Nos acompanhe

Negócios

Educação infantil: O que e como crianças de 0 a 11 anos aprendem?

Publicado

em
A infância é um período rico em descobertas, e nada melhor do que incentivar a curiosidade, a criatividade, e as habilidades da criança, pois também é neste período em que se aprende ensinamentos fundamentais para a vida. Neste cenário, a escola atua como peça-chave na construção de cidadãos com conhecimentos necessários para a realização de estímulos adequados para cada idade. No Colégio Primeiro Mundo, as crianças são estimuladas, por meio da proposta pedagógica  sociointeracionista a desenvolverem a parte cognitiva e afetiva.
Para Aldimar Wanderley, diretora e fundadora do Colégio, entender que há um momento certo para ensinar cada atividade é importante para que o processo de aprendizado não seja traumático nem frustrante para pais e filhos. “Muitas vezes, os responsáveis querem adiantar alguns ensinamentos e isso cria uma pressão muito grande nas crianças. Para que os pequenos evoluam, é preciso respeitar o marco do desenvolvimento de cada idade. É importante os pais tomarem conhecimento do que esperar de cada criança. Pensando nisso, a educadora elaborou uma lista de atividades e ensinamentos recomendados para cada faixa etária. É importante ressaltar que é necessário avaliar o aprendizado da criança, acompanhar o desenvolvimento da mesma e a partir daí aumentar a complexidade dos estímulos. Confira:
Período sensório-motor – Neste momento, entre zero e dois anos, as crianças estão conhecendo a si mesmas e ao mundo, elas não têm conceitos formados ou conhecimento de certo e errado. Nos primeiros meses seus estímulos são realizados pelos país e com cerca de 1 ano elas começam a se desenvolver de maneira mais pensada, neste momento é importante estimular o conhecimento de novas sensações, texturas, sons, cores, formas… Algumas atividades que podem ser realizadas são: leitura, brincadeiras com os sentidos – sons e músicas, provar alimentos novos, experimentar diferentes texturas e temperaturas -, mostrar objetos e apresentar nomes, conversas e incentivar que comam sozinhos.
Período pré-operatório – A partir dos dois anos, os pequenos já sabendo falar e andar, possuem mais controle sobre o corpo e maior independência. Neste momento, que vai até os 7 anos, já é possível ensinar atividades mais complexas, pois elas já possuem preferência por objetos, sons, pessoas e brincadeiras. O desenvolvimento da linguagem acontece neste momento em que a criança já fala frases completas e também passa a ter curiosidade maior sobre o mundo. Neste período é importante ensinar valores e costumes, letras, números, leitura e escrita, adição e subtração. Atividades como encaixar formas geométricas, diferenciar cores, unir pares, ler livros maiores, brincar de vivo ou morto, construir seu próprio brinquedo ou plantar uma árvore, ensinar conceitos de organização e limpeza podem ser ideais.
Período das operações completas – Entre os 7 e 11 anos, os pequenos já possuem conhecimento e entendimento sobre muitas coisas e passam a ter contato com diversos assuntos didáticos. Nas escolas, começam a aprender disciplinas como história, ciências e geografia. Este é também um bom momento para firmar conceitos como tolerância, empatia, paciência, obediência e compostura. Algumas sugestões de atividades são: leitura realizada pela criança com apoio dos pais, incentivar a escrita de histórias, jogos matemáticos e de raciocínio lógico – como o xadrez -, organização do quarto e ajuda em atividades domésticas.
Para saber mais sobre o Colégio Primeiro Mundo é só acessar o site https://colegio1mundo.com.br/ e o telefone é (83) 3031-4008 ou (83) 98771-4848. O Instagram é @colegio1mundo .

Continue Lendo

Negócios

Diogo Nogueira fará show em João Pessoa no Teatro Pedra do Reino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cantor e compositor Diogo Nogueira fará um show em João Pessoa no dia 12 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. O artista traz o samba da Bahia junto com releituras de hits de sua carreira como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia” e “Clareou”.

Além dos clássicos, Diogo Nogueira também apresenta canções de seu mais recente álbum, intitulado de “Sagrado”, que resgata as raízes do samba do cantor.

Diogo também traz de volta a dança, um fator presente em seus shows. Para a Tour 2024, a dança será celebrada com as coreografias do ballet da companhia de dança Leandro Azevedo – ator, dançarino, coreógrafo e professor.

