Nos acompanhe

Paraíba

TRE-PB aprova voto de aplauso à nova Mesa Diretora do TJPB

Publicado

em

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, à unanimidade, na Sessão Ordinária desta quarta-feira (9), o voto de aplauso direcionado ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), pela escolha da nova Mesa Diretora, que conduzirá os trabalhos daquele órgão, no biênio 2023/2024. A propositura foi de autoria da vice-presidente e corregedora do TRE-PB, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, e contou com o apoio de todos que participaram da sessão, com o acosto da procuradora Regional Eleitoral da Paraíba, Acácia Soares Peixoto Suassuna.

Os escolhidos foram os desembargadores João Benedito da Silva (Presidente), Marcos William de Oliveira (Vice-Presidente) e Carlos Martins Beltrão Filho (Corregedor-Geral de Justiça). A eleição ocorreu durante a 17ª Sessão Ordinária Administrativa do Tribunal Pleno, conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides. Na ocasião, também houve a eleição do diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma) para o biênio 2023/2024, e o desembargador Ricardo Vital de Almeida, atual dirigente da instituição, foi reconduzido ao cargo por aclamação. Em seguida, foi feita a escolha do Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto, sendo eleitos, respectivamente, os desembargadores Joás de Brito Pereira Filho e Romero Marcelo da Fonseca Oliveira.

Em sua justificativa, a desembargadora Maria de Fátima Cavalcanti Maranhão afirmou que se trata de uma data muito importante para o Judiciário estadual. “Foram escolhidos praticamente à unanimidade, demonstrando que a nossa Corte de Justiça tem o mesmo pensamento, segue o mesmo rumo, e só deseja dar ao jurisdicionado, a boa justiça, a justiça célere, a justiça justa”, asseverou.

O presidente do TRE-PB, desembargador Leandro dos Santos, se acostou ao voto e parabenizou todos os eleitos, registrando em sua fala, que o TJPB tem mostrado uma continuidade. “É um plano plurianual, cada um faz a sua contribuição, no sentido de unidade, no sentido de união, e isto é muito importante”.

A Presidência determinou envio de congratulações à nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Perfil do desembargador João Benedito

João Benedito da Silva ingressou no Tribunal de Justiça como desembargador, pelo critério de merecimento, em 23/09/2009. Ocupou o cargo de vice-presidente da Corte no biênio 2016/2018. Foi também membro titular do Conselho da Magistratura.

Ele iniciou sua carreira na magistratura pela Comarca de São José de Piranhas (07.08.1984 a 10.07.1984). Em seguida foi removido para a Comarca de Queimadas (11.07.1985 a 13.12.1987). Foi ainda juiz da Comarca de Princesa Isabel (14.12.1987 a 17.05.1994).

O desembargador passou também pelas Comarcas de Campina Grande (6ª Vara Criminal e 5ª Vara Cível) e Comarca da Capital (5ª Vara da Família e 13ª Vara Cível). Atuou como juiz corregedor auxiliar do TJPB (biênios 1997/1998 e 1999/2000).

Na Justiça Eleitoral atuou como juiz eleitoral da 17ª Zona Eleitoral do município de Campina Grande, ocasião em que presidiu as primeiras eleições com o uso de urnas eletrônicas naquele município. Foi juiz eleitoral da 70ª Zona Eleitoral da Capital e membro efetivo do TRE, biênio 2007/2009. No TRE-PB atuou como diretor da Escola Judiciária Estadual e como juiz Corregedor Regional.

Continue Lendo

Paraíba

Pressionado, Galdino diz que dará celeridade ao julgamento de contas “encalhadas” Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual reeleito Adriano Galdino (Republicanos), que é o atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), decidiu responder ao apelo feito por Fernando Catão, presidente do TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba).

Catão apelou para que Galdino inicie a análise de, pelo menos, seis processos já julgados pela Corte de Contas e que também devem ser julgadas pela Casa Legislativa.

Em resposta ao presidente da Corte de Contas, Galdino afirmou que providenciará a celeridade devida para realização dos julgamentos das ditas contas que estão “encalhadas” na ALPB.

Dentre as contas reprovadas que aguardam o trâmite na Assembleia Legislativa também estão as de 2016, 2017 e 2018 referentes à gestão do ex-governador Ricardo Coutinho (PT); e as de 2019 e 2020 do atual governador João Azevêdo (PSB).

Presidência ALPB

Já em relação ao fato de ter sido escolhido como o candidato do Republicanos para disputar o comando da Mesa Diretora da Assembleia no segundo biênio da próxima legislatura (2025-2026), Galdino afirmou que a decisão foi tomada sob consenso e que, a partir de agora, irá buscar apoio dos demais parlamentares.

Continue Lendo

Paraíba

Cantor Nando Cordel será uma das atrações do Réveillon 2023 no Busto de Tamandaré

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) confirmou que a negociação com o cantor Nando Cordel para ser  uma das atrações da tradicional festa de Réveillon no Busto de Tamandaré está avançada e que outros nomes também estão sendo negociados para o evento.

De acordo com o prefeito Cícero Lucena (PP), a negociação está focada no objetivo de oferecer ao público shows de qualidade, mas, que sejam pagos com cachês que tenham valores razoáveis para os cofres públicos.

Confira o áudio:

 

Precaução

A administração pública municipal, sob o comando de Cícero Lucena, quer evitar ações de desrespeito ao dinheiro público como o detectado pelo TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba) junto ao município de Santa Luzia, localizado no Sertão paraibano, que contratou o cantor Gusttavo Lima, por R$ 900 mil para um show de apenas duas horas de duração.

O valor do contrato chegou a causar imensa surpresa para os conselheiros do TCE-PB.

Leia também: Pagamento de R$ 900 mil a Gusttavo Lima em Santa Luzia choca TCE e órgão revisará contratos

A partir da constatação do gasto milionário o presidente do TCE-PB, Fernando Catão, todas as prefeituras que realizaram contratações milionárias de artistas, teriam uma atenção a mais na apreciação de suas respectivas contas.

Continue Lendo

Paraíba

“Hoje, a Prefeitura não se escora como antigamente no Governo do Estado”, dispara Leo Bezerra

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra (PSB), durante entrevista ao @portaldacapital, nesta segunda-feira (05/12), comemorou a efetivação da entrega de ambulâncias realizada pela Prefeitura Municipal em benefício de melhorias importantes, no setor da Saúde, direcionadas aos pessoenses.

Ao lado do prefeito Cícero Lucena (PP), Leo Bezerra entregou um total de dez novas ambulâncias para atendimento na cidade de João Pessoa, incluindo a chamada “ambulância do coração” que será destinada para atendimento de ocorrências cardíacas.

Na oportunidade, Leo aproveitou para elogiar a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) com a gestão do governador João Azevêdo (PSB) e, ao mesmo tempo, alfinetar o ex-prefeito Luciano Cartaxo dizendo que “hoje a Prefeitura não se escora como antigamente no Governo do Estado”.

Leia também: Prefeito entrega dez novas ambulâncias para cobertura de UPAs e hospitais da Rede Municipal

Confira o áudio:

Continue Lendo