Nos acompanhe

Paraíba

Tradicional ‘Romaria da Penha’ acontecerá neste sábado após dois anos de intervalo

Publicado

em

A tradicional ‘Romaria da Penha’ acontecerá neste sábado (26/11), a partir das 22h, em João Pessoa, Capital da Paraíba. Neste ano será celebrada a 259ª edição de um dos maiores eventos religiosos do país, com saída da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida João Machado, 51, no Centro de João Pessoa.

A Romaria – e a Festa da Penha – tem o tema “Senhora da Penha, dá-nos sabedoria e amor; ensina-nos a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz”. A Festa acontece até o dia 27 de novembro. No domingo (20/11) missas serão celebradas às 07h, 09h e 17h. De segunda a sexta, de 21 a 25 de novembro, as missas acontecerão às 19h30.

Trânsito e Segurança

Para este dia, autoridades competentes se reuniram e traçaram esquemas especiais de trânsito e segurança.

A operação especial de trânsito contará com 100 agentes de mobilidade, promovendo bloqueios e desvios necessários por todo o trajeto, entre a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes – local de saída – Centro, passando por bairros como Jaguaribe, Torre, Bancários e Mangabeira até o Santuário de Nossa Senhora da Penha – local de chegada – Praia da Penha.

Já para o esquema de segurança se farão presentes durante todo o trajeto integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Corpo de Bombeiros (CB) e Polícia Civil (PC).

Trajeto

A Romaria contará com a seguinte programação: às 17h a imagem de Nossa Senhora da Penha sairá em carreata do Santuário até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Às 22h será iniciada a caminhada com destino ao Santuário onde, por volta das 03h30 da manhã, será celebrada a missa solene campal de encerramento após os 14km do trajeto serem percorridos.

Romeiros

A expectativa dos organizadores é que, neste ano, o número de fiéis e simpatizantes que acompanharão o evento seja bastante expressivo, chegando a ultrapassar a contagem tradicional de 500.000 (quinhentas mil) pessoas, uma vez que esta será a primeira romaria a ser realizada após dois anos de intervalos provocados pelo vírus da Covid-19. Estão sendo esperados participantes vindos de todas as regiões da Paraíba e também de Estados vizinhos. Vários trios elétricos acompanharão a multidão durante o trajeto com músicas e orações.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Raniery Paulino passa a integrar o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-deputado estadual e atual primeiro suplente de deputado federal pelo Republicanos, Raniery Paulino, aceitou e já assumiu um cargo no Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), em Brasília.

Raniery, que deve ser beneficiado com o cumprimento de um acordo feito com a cúpula do seu partido pouco antes das Eleições 2022, assumindo também o mandato na Câmara como deputado federal, revelou que a conquista do cargo junto ao Confea se deu por reconhecimento de seus esforços e não por indicação política, uma vez que sempre trabalhou muito em defesa dos integrantes de categorias como a da Engenharia.

Através das redes sociais, o guarabirense, que já está em Brasília dando expediente desde a segunda-feira (06/02), agradeceu ao Confea pela confiança depositada em seu trabalho e renovou, na mesma ocasião, a sua disposição para a construção de uma sociedade melhor.

“Obrigado a imprensa paraibana pelos inúmeros registros da nova missão que assumi. Agradeço ao Confea a confiança na minha força de trabalho. Sempre defendi a valorização das categorias profissionais, com CREA-PB [Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba] firmamos muitas parcerias exitosas, como a Lei de minha autoria que instituiu o BIM (Building Information Modeling). Renovo minha disposição para construirmos uma sociedade melhor, especialmente para as futuras gerações”, disse Raniery.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura prepara operação especial de trânsito e transporte para abertura do Folia de Rua

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), preparou, para a próxima quinta-feira (09), quando acontece a abertura oficial do Folia de Rua, uma operação especial de trânsito e transporte. O objetivo é garantir a segurança viária, o disciplinamento do fluxo de veículos e os deslocamentos dos usuários de ônibus até o Ponto de Cem Réis, local onde ocorrerá o show da cantora Margareth Menezes.

De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, a partir das 17h, as equipes da Semob-JP já estarão posicionadas para organização do trânsito da região. “A indicação do prefeito Cícero Lucena é de que sigamos com nossos agentes de mobilidade em pontos estratégicos, trabalhando especialmente para o disciplinamento do fluxo e a segurança viária das pessoas. Orientamos aos foliões que caso façam uso de bebida alcoólica não dirijam e também respeitem as demais normas do CTB, a fim de evitarmos acidentes e vítimas”, ressaltou.

O esquema operacional do órgão de trânsito contará com o trabalho de 25 agentes de mobilidade, realizando bloqueios e desvios, além de orientações tanto aos pedestres quanto os condutores de veículos motorizados, indicando ainda os espaços reservados para taxistas, viaturas operacionais e administrativas.

Bloqueios e desvios – A partir das 17h será bloqueado o acesso a Praça 1817 (sentido Visconde de Pelotas) e a Praça João Pessoa. Nesta, a intervenção será necessária para concentração e deslocamento do Bloco Anjo Azul, que também será realizado na quinta-feira (09).

Estacionamentos reservados – Taxistas poderão estacionar em vagas nas seguintes ruas: Praça 1817 (sentido Avenida Padre Meira), Eliseu Cézar e Barão do Abiaí. Já as viaturas administrativas poderão estacionar na Praça 1817 (sentido Avenida Visconde de Pelotas) e as viaturas operacionais na Avenida Visconde de Pelotas.

Transporte público – Segundo a programação da Diretoria de Transportes da Semob-JP, haverá oferta de transporte público tanto para ir ao Ponto de Cem Réis quanto para retornar após o show. Para isso, 23 linhas permanecerão em circulação até o horário das 22h50. Destas, 16 continuarão até 00h, entre elas as circulares 1500 e 5100, além das 102, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 401, 504, 507, 510, 701, 602 e 104.

Vale ressaltar que após a 00h, ônibus extras serão colocados à disposição da população de acordo com a demanda. Caso a equipe de fiscalização observe a necessidade de reforço, o número de viagens poderá ser ampliado.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

João oficializa Vice-Governadoria em CG, assina apoios a eventos religiosos e visita obras nesta 5ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo cumpre agenda de trabalho em Campina Grande, nesta quinta-feira (9), com a oficialização da Vice-Governadoria localizada no prédio do Escritório de Representação do Governo, às 9h. Ao lado do vice-governador Lucas Ribeiro, ele receberá representantes de eventos religiosos realizados durante o Carnaval, para assinatura de apoio estrutural aos encontros. Em seguida, se reúne com vereadores campinenses.

A agenda será retomada às 15h30 com visita a uma das obras do Governo do Estado em execução em Campina Grande, o Arco Metropolitano Leste, que está com a primeira etapa praticamente concluída e a segunda em andamento.

Os serviços, executados pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), vão beneficiar, diretamente, cerca de 650 mil pessoas da região metropolitana da Rainha da Borborema. A pavimentação visa interligar as rodovias BR-230, BR-104 e PB-095 e retirar o tráfego de longa distância do centro da cidade, que é realizado, principalmente, por caminhões pesados, resultando no ordenamento do trânsito na zona central da cidade e melhorando a mobilidade urbana.

Continue Lendo