mini salada Caesar e Garlic Bread de entrada; pratos como baby beef ao molho barbecue, picanha suína, tilápia grelhada ou linguiça vegana, acompanhados de sobremesas clássicas como pudim de leite e o exclusivo James Brownie no almoço. No jantar, a bruschetta caprese ao brie soma-se às opções do almoço para entrada. Para o prato principal o cliente pode escolher baby beef ao molho jus, tilápia à Belle Meunière, chicken e o veggie burger. Para encerrar, tem as tradicionais sobremesas da casa brownie e pudim.

Sílvio Brasileiro, sócio do restaurante, destaca que o festival foi um sucesso com grande aceitação do menu do Johns. “O resultado foi expressivo para nós, em um período geralmente de baixa, o movimento foi satisfatório e também nesta última semana”, ressalta.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Empresária e influenciadora Nathalia Arcuri fará palestra principal no “Conexões Reais” em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A empresária e influenciadora de educação financeira, Nathalia Arcuri, será a principal palestrante do evento “Conexões Reais”, que será realizado no próximo dia 27, no Teatro do SESC Centro, localizado na rua Des. Souto Maior, 281, em João Pessoa. A programação do evento foi revelada, na semana passada, durante lançamento que ocorreu no restaurante “Loca como Tu Madre”, com a presença de jornalistas, influenciadores e outros convidados.

O evento contará com a “Feira da Mulher Empreendedora”; quatro rodas de conversa com temas diversificados: “Mulheres Empreendedoras: Mesa Redonda sobre Saúde Integral e Empoderamento”; “Empreender nas Cidades”; “Empreendedorismo em todas as idades”; “Inovação Sustentável”; além de apresentações culturais e palestras, como a da empreendedora e empresária Roberta Penteado e a de Nathalia Arcuri, que falará sobre como “Prosperar com Sabedoria”.

Nathalia é a fundadora da Me Poupe!, empresa de impacto social de alcance massivo cujo objetivo é colocar o poder do dinheiro nas mãos de todas as pessoas. Atual celebridade mais influente do Brasil (IPSOS 2023 celebrities report), a empresária é formada em jornalismo e especializada em planejamento financeiro e economia comportamental. Ela ainda lidera o maior canal de finanças pessoais do mundo no YouTube, o Me Poupe!.

“Será um evento que irá proporcionar networking, acolhimento e representatividade para empreendedores e empresários, abordando temas como: desafios financeiros na vida pessoal e no mundo corporativo, a relação entre empreendedorismo, saúde e tecnologia, sustentabilidade, etarismo, empatia, valorização do ser humano enquanto gestor ou empreendedor, e muito mais”, explicou Fany Miranda, presidente da Associação de Mulheres Empreendedoras da Paraíba (AME-PB), entidade organizadora do evento.

O “Conexões Reais” também tem um caráter social. Durante o pré-evento, os organizadores estão estimulando doações de alimentos e de absorventes íntimos que serão entregues ao projeto ‘Jampa Invisível’, destinado a auxiliar pessoas em situação de rua, na capital paraibana. Os ingressos do “Conexões Reais” estão sendo vendidos pelo Sympla.

Continue Lendo

Negócios

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” encanta pela proposta lúdica e emocionante

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
A exposição imersiva “Auto de Ariano, o Realista Esperançoso”, realizada pelo Luzzco abriu em grande estilo, já levando um grande público nos primeiros dias de estreia.
Os visitantes podem conferir detalhes e curiosidades da vida e da obra de um dos maiores pensadores do Brasil, Ariano Suassuna.
O espetáculo é uma experiência imersiva, com cerca de 45 minutos de projeção. O amor é o fio condutor da experiência e começa com a influência do pai de Ariano, João Suassuna, que foi presidente da Paraíba. “‘O Cavaleiro sem Mancha e sem Medo’, como ele se referia ao pai, tem uma influência fundamental em tudo o que Ariano fez e é. Meu avô perdeu o pai com três anos e dizia que sua literatura era uma compensação ‘precária’ de resgatar a memória”, destacou João Suassuna, neto de Ariano e co-realizador da exposição.
Nas salas do Luzzco, uma cronologia interativa e um QR Code para saber mais. “ Aliás, ‘QR Code’ é uma palavra que meu avô reprovaria”, brinca João.
Infância e sonhos – A seguir, “O Circo da Onça Malhada” revela o espírito aventureiro de Suassuna. “Um dos primeiros contatos do meu avô com a arte foi por meio de um circo, em Taperoá. Ele se encantou com o universo circense e, principalmente, com a figura do palhaço. E nutriu o sonho na infância de ‘fugir’ com o circo. Ariano costumava dizer que quando estava se levando muito a sério, o palhaço dentro dele dava uma cambalhota e vinha o riso. Meu avô dizia que a onça é o animal mais bonito e que simbolizava o povo brasileiro, com nossa pluralidade”, conta.
Ariano como pessoa – Manuscritos, peças de roupa e até o estandarte do bloco da família “Em Redor do Buraco Tudo É Beira”, compõem o terceiro ato da exposição. Peças que pertenceram ao escritor, como sua cadeira e o traje em homenagem ao clube do coração Sport Club Recife.
Compadecida – A obra mais conhecida de Ariano, traduzida para dezenas de línguas, ganha um ambiente especial antevendo a parte imersiva da exposição. “A peça foi escrita quando meu avô tinha 28 anos, é uma obra cômica, mas com profundas reflexões sociais. Quem ler ou assistir uma adaptação do Auto da Compadecida compreende porque o ser humano é um sonho independente do tempo, independente do espaço e é muito importante a gente, como brasileiro, valorizar os nossos grandes. Sem dúvida alguma, Ariano é um dos grandes da nossa história”, ressalta.
A exposição é uma experiência única que combina tecnologia, cenografia e elementos físicos para transportar os visitantes para o universo criativo e emocional de Ariano Suassuna. Está aberta ao público de quarta a domingo, das 14h às 21h, com duração de cada sessão de cerca de uma hora e meia. Serão seis por dia. Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia) no site https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria física.
Serviço:
Espetáculo O Auto de Ariano, o Realista Esperançoso
Quando: de quarta a domingo, das 14h às 21h
Ingressos: https://outgo.com.br/luzzco ou na bilheteria
⚠️ A exposição é recomendada para maiores de 10 anos.

Continue Lendo