Nos acompanhe

Paraíba

Funjope abre exposição ‘O Sagrado na Arte’ e realiza oficinas com artistas

Publicado

em

Além dos shows, espetáculo teatral e grandes atrações nacionais, a Festa de Nossa Senhora das Neves, realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), abre espaço para exposições voltadas à religiosidade. Até 26 de agosto, a Casa da Pólvora abriga a mostra ‘O Sagrado na Arte’. As obras expostas foram produzidas pelos artistas plásticos Fabiano Quaresma, Davi Queiroz e Jonas Nogueira.

“Essa exposição foi pensada dentro do contexto da Festa das Neves, do aniversário da cidade. Nós trabalhamos dentro de um conceito estético que pudesse ter uma configuração de proximidade dos artistas. Optamos pela escultura, a talha em madeira e a pintura”, destacou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Os três artistas, segundo ele, têm pontos em comum, seja nas suas relações artísticas ou no aspecto do uso de materiais, e a exposição foi aberta exatamente com esse foco ‘O Sagrado na Arte’. “São lindíssimas representações de aspecto religioso e, sobretudo, da tradição católica, que é o motivo da comemoração da Festa das Neves”, acrescentou.

A coordenadora da Casa da Pólvora, Ana Maia, também avalia como linda a exposição. “É mais uma conquista nesse meu caminhar. Montar essa exposição não foi fácil, porém, é mais uma vitória. Cercada de santos, principalmente São Francisco de Assis, o sol brilhou, contagiou pessoas e a Pólvora explodiu com tanta energia. Gratidão imensa em receber esses artistas com suas belíssimas obras”, declarou.

Os artistas – Desde a infância, Fabiano Quaresma demonstrava o gosto pela arte através do desenho e da pintura. Na adolescência, teve contato com o barro e, mesmo sem prática, começou a moldar figuras sacras. Na época, conheceu a artesã Adelaide Cavalcanti, que lhe passou algumas técnicas. Desde então, se profissionalizou e participou de diversos eventos envolvendo o artesanato em todo o Brasil. Em João Pessoa, é sua primeira exposição.

A qualidade da obra do artista plástico Jonas Nogueira se comprova pelos diversos prêmios que tem conquistado ao longo de sua trajetória. Ele tem trabalhos espalhados em museus e galerias de todo o país. A referência maior de suas criações são as imagens de São Francisco.

Já a obra do artista plástico Davi Queiroz transita nos diferentes suportes artísticos, desde esculturas em concreto, pintura em tela, painéis em parede e ainda esculturas em cerâmica. Com uma linguagem que busca a preservação do discurso de defesa regional, o artista compõe elementos e figuras do cotidiano social. As cores e movimentos das esculturas traduzem os valores culturais, evidenciando a importância do povo em suas produções. 

Oficina – De 1º a 4 de agosto, o artista plástico Fabiano Quaresma realiza uma oficina de escultura em madeira no Centro Cultural da Casa da Pólvora. São dez vagas. A oficina acontece das 14h às 16h. As inscrições estão abertas e são presenciais, no Centro Cultural da Casa da Pólvora. Basta levar documentos pessoais.

A programação completa da Festa das Neves está disponível no link: joaopessoa.pb.gov.br/destaque/festadasneves/.

Continue Lendo

Paraíba

Reajuste de 57% no salário da presidente do Banco do Brasil é tema de crítica da oposição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parlamentares de oposição criticaram a possibilidade de a presidente do Banco do Brasil receber um aumento salarial de 57%. A proposta será votada na próxima sexta na Assembleia Geral de Acionistas. Se for aprovada, a paraibana Tarciana Medeiros passará a ganhar R$ 117 mil mensais.

A medida gerou repercussão e foi tema de críticas por parlamentares da oposição.

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), declarou que vai falar contra o reajuste nas redes e em plenário. O parlamentar classificou a possibilidade de aumento de 57% como “uma vergonha” e disse que o Brasil está sangrando.

Tarciana foi nomeada pelo presidente Lula (PT) em janeiro deste ano e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande recebe promotores do MPPB em visita ao Parque Evaldo Cruz

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande receberam membros do Ministério Público da Paraíba em uma visita às obras do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), na tarde desta segunda-feira (22).

Os promotores da Saúde e do Cidadão, Adriana Amorim e Márcio Gondim, respectivamente, acompanharam a agenda que focou em mostrar o avançar dos trabalhos no novo espaço a ser integrado ao Parque do Povo na edição 2024 d’O Maior São João do Mundo.

Além do prefeito Bruno Cunha Lima, estiveram na atividade a secretária Tâmela Fama, de Desenvolvimento Econômico, além do secretário de Saúde, Carlos Dunga Júnior, o superintendente da STTP, Vitor Ribeiro, e o Procurador Geral do Município, Aécio Melo.

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, também esteve presente. Por sua vez, o prefeito Bruno Cunha Lima falou sobre a importância deste momento.

“Todas as nossas ações têm sido compartilhadas com as Forças de Segurança e os Órgãos de Controle. E o Ministério Público é um parceiro importante da cidade, não somente de uma gestão ou da realização de um evento. Como fiscal da Lei, do interesse público, a participação do MP com suas promotorias garante uma festa mais segura, mais inclusiva, e o acompanhamento dos promotores de um modo geral constata o cumprimento da Lei por parte da Prefeitura, visando o bem-estar das pessoas”, falou.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tâmela Fama, corroborou o trabalho conjunto que vem sendo realizado com vistas ao nosso São João.

