Nos acompanhe

Paraíba

Com cores e formas inconfundíveis, Clóvis Júnior estreia mostra especial em comemoração aos 40 anos

Publicado

em
O Espaço Arte Brasil tem se consolidado como um local de democratização da arte, promovendo a aproximação entre público, obra e artista. Nesta quarta-feira (25) acontece a estreia da mostra Clóvis Júnior — 40 anos de arte Naif e fica aberta ao público a partir do dia 26. O artista, que já tem obras em exposição, traz peças que permeiam toda sua história na pintura e xilogravura, com suas cores e formas inconfundíveis. “Já trabalhamos com o Espaço Arte Brasil, um local bastante acolhedor e que, em pouco tempo, já conseguiu imprimir uma marca que mistura autenticidade e sofisticação. A nossa exposição terá novas obras, inclusive, com algumas feitas especificamente para essa Mostra”, revela.
A exposição estará à mostra aos passantes no Liv Mall até 28 de fevereiro, gratuitamente. Com isso o público pode não apenas contemplar, mas também levar um pouco de arte para casa ou presentear. “Como se trata de uma exposição comemorativa, vou levar também quadros antigos, do início da minha carreira. Quase todas as peças podem ser adquiridas, apenas algumas poucas que fazem parte do meu arquivo, não estarão à venda. Estas estarão apenas para a apreciação do público”, explica.
As obras — Desde muito cedo, Clóvis Júnior se apaixonou pela arte. Quando criança, já imitava as figuras dos gibis que lia. “Não lembro da minha vida sem os desenhos e depois sem as tintas. Vivo de arte e a arte vive em mim, sempre viveu”, comenta.
As características da arte de Clóvis Júnior são bem definidas pelos seus traços, pelas cores fortes e vibrantes e o conjunto das composições. “A minha inspiração vem das tradições, das festas e da religiosidade que eu trouxe da minha terra Guarabira, mas também retrato o meu ambiente, o que me toca, coisas relacionadas a minha região. Há elementos que estão presentes na maioria das minhas obras, como os cajus — que são memórias do bairro onde moro há mais de 30 anos, o Bessa”, conta.
Outra característica marcante dos trabalhos do artista são as mulheres, de todas as cores, como personagens principais das composições. “Creio que os temas com que trabalho e as cores que utilizo têm uma grande aceitação do público por transmitir alegria e, ao mesmo tempo, calmaria nesses tempos tão difíceis e agitados em que vivemos”, completa.
Esteticamente, as telas de Clóvis Júnior transmitem por meio da intensidade de suas cores e massas visuais separadas por contornos finos, uma leveza na qual as figuras parecem flutuar no espaço nas mais diversas situações. O artista define que a percepção da cor depende da maneira como o cérebro interpreta a distribuição do comprimento de ondas de luz que penetra nos olhos. Por isso, ela tanto pode ser analisada sob o aspecto físico/óptico, no que diz respeito à natureza da luz, ou fisiológico/visual, quando se pensa na forma como o olho vê a cor.
Para conferir a mostra, o Espaço Arte Brasil fica no térreo do Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania, João Pessoa – PB, 58037-005. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h. Para mais informações, o perfil do Instagram é @espacoartebrasil.
Serviço:
Abertura da mostra Clóvis Júnior – 40 anos de arte Naif
Quando: de 26 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023
Onde: Espaço Arte Brasil  –  térreo do Liv Mall Shopping – Av. Gov. Flávio Ribeiro Coutinho, 500 – Jardim Oceania
Horário:  segunda a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos das 13h às 21h
Entrada gratuita

Continue Lendo

Paraíba

HNL realiza mutirão de cirurgias em alusão a prevenção do câncer de pele

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dia repleto de esperança no Hospital Napoleão Laureano! Nesse fim de semana, o setor de dermatologia realizou o mutirão de cirurgias contra o câncer de pele em cerca de 30 pacientes oncológicos do HNL. Uma ação que contou com a participação de cirurgiões dermatológicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul que vieram participar de forma voluntária desse dia de muito trabalho e solidariedade.

