Nos acompanhe

Paraíba

Escândalos e vexames públicos podem tirar de Queiroga chance de se tornar secretário de Saúde em SP

Publicado

em

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, estaria pressionando o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) para nomear o atual ministro da Saúde, o médico paraibano Marcelo Queiroga, como novo secretário Estadual da Saúde, em São Paulo. Por outro lado, Gilberto Kassab, quer o deputado Eleuses Paiva, no mesmo cargo.

A informação foi publicada pelo colunista Lauro Jardim, em O Globo.

De acordo com os bastidores da política, uma das principais resistências de Tarcísio, apesar de ter sido eleito por manter uma posição política mais identificada com o movimento de Direita, é o alto número de escândalos e vexames até com peso internacional, envolvendo o ministro paraibano.

Polêmicas

Queiroga, protagonizou diversas polêmicas, inclusive de peso internacional, quando envergonhou a Paraíba e o Brasil durante viagem oficial aos Estados Unidos (EUA) ao mostrar descontrole emocional e estirar os dedos do meio como forma de ofensa aos manifestantes que realizavam protestos em Nova York, contra o atual presidente Bolsonaro.

Leia também: Queiroga mostra despreparo e ofende manifestantes em Nova York mostrando dedos do meio; veja vídeo

A decisão em protagonizar falas e fatos polêmicos fez com que Queiroga desistisse de concorrer a algum cargo eletivo pela Paraíba nas Eleições 2022, uma vez que, por fim, teria reconhecido que o seu nome não contava com um cenário de avaliação positivo no Estado e que, portanto, sua provável candidatura, a deputado federal ou a senador, estaria fadada ao fracasso.

Negacionismo

Apesar de ser médico, o ministro paraibano Marcelo Queiroga, carrega consigo a pecha de ser negacionista da própria Ciência, tanto que, chegou a ser alvo de pedido de impeachment apresentado pelo SinMed-RJ (Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro) e pela (ABI) Associação Brasileira de Imprensa durante um episódio em que foi observado, também, como um gestor “completamente submisso” aos ditames do presidente da República, Jair Bolsonaro, que foi a público dizer ser contra a imunização infantil.

Continue Lendo

Paraíba

Abertura do Natal Iluminado 2022: emoção, encantamento e surpresas numa noite mágica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande lançou o Natal Iluminado 2022, na noite da última  sexta-feira (25), às margens do Açude Velho, em frente ao Instituto São Vicente de Paulo. Marcado por ser o maior Natal da história da cidade, os visitantes se emocionaram com a ação da Prefeitura: a organização do evento cuidou de preparar surpresas, em meio a uma decoração impactante.

O Natal Iluminado, aberto oficialmente pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o acendimento da árvore e das luzes dos túneis, encerra sua primeira década se consolidando no turismo natalino nacional e o segredo desse crescimento passa pelo aspecto intersetorial da sua organização, a secretária de Desenvolvimento Econômico contou com as secretarias de Obras, Cultura, Planejamento, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Saúde, Gabinete do Prefeito, além da AMDE, Procon, SINE e STTP para concretizar esse lançamento.

A nona edição do Natal Iluminado tem, no total 43 dias de duração e se encerrará no dia 6 de janeiro de 2023. A moradora do bairro Portal Campina, Silmara Queiroz, que foi com a família conferir a abertura, disse ter ficado encantada com toda a decoração “Esse ano tá muito bonito. As luzes, o palco. Estou apaixonada!”.

A programação contará com 300 atrações culturais e mais de 2 mil artistas envolvidos, e por isso Eliana Almeida, do bairro do Pedregal, enfatizou que está muito encantada por toda estrutura da festa, pelas apresentações deste ano e que trouxe as filhas para o conferir “a decoração perfeita, tudo maravilhoso”. E revelou: “O que me chamou a atenção foi o desfile, tudo está completamente perfeito e emocionante”.
Impacto econômico

A decoração deste ano conta com 2 túneis iluminados na Estação das Luzes, somando 150 metros e mais 300 metros do corredor iluminado, localizado no novo calçadão, entre o Parque da Criança e o Açude Velho. Um terceiro túnel já está sendo instalado no Parque Linear Dinamérica.

