

Paraíba
Autora paraibana Amneres realiza tarde de autógrafo em Exposição na Orla do Cabo Branco
Janeiro continua com muitas atividades na exposição “Floresta Branca”, espaço com programação gratuita e aberta ao público, que apresenta o trabalho de artistas plásticos nordestinos de renome nacional e oferece também palestras, oficinas, talks, mostras de artistas e artesãos e atividades variadas para pessoas de todas as idades.
Abrindo a programação da semana, nesta terça-feira (24) acontece a tarde de autógrafos da paraibana Amneres, que traz o seu novo livro de poemas “MARÍ(N)TIMO”, um mergulho na trajetória do homem em sua viagem existencial pelo Planeta.
“A metáfora de uma jornada e o homem é o passageiro dessa nau da existência, que vai do nascimento à morte, à transcendência, quando tem início uma nova jornada rumo às estrelas” é como a autora define o 12º livro de sua carreira.
O livro é dividido em duas partes: a primeira traz um poema épico sob o título “Apocalipse Nau”, composto por um prólogo, 21 cantos e um epílogo, todo construído durante a pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 e 2021. A segunda parte é intitulada “Poesia de Bordo” e traz 54 poemas escritos pela autora nos últimos sete anos.
A escritora paraibana deixou João Pessoa e seu paraíso particular, a praia do Cabo Branco, para viver em Brasília aos 18 anos de idade. A capital do país transformou sua visão de mundo, incorporando-se definitivamente a sua poética.
Amneres tem mais onze livros publicados: Pedro Penseiro (1980), EmQuatro (1985), Humaníssima Trindade (1993), Rubi (1997), Razão do Poema (2000), Entre Elas (2004), Eva-Poemas em Verso e Prosa (2007), Diário da Poesia em Combustão (2010), 50 Crônicas de Brasília (2012), Verbo e Carne (2015) e o Roteiro Geopoético de Brasília (2021).
Com acesso gratuito, a tarde de autógrafos terá início às 16 horas e, logo mais, às 19h, a artista Carolis se apresenta no “Terça Musical”, programação semanal da exposição. Além disto, também na terça-feira acontece a
Sobre a Exposição Floresta Branca
A exposição Floresta Branca é uma iniciativa da Bauten, A4M e Trinus.co, com o objetivo de fazer uma reflexão sobre temas fundamentais para o futuro: processos construtivos inteligentes, valorização social, cultura, história, bioarquitetura, bioconstrução, entre outros.
A exposição Floresta Branca tem o apoio de CASACOR Paraíba, Coral, Criare, Emlur, Maped, Metro Ladrilhos Hidráulicos, Mundo das Tintas, Palitot Outdoor Living (Grupo Vime), São Braz e Stiluz Iluminação.
Programação Exposição Floresta Branca:
24/01 – Tarde de autógrafos, Terça Musical e Atividade Faça Você Mesmo sua Xilogravura
Tarde de autógrafos e Terça Musical
16h – Amneres autografa seu novo livro de poesias: MARÍ(N)TIMO
18h – Apresentação musical com Carolis
Atividade “Faça você mesmo sua xilogravura”
Quatro matrizes, sendo duas de J Borges e duas de Pablo Borges, serão disponibilizadas para que as pessoas possam imergir na experiência de escolher uma matriz.
16h às 18h
24/01 – Atividade Faça Você Mesmo sua Xilogravura
16h às 18h
25/01 – Exposição de Sérgio Azol
16h às 22h
26/01 – Atividade Faça Você Mesmo sua Xilogravura
16h às 18h
28/01 – Oficina de Colagem de Xilogravura com Gabriel Fernandes
O artista plástico potiguar Gabriel Fernandes vai ensinar a arte de fazer uma colagem planejada com peças inspiradas na xilogravura. Com inscrições gratuitas, a oficina terá duas turmas.
Turmas: 16h e 17h
29/01 – Exposição de Sérgio Azol
16h às 22h
30/01 – Fechado
SERVIÇO – EXPOSIÇÃO FLORESTA BRANCA
Período: 16 de dezembro a 28 de fevereiro
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 16 às 22 horas
Endereço: Avenida Cabo Branco, 1630
Entrada: Gratuita
Artistas principais em exposição: Sérgio Helle, Sérgio Azol e Marlene Almeida
Mais informações:
www.instagram.com/penseflorestabranca
www.florestabranca.com.br
Paraíba
HNL realiza mutirão de cirurgias em alusão a prevenção do câncer de pele

