Nos acompanhe

Paraíba

Covid-19: São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba registram maiores aumentos de casos no país

Publicado

em

Casos de covid-19 estão em alta em 15 Estados brasileiros, de acordo com o Boletim Infogripe, levantamento elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado nesta semana. A tendência é observada por meio de notificação de registros de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). São Paulo, Rio de Janeiro e Paraíba observam a alta com maior intensidade.

De acordo com esta matéria originalmente publicada no Estadão, os outros 11 Estados, além do Distrito Federal, com aumento moderado na tendência das últimas seis semanas foram Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Santa Catarina.

O estudo tem como base os dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) na semana epidemiológica 46, que vai de 13 a 19 de novembro.

Nessas últimas quatro semanas epidemiológicas, dos casos positivos de SRAG, 61,8% foram de Sars-CoV-2 (Covid-19); 16,3% vírus sincicial respiratório (VSR); 6,2% para influenza A; 0,2% para influenza B.

Entre os óbitos, 2,0% para influenza A; 0,0% para influenza B; 0,7% VSR; e 93,3% para Sars-CoV-2.

O crescimento no número de casos de covid-19 se deu em todas regiões do País e dados de exames laboratoriais por idade mostram predominância principalmente na população adulta, acima de 60 anos.

No caso da Influenza houve queda em Estados que entre os meses de setembro e outubro passaram por um aumento. Em São Paulo, os casos de VSR continuam numerosos em crianças de até 4 anos e apresentam retomada do crescimento nesse público no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Entre as capitais

Entre as capitais, 17 das 27 apresentaram sinais moderados de crescimento na tendência das últimas seis semanas até o dia 19. A maioria delas mostraram sinais de consistência nesse crescimento para a população adulta ligados ao aumento de casos de SRAG nos Estados.

As capitais em questão são Aracajú (SE), Belém (PA), plano piloto e arredores de Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Cuidados necessários

Em nota da Fiocruz, o pesquisador Marcelo Gomes ressalta que, para reduzir a transmissão do vírus, os cuidados devem ser reforçados neste momento. “É extremamente importante que a população retome o uso de máscaras adequadas em situações de maior exposição, como transporte público, locais fechados ou mal ventilados, aglomerações e nas unidades de saúde.” recomenda o coordenador do InfoGripe.

“Além disso, estar com a vacinação em dia é fundamental para diminuir o risco de agravamento da doença” acrescenta.

 

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito de cidade sertaneja celebra conclusão de asfaltamento em parceria com Governo do Estado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de São Bento, Jarques Lúcio, celebrou a conclusão do asfaltamento da “Rua Velha” e destacou que a sinalização vertical já começou a ser instalada. O gestor destacou que a construção das estações elevatórias já foram concluídas.

“A nossa querida Rua Velha está de cara nova. O asfaltamento da via foi concluído e agora estamos colocando em prática a sinalização horizontal. Além disso, a construção das estações elevatórias já foram concluídas também. Toda essa ação é uma grande parceria da gestão municipal com o governo do estado, que pela primeira vez em nossa história proporcional mais de 42 mil m² asfaltamento.”, comemorou Jarques.

Confira publicação

Continue Lendo

Paraíba

Cabo Gilberto destaca conta do Twitter banida e reforça que redes sociais beneficiaram a esquerda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado Cabo Gilberto Silva comentou a notícias sobre possível beneficiamento da rede social Twitter a esquerda durante as eleições presidenciais no Brasil. O deputado destacou que teve seu perfil banido sem aviso prévio e cobrou de Elon Musk investigações.

“O twitter assim como o facebook, instagram e outras mídias sociais interferiram e beneficiaram a esquerda nas eleições, e isso não ocorreu somente no Brasil. A direita vem sofrendo censura e boicote o tempo todo. Tive a minha conta de Twitter banida sem nenhum aviso prévio, sem nenhum motivo plausível. Espero que o novo dono do twitter resolva essa censura absurda que só tem prejudicado um lado.”, registrou Cabo Gilbeto.

Confira publicação

 

 

Continue Lendo

Paraíba

Pressionado, Galdino diz que dará celeridade ao julgamento de contas “encalhadas” Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual reeleito Adriano Galdino (Republicanos), que é o atual presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), decidiu responder ao apelo feito por Fernando Catão, presidente do TCE-PB (Tribunal de Contas do Estado da Paraíba).

Catão apelou para que Galdino inicie a análise de, pelo menos, seis processos já julgados pela Corte de Contas e que também devem ser julgadas pela Casa Legislativa.

Em resposta ao presidente da Corte de Contas, Galdino afirmou que providenciará a celeridade devida para realização dos julgamentos das ditas contas que estão “encalhadas” na ALPB.

Dentre as contas reprovadas que aguardam o trâmite na Assembleia Legislativa também estão as de 2016, 2017 e 2018 referentes à gestão do ex-governador Ricardo Coutinho (PT); e as de 2019 e 2020 do atual governador João Azevêdo (PSB).

Presidência ALPB

Já em relação ao fato de ter sido escolhido como o candidato do Republicanos para disputar o comando da Mesa Diretora da Assembleia no segundo biênio da próxima legislatura (2025-2026), Galdino afirmou que a decisão foi tomada sob consenso e que, a partir de agora, irá buscar apoio dos demais parlamentares.

Continue Lendo