Nos acompanhe

Brasil

Tarcísio ignora PL, descarta Queiroga e nomeia Eleuses como novo secretário da Saúde de São Paulo

Publicado

em

O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou o médico e ex-deputado federal Eleuses Paiva (PSD) como novo secretário de Saúde do estado.

De acordo com esta matéria originalmente publicada em O Globo, o nome de Eleuses Paiva já era esperado. Ex-presidente da Associação Médica Brasileira (AMB) por dois mandatos (1999 a 2005) e ex-vice-prefeito de São José do Rio Preto (SP), ele colaborou com o programa de governo de Tarcísio na área de Saúde e foi citado como favorito para o cargo pelo próprio governador eleito em diversas ocasiões.

O médico é a favor do uso da vacina e de máscara contra a Covid-19 e foi crítico da falta de diálogo entre o governo federal e estadual durante a pandemia. Ao longo da campanha eleitoral, Eleuses Paiva defendeu a implementação da telemedicina para reduzir a sobrecarga do sistema de saúde paulista.

Apesar de ser considerado um nome técnico, Eleuses Paiva entra na cota de indicações do presidente do PSD, Gilberto Kassab. Como mostrou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, tentava emplacar o ministro Marcelo Queiroga para o cargo.

Nascido em Santos, Eleuses Paiva é formado pela Faculdade de Medicina de Itajubá (MG) e tem especialização em medicina nuclear pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor na Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp). Além de presidente da AMB, o ex-deputado também esteve à frente da Associação Paulista de Medicina entre 1995 e 1999.

A confirmação do nome ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira. Ao longo do dia, o governador eleito se reuniu com aliados políticos como o deputado e pastor Gilmaci Santos, do Republicanos, e o empresário Otavio Fakhoury, presidente do Mais Brasil, partido nascido da fusão do Patriota e do PTB, e investigado no Inquérito das Fake News no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao deixar a reunião com o governador, Fakhoury disse que indicou nomes de seu partido para integrar o governo de Tarcísio. As sugestões são para as áreas econômicas e de relações com o mercado.

Eleuses Paiva é o segundo secretário anunciado por Tarcísio. No sábado, o governador eleito confirmou o nome do secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, para o comando da Educação.

Continue Lendo

Brasil

Lula defende Aguinaldo como relator da PEC da reforma tributária na regulamentação do projeto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (23) manter na regulamentação da reforma tributária o mesmo relator do texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o tema aprovada no ano passado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Ao menos um dos projetos de lei da regulamentação deve ser encaminhado ao Congresso ainda nesta semana. Segundo Lula, o texto do governo foi fechado na segunda-feira (22/04).

Segundo a Folha, Lula ressaltou que a indicação do relator é prerrogativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas afirmou que o deputado está familiarizado com o tema e as negociações, o que pode facilitar na tramitação do texto.

“Ontem nós fechamos a proposta final daquilo que vai [para o Congresso] para regulamentação da reforma tributária […]. O que seria ideal, do ponto de vista dos interesses da Fazenda, que já trabalhou na aprovação do projeto principal, é que você tivesse o mesmo relator. O cara já está familiarizado, participou de todas as discussões, você poderia ganhar tempo”, disse.

Continue Lendo

Brasil

Daniella Ribeiro se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO), posição que assumiu no ano de 2023 juntamente com os membros da comissão anterior.

Os novos integrantes da CMO serão escolhidos na quarta-feira (24/04) durante reunião marcada para as 14h30, quando devem ser eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.

A comissão é responsável por votar projetos de lei relativos ao Plano Plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias, ao Orçamento da União e a créditos adicionais.

Habitualmente, a CMO é instalada até a última terça-feira do mês de março de cada ano, data em que termina o mandato dos membros da comissão anterior. Em 2023, os relatores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram, respectivamente, os deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP) e Danilo Forte (União-CE).

As funções de direção da CMO, de relator-geral da LOA e de relator da LDO são exercidas, de forma alternada, por senadores e deputados. Neste ano, obedecendo à regra de alternância, um deputado será o presidente da comissão e os relatores da LOA e da LDO serão senadores.

Continue Lendo

Brasil

Reajuste de 57% no salário de paraibana presidente do Banco do Brasil é tema de crítica da oposição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parlamentares de oposição criticaram a possibilidade de a presidente do Banco do Brasil receber um aumento salarial de 57%. A proposta será votada na próxima sexta na Assembleia Geral de Acionistas. Se for aprovada, a paraibana Tarciana Medeiros passará a ganhar R$ 117 mil mensais.

A medida gerou repercussão e foi tema de críticas por parlamentares da oposição.

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), declarou que vai falar contra o reajuste nas redes e em plenário. O parlamentar classificou a possibilidade de aumento de 57% como “uma vergonha” e disse que o Brasil está sangrando.

Tarciana foi nomeada pelo presidente Lula (PT) em janeiro deste ano e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história.

Continue Lendo