Nos acompanhe

Negócios

Programa de aceleração de startup recebe inscrições de várias áreas da tecnologia

Publicado

em

O Impulse Campina powered by InovAtiva, programa gratuito de aceleração de startups executado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e com o apoio do hub InovAtiva, recebeu dezenas de inscrições desde o seu lançamento, na última semana.

Os projetos inscritos passam por diversas áreas, sendo a maior parte do segmento de Tecnologia Social (28%). Outras áreas identificadas foram Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning, Automação, Geogenharia, Tecnologia da Informação (TI) e Telecom, Design, Eletroeletrônica, Big Data, e Internet das Coisas (Iot).

Serão selecionados 20 projetos inovadores para receber as capacitações e mentorias, realizadas por profissionais e empreendedores qualificados que vão ajudar com a metodologia necessária para viabilizar o projeto. As inscrições seguem abertas até o dia 21 de agosto.

Além disso, os selecionados terão a chance de apresentar o seu negócio para parceiros comerciais, investidores e potenciais clientes. Para mais informações, é só acessar https://secti.campinagrande.pb.gov.br/

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Diogo Nogueira fará show em João Pessoa no mês de maio com releituras da carreira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O cantor e compositor Diogo Nogueira fará um show em João Pessoa no dia 12 de maio, a partir das 19h30, no Teatro Pedra do Reino, em João Pessoa. O artista traz o samba da Bahia junto com releituras de hits de sua carreira como “Pé na Areia”, “Alma Boêmia” e “Clareou”.

Além dos clássicos, Diogo Nogueira também apresenta canções de seu mais recente álbum, intitulado de “Sagrado”, que resgata as raízes do samba do cantor.

Diogo também traz de volta a dança, um fator presente em seus shows. Para a Tour 2024, a dança será celebrada com as coreografias do ballet da companhia de dança Leandro Azevedo – ator, dançarino, coreógrafo e professor.

Ingressos;

Os ingressos para o show de Diogo Nogueira custam de R$ 90 a R$ 320, podendo ser comprados na loja Mioche do Mag Shopping ou pelo site Bilheteria Digital.

Continue Lendo

Negócios

Saiba quando levar criança para urgência hospitalar e entenda por que não precisa ter medo da UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Filho pequeno doente é sinônimo de preocupação. Mas, os pais ficam um pouco mais tranquilos quando podem contar com uma estrutura hospitalar completa. Dispor da assistência de um pronto atendimento ou de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser fundamental para que a criança se recupere o mais breve possível e volte logo para casa. Mas, há quem tenha dúvidas sobre quando levar a criança para um serviço de urgência e emergência ou fique assustado quando o filho precisa ser internado em uma UTI.

Para esclarecer as dúvidas sobre urgência e emergência e desmitificar o receio das UTIs, o “Sem Contraindicação” recebeu as pediatras Íris do Céu de Carvalho Coelho, coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Pediátrico Unimed (HPU), e Janine Alencar, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva do HPU.

Prontos para atender

A pediatra Íris do Céu esclareceu que nem sempre, a melhor providência a adotar logo que o filho adoece é recorrer a um serviço de urgência e emergência. O ideal é entrar em contato com o pediatra da criança. Como esse profissional já a acompanha, conhece melhor o histórico de saúde e tem condições de ser mais assertivo. Na urgência, pela característica própria do serviço, será tratado o problema de saúde que o paciente estiver apresentando no momento do atendimento. “Nunca o serviço de urgência vai substituir o acompanhamento [pelo pediatra] daquela criança”, explicou a médica.

Ela esclareceu que a equipe estará sempre pronta a atender, mas se o caso não for de urgência e emergência, a pessoa poderá esperar um pouco mais, pois serão priorizadas as situações mais graves. E ainda há o risco de a criança ficar exposta em um ambiente com outros pacientes doentes. Na conversa, a médica esclareceu em quais situações procurar um serviço de urgência e emergência e deu alternativas para evitar levar a criança ao hospital.

