Nos acompanhe

Paraíba

Governador assina protocolo de intenções com empresa dinamarquesa para instalação de energia eólica

Publicado

em

O governador João Azevêdo assinou, nesta quinta-feira (24), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o protocolo de intenções com a empresa dinamarquesa de energia eólica Vestas, que desenvolve projeto para instalação de parques eólicos nos municípios de Araruna, Cacimba de Dentro, Riachão, Cuité e Damião. O empreendimento, denominado de projeto Fragata, irá gerar um investimento inicial de R$ 1 bilhão e a criação de 600 empregos diretos e indiretos durante o período de construção.

Os parques eólicos terão uma potência instalada de 252 MW de energia elétrica gerada a partir dos ventos para o mercado nacional e capaz de abastecer o consumo de mais de 125 mil famílias.

Na ocasião, o governador destacou o potencial da Paraíba na geração de energias renováveis e a capacidade de atrair novos investimentos, promovendo o desenvolvimento sustentável e preparando o estado para o futuro. “A Paraíba tem uma gestão fiscal eficiente e um ambiente favorável de negócios. Temos o rating A pela Secretaria do Tesouro Nacional por dois anos consecutivos, uma excelente logística de transporte, localização estratégica, o que permite a geração de emprego e renda e o impulsionamento da nossa economia”, frisou.

O diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, ressaltou que a Paraíba tem se consolidado como um grande hub de energias renováveis no Nordeste. “Assinamos mais um protocolo de intenções de energias renováveis com a maior fabricante de aerogeradores do mundo, um investimento estratégico para o estado, levando energia verde para a região de Araruna, Cacimba de Dentro, Riachão, Cuité e Damião. Nós já temos empreendimentos de empresas de Portugal, França, Espanha, fábrica de painéis solares e atraímos mais esse grande empreendimento para o nosso estado”, declarou.

O head de desenvolvimento no Brasil da Empresa Vestas Desenvolvimento SA, Jessé Bortoli, elencou os fatores predominantes para instalação do parque eólico na Paraíba. “A região tem um grande potencial de recurso eólico, determinante para que a Vestas realizasse esse investimento no desenvolvimento, somadas à infraestrutura logística e à mão-de-obra qualificada local disponível para atuar no projeto”, comentou.

O sócio-diretor de Engenharia na Renobrax Energias Renováveis, Stevan RuSchel, destacou os aspectos social e econômico do projeto de energia limpa. “Esse é um empreendimento que permite a geração de renda direta e indireta, levando um grande benefício para a população local com o aumento no índice de participação dos municípios, o que aumenta a produção de riqueza e a distribuição de renda e vamos trabalhar para colocar o projeto em operação o quanto antes”, falou.

A Vestas, que atua há 40 anos no desenvolvimento e implantação de soluções de energia sustentável, é considerada líder mundial no seu segmento. Atualmente ela projeta, fabrica, instala, opera e mantém turbinas eólicas com mais de 160 GW instalados em 88 países.

Os secretários Deusdete Queiroga (Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente), Marialvo Laureano (Fazenda) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) estiveram presentes.

Continue Lendo

Paraíba

Tradicional ‘Romaria da Penha’ acontecerá neste sábado após dois anos de intervalo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A tradicional ‘Romaria da Penha’ acontecerá neste sábado (26/11), a partir das 22h, em João Pessoa, Capital da Paraíba. Neste ano será celebrada a 259ª edição de um dos maiores eventos religiosos do país, com saída da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida João Machado, 51, no Centro de João Pessoa.

A Romaria – e a Festa da Penha – tem o tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”. A Festa acontece até o dia 27 de novembro. No domingo (20/11) missas serão celebradas às 07h, 09h e 17h. De segunda a sexta, de 21 a 25 de novembro, as missas acontecerão às 19h30.

Trânsito e Segurança

Para este dia, autoridades competentes se reuniram e traçaram esquemas especiais de trânsito e segurança.

A operação especial de trânsito contará com 100 agentes de mobilidade, promovendo bloqueios e desvios necessários por todo o trajeto, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – local de saída – Centro, passando por bairros como Jaguaribe, Torre, Bancários e Mangabeira até o Santuário de Nossa Senhora da Penha – local de chegada – Praia da Penha.

Já para o esquema de segurança se farão presentes durante todo o trajeto integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Corpo de Bombeiros (CB) e Polícia Civil (PC).

Trajeto

A Romaria contará com a seguinte programação: às 17h a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Às 22h será iniciada a caminhada com destino ao Santuário onde, por volta das 03h30 da manhã, será celebrada a missa solene campal de encerramento após os 14km do trajeto serem percorridos.

Romeiros

A expectativa dos organizadores é que, neste ano, o número de fiéis e simpatizantes que acompanharão o evento seja bastante expressivo, chegando a ultrapassar a contagem tradicional de 500.000 (quinhentas mil) pessoas, uma vez que esta será a primeira romaria a ser realizada após dois anos de intervalos provocados pelo vírus da Covid-19. Estão sendo esperados participantes vindos de todas as regiões da Paraíba e também de Estados vizinhos. Vários trios elétricos acompanharão a multidão durante o trajeto com músicas e orações.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Após cobrança, Daniella Ribeiro comemora decisão do MDR sobre retomada da operação carro-pipa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publicou portaria anunciando o retorno da operação carro-pipa que havia sido suspensa pelo Governo Federal no início desta semana. Na quinta-feira (24), a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) enviou ofícios ao MDR e ao Ministério da Defesa pedindo a retomada do serviço que atende cerca de 1,6 milhão de paraibanos.

A decisão do MDR foi publicada em portaria e abre crédito suplementar em favor do ministério, especificamente para a operação carro-pipa. Segundo a portaria, foram destinados R$ 21,4 milhões para que a operação seja retomada na próxima semana.

No plenário do Senado Federal, na quarta-feira (23), Daniella fez um pronunciamento sobre o problema da escassez hídrica agravada pela suspensão do abastecimento de água em estados nordestinos. Na Paraíba, são 159 municípios atendidos por 674 carros-pipa. Durante a semana, a senadora recebeu vários prefeitos no gabinete falando da angústia diante da suspensão do serviço.

“Essa decisão nos deixa momentaneamente aliviados, o Nordeste precisa da operação carro-pipa em pleno funcionamento. Essa foi uma pauta pela qual lutei incessantemente esta semana, em Brasília, junto com prefeitos paraibanos, aflitos com a possiblidade de racionamento. Estamos aliviados, mas vamos acompanhar e voltar a cobrar, se assim for preciso”, declarou a senadora.

Confira ofícios

OFICIO Nº 144-2022 – Min. Desenvolvimento Regional (MDR) – carros-pipa

OFICIO Nº 145-2022 – Min. Defesa – carros-pipa

Continue Lendo

Paraíba

Lucas Ribeiro se reúne com Lígia Feliciano e debate transição do cargo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-governador eleito, Lucas Ribeiro, se reuniu na manhã dessa sexta-feira (25), com Lígia Feliciano para debater a transmissão do cargo. Lucas destacou os serviços prestados por Lígia durante os oito anos que esteve a frente da vice-governadoria.

“Tive a honra de me reunir hoje com a vice-governadora Lígia Feliciano, para dialogarmos sobre a transição do cargo. Dra. Lígia está como vice-governadora há oito anos e tem muito trabalho prestado pelo nosso estado. Agradeço a receptividade e a disponibilidade de compartilhar sua experiência na função, que sem dúvidas foi de muito êxito. Seguiremos juntos por uma Paraíba cada vez melhor.”, registrou Lucas.

Confira publicação

 

Continue Lendo