“Essa visita in loco serve para mostrarmos ao MP como está o andamento desse ambiente que será integrado a nossa maior festa para encantar não só o público de Campina Grande, mas também os turistas, os excursionistas que terão no Novo Evaldo Cruz não só um equipamento para o São João, como para o restante do calendário de nossa cidade”, celebrou.

A promotora em Saúde do MPPB na Rainha da Borborema, Adriana Amorim, demonstrou estar impressionada com o espaço.

“Estamos acompanhando as medidas do Município para a garantia dos serviços de Saúde durante os festejos, em especial no Parque do Povo. Hoje, a gente ainda não visualiza como ficará tudo, mas já podemos vislumbrar um pouco como estará este espaço no São João. Por isso, é importante estar acompanhando este trabalho, vendo que, realmente, estamos bastante avançados”, comemorou.

Quem também elogiou o espaço do ‘novo Açude Novo’ foi o titular da Promotoria do Cidadão, Márcio Gondim.

“É sempre muito bom essa parceria entre o MP, que é um órgão de fiscalização, com o poder público. Estamos verificando que o atendimento à questão da acessibilidade das Pessoas com Deficiência está sendo plenamente cumprido, com rampas construídas em angulação adequada e atendendo a todas as normas técnicas. Quem ganha é Campina e esse espaço aqui será um divisor de águas”, elogiou.

Quem também esteve presente na visita foi o promotor Bertrand Asfora. Ele deixou o seguinte depoimento sobre a obra:

“Gestão Pública pra mim tem que ser disruptiva. Isso aqui é um exemplo disso. O Novo Evaldo Cruz marca um tempo de antes e depois. Um passo pra modernidade de Campina, não importa quantos anos passem”, cravou.

Já a produtora executiva de Eventos da empresa Arte Produções, realizadora da festa, Monique Fernandes, assim avaliou a visita:

“Vamos criar vários ambientes de ativação aqui no Açude Novo para que, junto com a fonte e outros equipamentos, possamos trazer mais esse atrativo às famílias que vêm mais cedo ao evento. A gente acaba fazendo muitas reuniões separadas com cada promotoria, mas esse momento de hoje é pra unificar e mostrar tudo que está sendo feito, cumprindo cada recomendação passada pelo MP”, explicou.

Continue Lendo

Paraíba

Cícero e Leo ressaltam geração de empregos durante visita às obras de expansão da empresa AeC

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em João Pessoa, o bom ambiente de parcerias entre Prefeitura e Governo do Estado tem sido fundamental para atrair a iniciativa privada e gerar empregos. Nesta segunda-feira (22), o prefeito Cícero Lucena celebrou a evolução da ampliação das instalações da operadora de contact center AeC, em Mangabeira, unidade que emprega 3.500 funcionários dos quase 9 mil postos da empresa na Capital.

O gestor esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra, do presidente  da Câmara Municipal, Dinho Downsley, e do secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares, numa visita à empresa, que recebeu apoio da Prefeitura e do Governo do Estado para se instalar em João Pessoa. Nessa expansão, com obras previstas para serem concluídas em junho desse ano, a expectativa é de que novos postos de trabalho sejam gerados para empregar mais pessoenses.

“A gente vê o resultado de um planejamento, de uma ação conjunta entre a iniciativa privada, o Governo do Estado e a Prefeitura, na busca da geração do emprego, com uma melhor distribuição de renda. Aqui, só nessa unidade nova, que foi plantada há pouco mais de um ano, que se começou a plantar isso, nós já passamos de 3.500 empregos. Isso, para nós, é motivo de alegria, porque esse emprego vem com a qualificação profissional, vem com perspectiva de novos mercados, de crescer na empresa, começando na forma mais simples e chegando até a condição de gestão”, afirmou o prefeito.

Iniciada em 2021, a construção da nova unidade da AeC, que ocupa mais de 11,6 mil m², contou com um investimento robusto de cerca de R$116 milhões. Serão 2,4 mil novas posições de atendimento, solidificando ainda mais a capacidade de serviço e presença da empresa na Capital paraibana e reafirmando seu compromisso com a geração de emprego. Só de janeiro deste ano até meados de abril, a AeC já criou mais de 3.500 novos postos de trabalho formal na Paraíba.

“Eu sou testemunha dessa parceria, porque conversava com os dirigentes da AeC desde o início das tratativas, eles ainda estavam sonhando em abrir novos postos de atendimento aqui em João Pessoa e tanto o governador quanto o prefeito sentaram e, numa ação conjunta, resolveram dar essa melhoria para a nossa população. Mais emprego, fomentando mais renda para a nossa população. Isso mostra o que a população verdadeiramente quer, que é um governo e uma prefeitura trabalhando juntos”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.

O presidente da AeC, Antônio Guilherme Noronha, também celebrou o momento da empresa, dizendo que o apoio da Prefeitura favoreceu um cenário de crescimento e que a projeção é de mais investimentos, que irão se refletir em mais postos de emprego.

“É muito importante, porque faz um ano e pouco que a gente falou da pretensão de abrir um novo site aqui em João Pessoa e tivemos todo o apoio do prefeito. Então, junto com o Governo do Estado, eles viabilizaram a gente vim para cá. Isso permitiu a gente gerar mais de 4 mil empregos aqui, principalmente para jovens, mulheres e primeiro emprego. O site ficou maravilhoso, termina agora, mais uns dois meses termina a obra toda e aí estamos muito felizes com o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado”, afirmou.

Continue Lendo