No Açude Velho, a árvore de Natal de 35 metros de altura é uma atração à parte. Este ano, conta com recursos tecnológicos para abrilhantar ainda mais os 43 dias do evento. A expectativa para a nona edição do Natal Iluminado é de que cerca de 1 milhão de pessoas visitem Campina Grande, gerando uma movimentação de mais de R$ 10 milhões para o Município.

A abertura do Natal Iluminado atraiu centenas de famílias para as margens do açude velho para conferir o acendimento das luzes, tornando-se momento de confraternização, valorização da cultura e emoção entre as pessoas.

Continue Lendo

Paraíba

Romaria de Nossa Senhora da Penha reúne milhares de fiéis em retomada após início da pandemia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os cantos e preces destinados à Nossa Senhora da Penha retomaram as ruas de João Pessoa neste sábado (26). Durante toda a noite e madrugada deste domingo (27), milhares de fiéis caminharam em procissão da Igreja de Lourdes, no Centro, até o Santuário da Penha, em rito de 259 anos de tradição que não ocorria desde 2019, devido à pandemia de Covid-19. O cortejo foi acompanhado pelo prefeito Cícero Lucena e a primeira-dama Lauremília Lucena.

“Para mim é motivo de muita alegria, pois a procissão resgata uma tradição religiosa importante da cidade. Participo há mais de 25 anos dessa procissão e, depois da pandemia, nada melhor do que estar aqui novamente pedindo bênçãos e proteção”, afirmou o prefeito.

O percurso, marcado pela demonstração de fé dos romeiros, tem 14 km de extensão, saindo da Igreja de Lourdes, na Avenida João Machado, logo após missa ministrada pelo Padre Francisco de Assis Azevedo. “Esta é a segunda maior manifestação mariana em todo o Brasil, depois do cirio de Nazaré, em Belém, e uma grande manifestação da fé dos paraibanos”, destacou.

A caminhada seguiu pela Avenida Dom Pedro II, bairro dos Bancários e Av. Hilton Souto Maior até o bairro da Penha, onde se localiza o Santuário dedicado à Santa. No local, o evento foi encerrado com celebração liderada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Entre os muitos motivos de agradecimento, se destacou a alegria pela vitória sobre a Covid-19. Foi o caso de Elenice Florêncio, que dedicou a Nossa Senhora da Penha a saúde do sobrinho Bruno Ricardo. “Ele passou mais de um mês intubado e queremos agradecer essa vitória. É uma emoção muito grande, pois foi um período de muito medo e sofrimento, mas deu tudo certo”, contou emocionada.

Amanda Gomes também aproveitou para cantar e dançar em agradecimento. “Este momento representa muito ao povo católico. Não é de hoje que venho e este ano agradeço pela saúde da minha mãe e da minha filha, já que eu estava grávida na pandemia, peguei Covid, e ela nasceu bem e sã”, disse.

*Operação* – A realização da 259 Procissão de Nossa Senhora da Penha contou com o apoio da Prefeitura de João Pessoa em diversos setores. Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizaram bloqueios, desvios e deram orientações aos condutores para garantir a segurança viária no percurso.

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) também montou operação de limpeza antes e depois da passagem dos fiéis. A Guarda Civil Metropolitana reforçou a segurança em todo o trajeto e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) levou atrações musicais cristãs para abrilhantar a festa.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa recebe atletas de todo o Brasil para a 1ª Ultramaratona Aquática

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A primeira Ultramaratona Aquática de João Pessoa foi realizada, neste sábado (26), com a participação de nadadores de todo o Brasil, entre profissionais e amadores. O percurso teve início na Praia do Seixas e contou com dois pontos de chegada, sendo um nas proximidades do Sesc Cabo Branco, para percurso de 5 km, e outro na praia do Bessa, com extensão total de 13 km. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer).