Seu Gilvado Inácio da Silva, 69 anos, foi um dos pacientes contemplados pelo mutirão e afirma que foi um dia de muita alegria. “Hoje estou feliz todo! Uma grande felicidade tirar essas ‘murrinhas’ que estavam ‘comendo meu couro’. Graças a Deus chegou esse mutirão, porque antes eu tratava o câncer de pele de forma particular, mas o dinheiro acabou… ou eu vinha pro Laureano ou o câncer já tinha me levado. Sou muito grato a Deus por fazer essa cirurgia”, celebra o paciente.

A médica Kamila Magno explica que por conta da covid-19, muitos pacientes deixaram de procurar o dermatologista e só agora voltaram a ter acompanhamento dermatológico. “Com esse retorno, percebemos a presença de lesões maiores. Então, como não tivemos o mutirão no mês passado em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, convidamos médicos de outros estados para virem nos ajudar e eles se dispuseram a operar conosco nesse mutirão que foi um sucesso”, destaca a coordenadora da Dermatologia do HNL.
Segundo a especialista, o câncer de pele é o mais frequente no corpo humano. “Como estamos no verão tentamos orientar aos pacientes e população o quanto é importante a não exposição ao sol. A maioria dos canceres de pele são evitáveis quando se usa a prevenção do filtro solar, das camisas de proteção ultravioleta e a não exposição em horários de pico”, explica a Dra. Kamila Magno.

Para a dermatologista do Rio de Janeiro-RJ, Fernanda Franco, foi um dia surpreendente. Sobretudo, pela cordialidade dos profissionais do HNL. “Esse é o terceiro mutirão que participo aqui no Laureano. Fazemos parte de um grupo de dermatologistas que se uniu para combater o câncer de pele de forma gratuita. Ficamos surpresos com a organização do Laureano e receptividade da equipe de enfermagem e administração do hospital. Fazemos isso por conta própria e foi excelente ver que pudemos aproveitar bem o momento para ajudarmos a salvar vidas. Com certeza participaremos outras vezes”, comenta a médica carioca.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano fez questão de ressaltar a iniciativa do hospital em se unir a profissionais de outros estados para realizar um mutirão de cirurgias oncológicas. “Hoje foi um dia de muita gratidão aos médicos que vieram de fora para nos ajudar nessa luta contra o câncer. Somos o Hospital da Vida e sempre estaremos promovendo ações que possam devolver a esperança de dias melhores aos nossos pacientes”, pontua Marcelo Lucena Filho.

Continue Lendo

Paraíba

Solenidade: Leo Bezerra prestigiará posse na Assembleia e Cícero Lucena no Congresso Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito Leo Bezerra confirmou, na manhã desta terça (31/01), que representará o prefeito Cícero Lucena na posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba. Leo destacou que Cícero está em Brasília e irá representar João Pessoa na posse dos deputados federais e senadores.

Leo afirmou Cícero também participará de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. “Pra mim será de forma muito tranquila a condução dos trabalhos na Capital que eu tanto amo.”, destacou.

Confira vídeo

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Eduardo Brito deve aderir à bancada de situação na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Eduardo Brito fez elogios a postura “republicana” de convocar todos os deputados de situação e oposição adotada pelo governador João Azevedo. Em entrevista ao @portaldacapital, Brito afirmou que seguira uma postura independente na Assembleia.

“Importante a postura do governador João Azevedo no dia de hoje, uma postura altamente republicana”, elogiou o parlamentar.

Eles destacou que não seguirá oposição e nem situação. “Votamos no governador João no primeiro turno e por questões locais não votamos no segundo. Mas adotamos uma postura independente, estamos adotando a posição da bancada do povo paraibano para o crescimento do estado”, explicou.

Confira vídeo

Continue Lendo