Nos acompanhe

Paraíba

Justiça Eleitoral disponibiliza proposta de Governo apresentada pelo candidato Major Fábio

Publicado

em

A Justiça Eleitoral disponibilizou a proposta de Governo apresentada pelo Major Fábio), que é candidato a governador da Paraíba, pelo PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro).

Dentre os objetivos divulgados no documento está a intenção de “contribuir para que esse maravilhoso Estado da Paraíba conquiste a cada dia seu lugar de Estado próspero“.

Para tanto, o Plano de Governo do candidato foi dividido em dezessete pilares e dez diretrizes:

  1. Governo Próspero;
  2. Governo Sustentável;
  3. Gerador de Prosperidade;
  4. Modernização do Estado;
  5. Serviço Público de Excelência que entre na preferência do Paraibano;
  6. Gestão Ágil e Eficiente;
  7. Simplificação de processos;
  8. Capacitação contínua e valorização salarial no serviço público;
  9. Otimização do tempo do cidadão;
  10. Redução da carga tributária;
  11. Fomento ao empreendedorismo e à iniciativa privada;
  12. Inovação Administrativa;
  13. Seleção de Secretários Líderes, Técnicos, Competentes e Íntegros;
  14. Gestão “Sem filtro” e Transparente;
  15. Gestão Aberta às melhores práticas e ideias;
  16. Incentivo a parcerias público-privadas;
  17. Busca constante de altos níveis de Excelência do serviço público.

Diretrizes:

  1. Educação, Ciência e Tecnologia – Objetivo: fortalecer a estrutura educacional do Estado da Paraíba e aprimorar as políticas de desenvolvimento científico e tecnológico.
  2. Geração de prosperidade – Objetivo: desenvolver a economia do Estado centrado na ótica da justiça distributiva e redução da desigualdade social, possibilitando a melhoria de vida das pessoas e a geração de alternativas de produção para as regiões mais atingidas pela seca.
  3. Habitabilidade – Objetivo: promover o desenvolvimento da habitabilidade para a população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
  4. Infraestrutura – Objetivo: gerar condições estruturais para o desenvolvimento de todos os setores de responsabilidade do Governo do Estado da Paraíba.
  5. Segurança hídrica – Objetivo: garantir a oferta e o acesso à água, propiciando conforto, saúde e dignidade para a população, a geração de emprego e aumento da renda da população, reduzindo as desigualdades regionais.
  6. Assistência social – Objetivo: Combater as desigualdades sociais e a pobreza.
  7. Segurança alimentar e nutricional – Objetivo: Melhoria da qualidade de vida por meio da implementação de programas e procedimentos internos, além da criação de articulações intersetoriais.
  8. Saúde- Objetivo: Elevar o nível de excelência e qualidade dos serviços de saúde no Estado.
  9. Segurança Pública e defesa social – Objetivo: Proporcionar ao cidadão paraibano o retorno à paz e à convivência pacífica entre todos, com o fortalecimento das políticas públicas de segurança existentes e a adoção de novas diretivas nesta área, buscando sempre parceria com o Governo Federal.
  10. Infância e juventude – Objetivo: Gerar melhores condições para desenvolver a dignidade das crianças, adolescentes e jovens com ações preventivas e reativas.

Clique aqui e confira a íntegra do documento.

Continue Lendo

Paraíba

Conselheira paraibana debate com deputados Exame Nacional de Medicina

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A médica, conselheira do Conselho Federal de Medicina (CFM) pela Paraíba e integrante da Comissão de Assuntos Parlamentares do CFM, Annelise Meneguesso, participou no Congresso Nacional de discussões sobre o projeto de Lei 785/2024, de autoria do deputado Doutor Luizinho (PP/RJ), que altera a Lei nº 3.268/1957, para instituir o Exame Nacional de Proficiência em Medicina.

O CFM aponta que o Brasil contava em 2023 com 389 escolas de Medicina em funcionamento, número inferior apenas ao da Índia, que conta com população seis vezes maior do que a brasileira. “Todos os anos, cerca 34 mil novos médicos são inseridos no mercado de trabalho e precisamos saber a qualidade dessa mão de obra, pois estamos falando de saúde, de vidas”, disse a médica.

