Nos acompanhe

Paraíba

Diversos serviços vacinam todos os públicos a partir de seis meses contra Covid-19

Publicado

em

Seguindo com a campanha preventiva na rede municipal de saúde, a Prefeitura de João Pessoa convida pais e responsáveis de crianças e adolescentes para aproveitar esse período de férias e atualizar a caderneta de vacinação. É uma oportunidade também para colocar em dia ou iniciar o esquema vacinal contra Covid-19.

Nesta quarta-feira (18), todos os serviços de referência estão devidamente abastecidos com o imunizante da Coronavac, com a nova remessa que chegou ao município para o público-alvo, que são as crianças de 3 e 4 anos de idade.

“Seguindo a orientação do Ministério da Saúde e este imunizante estará disponível também para as crianças entre 5 e 11 anos das crianças que estiverem iniciando o esquema vacinal com a primeira e segunda dose. É importante vacinar e manter este grupo protegido, tanto com as vacinas que previnem contra Covid-19, como também com os imunizantes que fazem parte do calendário de rotina”, alertou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

As vacinas estão disponíveis nas Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, das Praias e Mandacaru), Centro de Imunização e Unidades da Saúde da Família no horário de funcionamento dos serviços. Já no ponto fixo instalado no Mangabeira Shopping, o horário de segunda a sexta-feira é das 13h às 22h e aos sábados, de 8h às 16h.

Todos os serviços ofertam os imunizantes de campanha e de rotina, garantindo a assistência preventiva. O número Disque Vacina funciona de segunda a sexta-feira, pelos números (83) 98600-4815 e 3212-3371, e continuará atendendo para realização de agendamentos apenas de crianças com comorbidades e acamadas, restritas aos leitos.

Vacina segura – Em relação à vacinação de crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou no dia 16 de setembro de 2022, a ampliação do uso da vacina Pfizer para imunização contra Covid-19 em crianças entre 6 meses e 2 anos de idade. Para esta avaliação, a Agência contou com a consulta e o acompanhamento de um grupo de especialistas, que teve acesso aos dados dos estudos e resultados apresentados pelo laboratório.

Para este novo grupo, o esquema primário é composto com três doses, em que as duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose para esta faixa etária.

Documentação para crianças – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial ou certidão de nascimento da criança e cartão SUS.

Disque vacina – No caso de dúvida ou para mais informações os usuários também podem ligar para o ‘Disque Vacina’, pelos números 98600-4815 e 98699-2917, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Ainda, estes números seguirão fazendo agendamentos para vacinação domiciliar de crianças e acamadas, restritos aos leitos.

Locais para vacinação em João Pessoa nesta quarta-feira (18):

Crianças a partir dos seis meses a 2 anos (sem agendamento)
1ª dose: Pfizer
– Mangabeira Shopping (pedestres) – 13h às 22h
Crianças a partir dos 3 e 4 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronavac
2ª dose: Coronavac (28 dias)
– USF Integrada Cruz das Armas I – 7h às 11h e 12h às 16h
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h
Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)
1ª dose: Coronava
2ª dose: Coronavac (28 dias)
– USF Integrada Cruz das Armas I – 7h às 11h e 12h às 16h
– Policlínicas (Mandacaru, Cristo, Mangabeira e das Praias) – 8h às 16h
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h
A partir de 12 anos (sem agendamento)
1ª dose: 12+
2ª dose: Janssen, Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)
3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)
4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h
– Mangabeira Shopping (drive e pedestres) – 13h às 22h
Vacinação Domiciliar
– Exclusivamente para crianças com comorbidades e restritas ao leito – acamados
Agendamento pelos números: (83) 98600-4815 e 3212-3371
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)
*Exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

Continue Lendo

Paraíba

Ministro Silvio Costa Filho vai receber título de cidadão paraibano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai receber o título de cidadão paraibano. A propositura é do deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) e reconhece os ‘relevantes serviços’ que o ministro prestou à Paraíba no tocante a investimentos no Porto de Cabedelo e melhorias nos aeroportos de João Pessoa e Campina Grande.

“Silvio Costa Filho tem desempenhado um trabalho reconhecido em todo o país. Com uma gestão focada no incentivo ao desenvolvimento e crescimento do setor, anunciou aporte de recursos para melhoria e modernização em aeroportos, portos e hidrovias. A Paraíba está contemplada neste plano de investimentos”, destacou Jutay.

O ministro tem papel importante na requalificação do Porto de Cabedelo que visa aumentar a capacidade operacional e a infraestrutura, proporcionando uma série de melhorias. Entre as obras, estão a drenagem, pavimentação, construção de pátio de contêineres, reforma do auditório e o Porto Cidade, programa que busca promover a saúde e o bem-estar da população de Cabedelo por meio de consultas médicas e exames laboratoriais.

Além disso, para atender uma demanda antiga dos usuários do Porto de Cabedelo, também foi entregue o Truck Center que vai funcionar como centro de apoio logístico, organizando o fluxo e estacionamento de veículos, com capacidade para 700 caminhões. O espaço é uma iniciativa do Ministério dos Portos, Governo da Paraíba e a Companhia Docas-PB e representa um investimento de R$ 16 milhões.

O ministro também acompanhou as melhorias no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. A unidade passou por um processo de ampliação e modernização que garantiu um incremento de 80% na capacidade operacional do aeródromo. Ele também esteve em Campina Grande para inaugurar a reforma no Aeroporto João Suassuna permitindo a ampliação no número de voos e de passageiros que circulam pelo local.