Sem medo da UTI

A pediatra Janine Alencar informou que, antes mesmo que fosse obrigatório, o Hospital Pediátrico Unimed já permitia que os pais acompanhassem 24 horas por dia os filhos internados na UTI. Essa medida traz mais conforto para a criança e mais tranquilidade para os pais, contribuindo para melhores resultados. No episódio, ela falou sobre a estrutura da unidade, a aquisição de novos equipamentos, a capacitação da equipe e o programa de humanização, que torna o ambiente mais acolhedor.

Janine Alencar comentou que os pais, geralmente, ficam assustados quando os filhos precisam ser internados em uma UTI. A ideia, que não corresponde à realidade, é de que “não haveria mais o que fazer”. Mas não é isso. “A terapia intensiva é, justamente, para você dar um suporte naquelas patologias mais graves. Não quer dizer que é porque é terminal, porque não vai ter mais cura. Não é isso. Pelo contrário. É tanto que pacientes terminais não têm indicação de UTI”, tranquilizou. Ela destacou que, na UTI, toda uma equipe multidisciplinar vai estar focada para restabelecer a saúde o mais breve possível. “É um tratamento intensivo. Apenas isso”, reforçou.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” aborda temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Paraíba tem um dos destinos turísticos mais desejados por brasileiros em 2024; veja dicas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com a aproximação das férias escolares de julho, muitos brasileiros já começam a pensar nos principais destinos para curtir o descanso. De acordo com o levantamento Tendências do Turismo, divulgado pelo Ministério do Turismo, 43% dos brasileiros devem realizar uma viagem a lazer neste ano.

Conforme a pesquisa, a Paraíba possui o 11º destino mais desejado pelos brasileiros este ano: a cidade de Campina Grande, que é o principal ponto de interesse de 5% dos respondentes do levantamento do Ministério do Turismo, especialmente durante o período de São João.

De modo a garantir que as férias transcorram da melhor maneira possível e não se transformem em dor de cabeça, é essencial realizar um planejamento detalhado de todos os gastos envolvidos com a viagem, que não são poucos – transporte, passeios, alimentação e hospedagem, são alguns dos gastos que devem ser considerados na hora de planejar a viagem.

“Por meio do planejamento financeiro, é possível definir um orçamento para as férias, estabelecendo metas de gastos e prioridades. Isso possibilita reservar dinheiro com antecedência, evitando o endividamento durante ou após as férias”, explica Erli Bandeira, Consultor de Negócios da Central Sicredi Nordeste. “O planejamento também ajuda a identificar oportunidades de economia – como pesquisar por promoções, reservar hospedagens e passagens com antecedência”, acrescenta.

O Sicredi oferece uma série de serviços e benefícios para quem quer planejar as férias com tranquilidade, como uma linha de crédito específica para viagens, sejam elas nacionais ou internacionais; o consórcio de serviços, que funciona como uma poupança programada; cartão pré-pago recarregável e serviços de câmbio.

Planejamento é essencial para garantir férias com segurança

De acordo com Erli Bandeira, a primeira etapa para quem quer planejar as férias com segurança é estabelecer um objetivo – um valor alcançável que seja suficiente para cobrir todo o período de descanso. “Liste todos os gastos previstos, como passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e compras. Pesquise os preços e faça uma estimativa do total”, diz.

Em seguida, é preciso estabelecer um orçamento compatível e a criação de uma reserva. “Verifique a sua situação financeira atual e defina um orçamento realista para as férias. Comece a reservar dinheiro com antecedência; isso pode ser feito através de uma poupança específica ou alocando uma parte da sua renda mensal para esse fim”, aconselha o especialista.

Conforme Erli Bandeira, o cartão de crédito pode ser uma opção viável para bancar parte das férias, embora o preferível seja reservar a maior parte do dinheiro necessário com antecedência.

“Antes de optar pelo crédito, é importante analisar as condições oferecidas, como taxas de juros, prazos de pagamento e possíveis custos adicionais. Certifique-se de que você poderá arcar com os pagamentos futuros sem comprometer sua saúde financeira”, esclarece. “Se optar por utilizar o cartão de crédito, é essencial incluir essa despesa no seu planejamento financeiro e considerar como ela impactará seu orçamento mensal”, conclui Bandeira.

Continue Lendo