Um dia repleto de esperança no Hospital Napoleão Laureano! Nesse fim de semana, o setor de dermatologia realizou o mutirão de cirurgias contra o câncer de pele em cerca de 30 pacientes oncológicos do HNL. Uma ação que contou com a participação de cirurgiões dermatológicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul que vieram participar de forma voluntária desse dia de muito trabalho e solidariedade.
Seu Gilvado Inácio da Silva, 69 anos, foi um dos pacientes contemplados pelo mutirão e afirma que foi um dia de muita alegria. “Hoje estou feliz todo! Uma grande felicidade tirar essas ‘murrinhas’ que estavam ‘comendo meu couro’. Graças a Deus chegou esse mutirão, porque antes eu tratava o câncer de pele de forma particular, mas o dinheiro acabou… ou eu vinha pro Laureano ou o câncer já tinha me levado. Sou muito grato a Deus por fazer essa cirurgia”, celebra o paciente.
A médica Kamila Magno explica que por conta da covid-19, muitos pacientes deixaram de procurar o dermatologista e só agora voltaram a ter acompanhamento dermatológico. “Com esse retorno, percebemos a presença de lesões maiores. Então, como não tivemos o mutirão no mês passado em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, convidamos médicos de outros estados para virem nos ajudar e eles se dispuseram a operar conosco nesse mutirão que foi um sucesso”, destaca a coordenadora da Dermatologia do HNL.
Segundo a especialista, o câncer de pele é o mais frequente no corpo humano. “Como estamos no verão tentamos orientar aos pacientes e população o quanto é importante a não exposição ao sol. A maioria dos canceres de pele são evitáveis quando se usa a prevenção do filtro solar, das camisas de proteção ultravioleta e a não exposição em horários de pico”, explica a Dra. Kamila Magno.
Para a dermatologista do Rio de Janeiro-RJ, Fernanda Franco, foi um dia surpreendente. Sobretudo, pela cordialidade dos profissionais do HNL. “Esse é o terceiro mutirão que participo aqui no Laureano. Fazemos parte de um grupo de dermatologistas que se uniu para combater o câncer de pele de forma gratuita. Ficamos surpresos com a organização do Laureano e receptividade da equipe de enfermagem e administração do hospital. Fazemos isso por conta própria e foi excelente ver que pudemos aproveitar bem o momento para ajudarmos a salvar vidas. Com certeza participaremos outras vezes”, comenta a médica carioca.
O presidente da Fundação Napoleão Laureano fez questão de ressaltar a iniciativa do hospital em se unir a profissionais de outros estados para realizar um mutirão de cirurgias oncológicas. “Hoje foi um dia de muita gratidão aos médicos que vieram de fora para nos ajudar nessa luta contra o câncer. Somos o Hospital da Vida e sempre estaremos promovendo ações que possam devolver a esperança de dias melhores aos nossos pacientes”, pontua Marcelo Lucena Filho.
Paraíba
Solenidade: Leo Bezerra prestigiará posse na Assembleia e Cícero Lucena no Congresso Nacional

O vice-prefeito Leo Bezerra confirmou, na manhã desta terça (31/01), que representará o prefeito Cícero Lucena na posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba. Leo destacou que Cícero está em Brasília e irá representar João Pessoa na posse dos deputados federais e senadores.
Leo afirmou Cícero também participará de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. “Pra mim será de forma muito tranquila a condução dos trabalhos na Capital que eu tanto amo.”, destacou.
Confira vídeo
Paraíba
Deputado Eduardo Brito deve aderir à bancada de situação na Assembleia Legislativa

O deputado estadual Eduardo Brito fez elogios a postura “republicana” de convocar todos os deputados de situação e oposição adotada pelo governador João Azevedo. Em entrevista ao @portaldacapital, Brito afirmou que seguira uma postura independente na Assembleia.
“Importante a postura do governador João Azevedo no dia de hoje, uma postura altamente republicana”, elogiou o parlamentar.
Eles destacou que não seguirá oposição e nem situação. “Votamos no governador João no primeiro turno e por questões locais não votamos no segundo. Mas adotamos uma postura independente, estamos adotando a posição da bancada do povo paraibano para o crescimento do estado”, explicou.
Confira vídeo