Conforme o projeto, o exame deve ser regulamentado em provimento do CFM, como requisito para o registro de médicos nos Conselhos Regionais de Medicina e para o exercício da profissão médica. “Isso ainda é novo e estamos debatendo dentro da Comissão de Assuntos Parlamentares do Conselho Federal de Medicina, com o apoio da Frente Parlamentar de Medicina”, afirmou Annelise, destacando que existe no Brasil uma abertura indiscriminada de escolas de medicina, deixando o país entre os 10 maiores países do mundo com mais formação médica.

“Temos muitos médicos por conta dessa distribuição irregular. Com essa abertura desenfreada e sem infraestrutura de novos cursos, perdeu-se o filtro. Precisamos ter algo que garanta a formação de um bom profissional que cuida das pessoas e para isso é fundamental termos um exame nacional. É preciso saber se o novo profissional tem competência para cuidar da saúde da população. Por isso, estamos discutindo o projeto do deputado Doutor Luizinho sobre o tema, realizando algumas alterações e em busca de apoio parlamentar para sua aprovação”, destacou a médica.

Pé Diabético – Annelise Meneguesso também abordou outra temática importante voltadas a prevenção e cuidados com os diabéticos nos gabinetes dos deputados Nikolas Ferreira e Luiz Couto.

Coordenadora do grupo de trabalho sobre ‘Pé Diabético’ no CFM, a médica propôs ao deputado paraibano Luiz Couto a realização de uma audiência pública para discutir o tema. O objetivo é criar um Dia Nacional sobre o assunto como forma de alertar e prevenir a população sobre a amputação do membro.

“O deputado foi muito receptivo a nossa proposta para realização da audiência pública. O pé diabético é a principal causa de amputação não traumática. Por isso é importante diagnosticar precocemente. Precisamos criar uma campanha de conscientização de cuidados com o pé diabético, com o objetivo de debater esse tema com a classe política, entidades e sociedade”, disse Annelise Meneguesso.

Continue Lendo

Paraíba

Encontro entre secretário Jhony Bezerra e Gervásio Maia pleiteia ações à Saúde das cidades paraibanas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Gervásio Maia (PSB), visitou nesta sexta-feira (19/04) a Secretaria de Saúde do Estado para pleitear junto ao titular da pasta, Jhony Bezerra, ações em benefício à Saúde de municípios paraibanos.

A articulação buscou benefícios às cidades de Aparecida, Belém e Coremas. Gervásio intermediou a reunião com os gestores dos municípios na sede da Secretaria. Estiveram presentes o prefeito de Aparecida, João Neto, a diretora do Hospital Distrital de Belém, Camila Cardoso, e o ex-prefeito de Coremas, Edilson Pereira.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Tibério Limeira compartilha experiências no 128º Fórum Nacional de Secretários de Administração

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira (PSB), esteve na cidade de Salvador durante os dias 18 e 19 deste mês para participar do 128º Fórum do Conselho Nacional de Secretários de Administração (Consad). O evento reuniu os secretários da pasta dos 26 Estados e do Distrito Federal.

Durante os dois dias, o público presente pode participar de palestras, painéis e grupos de trabalho temáticos que debateram o aperfeiçoamento da gestão pública no Brasil, conhecer soluções inovadoras para a administração dos Estados, além de trocar experiências com outras gestões federativas.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Tibério demonstrou a importância do encontro na construção de novas políticas públicas que beneficiem a população.

“Um evento extremamente produtivo, representativo, com a participação da grande maioria dos secretários de Estado do Brasil onde nós pudemos passar dois dias de muita troca de experiências e aprendizados, construção inclusive de pautas de políticas nacionais para os Estados brasileiros e também sugestões para o Governo Federal, e naturalmente, apresentar as boas práticas e celebrar o reconhecimento pelas ações que a gestão comandada pelo governador João Azevêdo tem feito pelo povo da Paraíba”, ressaltou.

Confira:

Continue Lendo