Perfil – Silvio Costa Filho nasceu em Recife (Pernambuco) e é formado pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco com especialização em administração. Começou sua vida na política no movimento estudantil da universidade, foi o vereador mais jovem da história do Recife, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco por três mandatos. É deputado federal e desde setembro de 2023 ocupa o Ministério de Portos e Aeroportos.

Continue Lendo

Paraíba

Com revisão de carteira aprovada pelo BID, Programa João Pessoa Sustentável segue avançando

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Ocorreu nesta quarta-feira (17), em Brasília, mais uma revisão de carteira do Programa João Pessoa Sustentável, conduzida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O evento reforçou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a promoção de um desenvolvimento urbano integral e responsável, consolidando as bases para as próximas etapas do programa. De João Pessoa, acompanharam remotamente a reunião o vice-prefeito Leo Bezerra, que representou o prefeito Cícero Lucena; o secretário de Gestão Governamental, Diego Tavares; e toda a equipe do Programa João Pessoa Sustentável.

Entre os participantes da reunião em Brasília estavam Antônio Elizeu, coordenador geral da Unidade Executora do Programa (UEP); Vitor Cavalcanti, coordenador executivo; e Gilson Coelho, do Instituto Áquila. Pelo BID, que financia o João Pessoa Sustentável, estiveram presentes Paola Arrunategui, chefe de Operações do BID no Brasil; Clementine Tribouillard, chefe do projeto em João Pessoa e especialista em desenvolvimento urbano; Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil; além de representantes do Tesouro Nacional e da Secretaria Especial de Assuntos Internacionais do Governo (Seadin).

“Primeiro, agradecer o empenho do prefeito Cícero Lucena, o que vem fazendo uma grande diferença no sucesso do Programa. Agradeço também pela ajuda da Áquila e, em particular, da nossa equipe. De seis em seis meses temos essa revisão de carteira, essencial para prestarmos contas dos avanços e desafios que enfrentamos. Mais uma vez, ficaram todos muito confiantes que, de fato, estamos avançando no Programa”, ressaltou Elizeu.

“Estou muito satisfeita. Hoje conheci vários colegas pessoalmente. Agora estamos em uma velocidade de cruzeiro, numa dinâmica muito boa, apesar dos desafios pela complexidade do Programa”, disse Clementine Tribouillard.

Avanços apresentados – Em 2023, o Programa entregou nove imóveis por meio da Compra Assistida, uma das soluções de reassentamento para as famílias de áreas de risco do Complexo Beira Rio (CBR), e está negociando mais 23 em 2024, sendo que sete já foram pagos. Paralelamente, vem acontecendo a construção dos 747 apartamentos de até três quartos, também para as famílias das áreas de risco do CBR. Além disso, há um plano de urbanização completo para as comunidades do território, que incluem melhorias em serviços de esgoto, água, drenagem, iluminação e acessibilidade.

Ainda sobre o combate ao déficit habitacional, 2.283 famílias foram contempladas através do Programa, beneficiando especialmente 1.911 mulheres chefes de família com a titularidade dos imóveis nos conjuntos de contrapartida: Saturnino de Brito, São José, Vista Alegre e Colinas de Gramame.

Capacitação – A capacitação para mulheres do Complexo Beira Rio é outra prioridade do Programa, com 16 delas já tendo completado um curso de pintura para inserção no mercado de trabalho.

Fortalecimento de gestão – Recentemente, novos equipamentos foram entregues à Defesa Civil, melhorando significativamente sua capacidade de resposta rápida e eficiente.

Outras obras – O Parque Socioambiental do Roger segue avançando com previsão de conclusão para dezembro de 2024, oferecendo um novo espaço de lazer e capacitação com 21 hectares. O Programa inclui a requalificação do prédio do antigo Celeiro, no Altiplano, para a implantação do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a criação de dois novos Data Centers e o desenvolvimento do Parque Linear do Complexo Beira Rio, o que evitará novas inundações e invasões em área de risco.

Programa – O João Pessoa Sustentável será executado até junho de 2026 e está orçado em US$ 159,6 milhões, sendo US$ 100 milhões financiados pelo BID e US$ 59,6 milhões de contrapartida municipal, mantendo seu compromisso de promover o desenvolvimento urbano sustentável e fortalecer a gestão pública, visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Continue Lendo

Paraíba

João Azevêdo minimiza convocação de secretário de Educação pela Assembleia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), minimizou, em entrevista ao @portaldacapital nesta quinta-feira (18/04), a convocação para que o secretário de Educação do Estado, Roberto Souza, compareça ao plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) para prestar esclarecimentos sobre problemas na pasta.

O requerimento foi apresentado por parlamentares de oposição, mas a decisão também é endossada por deputados governistas. A prova disso é que o pedido foi aprovado por unanimidade na Casa Legislativa.

Para João, o estremecimento é visto com naturalidade e trata-se de um “processo normal”. Ele afirmou, também, que Roberto permanecerá no cargo enquanto estiver exercendo uma boa atuação.

“Estamos tratando isso com muita naturalidade. Isso é um processo normal. Cabe à Assembleia convocar e quando for possível o secretário vai lá e dar as explicações necessárias. Não é questão de ser mantido, o secretário vai permanecer no cargo até enquanto ele se sinta confortável de trabalhar no cargo e exercer o trabalho dele que está sendo um trabalho excelente. Essa discussão é muito menos externa do que interna, e é isso que vai ser tratado”, ressaltou.

Além do titular, também foram convocadas, a secretária adjunta da Educação, Pollyanna Loreto, e a diretora Maria Elizabete.

Confira:

 

Continue Lendo