O prefeito Cícero Lucena esteve presente na largada da competição e disse que fica feliz porque faz parte do projeto da prefeitura em transformar João Pessoa na capital da prática do esporte saudável. “Esse trabalho vem sendo desenvolvido em várias atividades e modalidades esportivas e esse, sem dúvidas, tendo esse mar que Deus nos ofereceu, é um dos que vai ser implantado e consolidado para que possa, não só descobrir talentos que nós temos aqui, mas também para que isso seja mostrado ao Brasil e ao mundo. Fico tranquilo porque a Secretaria de Esportes tem Kaio Márcio a frente, que é referência na natação no Brasil e no mundo”, afirmou.

O secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Kaio Márcio, que também participou da prova e obteve o primeiro lugar no percurso dos 13 km, falou sobre os desafios da prova. “A ultramaratona teve um percurso bem desafiador, abrangendo, praticamente, toda a via costeira da Capital. Fico feliz porque tem um bom número de atletas nadadores e, a partir de agora, vão se tornar ultramaratonistas. João Pessoa é a sétima cidade do Brasil a fazer ultramaratona, então, ficamos felizes em conseguir essa boa conquista, que é entrar para esse cenário do esporte nacional”, frisou.

Emoção dos participantes – Por volta das 8h, os primeiros colocados no percurso de 5 km chegavam à Praia do Cabo Branco. O vencedor dessa categoria foi Remilson Honorato, que parabenizou a organização da competição e falou da emoção de participar do evento. “O pessoal da prefeitura está de parabéns, foi uma prova muito bem sinalizada, com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Marinha, com vários caiaques e pontos de hidratação. A emoção da chegada é uma adrenalina muito boa, principalmente quando a gente finaliza e vê a última boia, já perto do objetivo. A adrenalina sobe e a gente dá aquele gás final, um esforço final para atingir o objetivo”, comentou.

Marta dos Santos Ferreira, mãe do nadador Caio Eduardo Ferreira dos Santos, acompanhou da beira mar todo o trajeto de nado do filho, buscando locais altos de onde pudesse avistá-lo e falou sobre a ansiedade de ver o filho realizar um sonho. “É a primeira vez que ele está participando de uma travessia. Eu acho muito importante para nossa cidade, porque isso incentiva tanto os jovens quanto os adultos a praticarem uma atividade física. Meu filho tem 19 anos e já diz que quer envelhecer com saúde”, contou.

Caio Eduardo, que ficou classificado em 15º lugar, conta que treina na escolinha da Sejer, porém, ainda não tinha participado de nenhuma competição. “Essa foi a minha primeira prova e eu falei logo que não podia perder essa oportunidade, ainda mais quando eu soube que o campeão olímpico Kaio Márcio iria estar participando. Eu gosto de nadar no mar por causa da aventura. No começo, bateu bastante ansiedade, mas depois pensa que a gente é capaz e segue. Quero agradecer muito pela oportunidade e estou muito feliz”, destacou o jovem.

A classificação do percurso de 5 km ficou assim: Masculino: 1º lugar – Remilson Honorato; 2º lugar – Rogério Honorato; 3º lugar – Diego Sá. Classificação Geral Feminino: 1º lugar – Viviane Velasquez; 2º lugar – Viviane Cássia e 3º lugar – Marina Palmeira.

Passava das 11h quando os primeiros nadadores chegaram à Praia do Bessa. A classificação do percurso de 13 km foi: Masculino: 1º lugar – Kaio Márcio de Almeida; 2º lugar – Paulo Bezerra Dutra; 3º lugar – Davi Marcelo Galdino. Feminino: 1º lugar – Karina de Alencar Torres.

Continue Lendo