Ingressos;

Os ingressos para o show de Diogo Nogueira custam de R$ 90 a R$ 320, podendo ser comprados na loja Mioche do Mag Shopping ou pelo site Bilheteria Digital.

Continue Lendo

Negócios

Construtora Alliance anuncia apoio a Pedalada Ambiental

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No próximo domingo, 28 de abril, acontece em João Pessoa a 5a Pedalada Ambiental, uma iniciativa da Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais, com objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, além de promover a conscientização sobre a importância das ciclovias e a preservação do meio ambiente. E a Construtora Alliance participa do evento, por meio de apoio e ativações da marca.

O evento terá início às 7 horas da manhã,, com partida do Busto de Tamandaré até o Mirante Cabo Branco. Durante a pedalada, a Alliance fará a distribuição de brindes e água para os participantes.

A 5a Pedalada Ambiental é uma oportunidade das pessoas interessadas em adotar o ciclismo como uma forma sustentável de locomoção. Com inscrições abertas até o dia 28, mediante a doação de 2 quilos de alimentos não perecíveis, o evento ocorre em consonância com o Abril Verde, mês dedicado à conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Este evento destaca a importância da bicicleta para o meio ambiente, promover a prevenção de acidentes no trânsito, incentivar o transporte sustentável e a construção de ciclovias, além de valorizar a saúde e o bem-estar da comunidade. A Construtora Alliance acredita nesses princípios e se compromete a apoiar iniciativas que contribuam para um futuro mais saudável e sustentável para todos.

Além disso, a Alliance incentiva ativamente a participação de seus colaboradores neste evento, acreditando que isso não apenas promoverá uma mudança positiva nos hábitos de vida, mas também fortalecerá o senso de comunidade e responsabilidade social entre seus membros.

Para mais informações sobre a Pedalada Ambiental e como participar, acesse o instagram: @pedaladaambientalpb.

Continue Lendo

Negócios

MRV&CO abre seus canteiros de obras, escritório e lojas para estudantes brasileiros

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Conhecer como é o dia a dia de um profissional, os processos de uma empresa no ramo que deseja seguir e as inovações que já são estudadas pelo mercado para o futuro são pontos importantes quando falamos de estudantes, sejam eles do ensino médio ou universitário. Com esse conhecimento, as decisões para qual profissão escolher ou em que ramo atuar depois de formado podem ficar mais fáceis e certeiras.

Pensando nisso, a MRV&CO, grupo formado pelas empresas MRV, Sensia, Luggo, Urba e Resia, desenvolveu o Portas Abertas, que propicia que estudantes vivenciem o dia a dia do setor por meio de visitas monitoradas aos canteiros de obras, escritórios e lojas da empresa. O programa, que tem o objetivo de fortalecer o relacionamento do mercado da construção civil com os profissionais do futuro, já está com os agendamentos abertos. As instituições de educação interessadas podem solicitar a visita por meio do site oficial do programa, em www.mrv.com.br/institucional/pt/relacionamentos/portasabertas.

Segundo Marcos Horta, diretor de Desenvolvimento Humano da MRV&CO, com essa ação, a companhia quer aliar teoria e prática para uma sólida formação acadêmica, inspirando estudantes a continuarem transformando a habitação no Brasil. “O programa Portas Abertas é uma ótima oportunidade para que os estudantes conheçam de perto o dia a dia de uma empresa que se preocupa em transformar a vida de famílias em todo o Brasil. É um bom momento para fortalecer as relações da MRV&CO com as instituições de ensino, além de apresentar a esses futuros profissionais as tendências e possibilidades do mercado. Temos muito a agregar para a formação profissional desses estudantes”, fala o executivo.

Durante o Portas Abertas, os alunos podem conhecer de perto toda a transformação proposta pela MRV&CO no segmento de habitação, conhecendo as inovações desenvolvidas pela companhia, métodos construtivos e tecnológicos diferenciados, além de vivenciar a rotina da obra, dos escritórios e das lojas

Legado

Em seis anos de programa milhares de estudantes em todo o país passaram pelos canteiros de obras, escritórios e lojas das empresas do grupo MRV&CO. Com atuação em 22 estados, os encontros podem ser realizados nas 100 cidades brasileiras em que a companhia tem atuação.

Continue Lendo