Nos acompanhe

Paraíba

Guia do Visitante às pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em app para celular

Publicado

em

A juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, disse que o Guia do Visitante das pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em aplicativo para celular. A ferramenta atual pode ser acessada por meio do link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/guia-do-visitante. Lá os interessados vão encontrar informações a respeito do cadastro de visita, documentos necessários para sua inscrição, quem pode visitar os reeducandos e reeducandas, quais procedimentos permitidos e objetos que podem ser levados no dia da visita, entre outros detalhes pertinentes ao método, como visita conjugal.

A ideia do Guia do Visitante nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Conselho da Comunidade e o Departamento de Ciências Exatas da UFPB – Campus IV (Rio Tinto). Para o desenvolvimento dessa medida também foram ouvidos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Ministério Público e Defensoria Pública.

“O Guia do Visitante surgiu diante da grande demanda dos familiares que tinham muitas dúvidas em relação ao processo de visitação. O Conselho da Comunidade teve participação decisiva para a implantação do manual. Nossa ideia é transformar o guia do visitante em um aplicativo para celular. Estamos na fase de desenvolvimento da ferramenta”, adiantou Andréa Arcoverde.

As informações contidas no site da Seap foram pleiteadas por familiares à própria VEP-JP, em audiências públicas realizadas no Poder Judiciário estadual. “O Tribunal de Justiça da Paraíba tem o compromisso de concretizar a Justiça, por meio de uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. E por isso, somos parceiros da Secretaria na divulgação dessas importantes informações, sempre focadas na ressocialização”, acrescentou Andréa Arcoverde.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, informou que o Guia do Visitante passou a funcionar em setembro do ano passado. Para ele, é uma iniciativa relevante pois, além de instruir os familiares e demais pessoas cadastradas como visitantes, é também uma ferramenta que melhora o diálogo dos profissionais do sistema prisional com os familiares. “Essa relação torna o serviço da Secretaria mais humanizado e dinâmico. Nosso reconhecimento ainda ao Tribunal de Justiça da Paraíba, ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública do Estado pelo envolvimento no projeto”, pontuou o secretário.

Já o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal, Thiago Robson Santos Lopes, considera a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e a Vara de Execução Penal parceiros constantes na concretização de ações que melhorem as condições de vida das pessoas que cumprem pena ou estão, provisoriamente, nos presídios e penitenciárias da Paraíba. “Hoje, temos informações completas que interessam aos familiares das pessoas privadas de liberdade. Informações que vão desde os materiais permitidos para ingresso na visita, como toda a legislação vinculada à execução da pena”, comentou. Thiago Robson disse, ainda, que o Conselho da Comunidade atua diretamente com familiares e apenados e nasceu da Vara de Execução Penal.

Documentos necessários – Para a realização do cadastro no Guia do Visitante são necessários: concordância, por escrito, do preso, sobre a conveniência ou não da visitação; comprovação da condição de ser cônjuge, companheira(o) ou do grau de parentesco; cópia da carteira original de identidade do visitante; cópia da carteira original do cadastro de pessoas físicas; cópia de comprovante de residência dos últimos seis meses; duas fotos recentes e iguais; e certidão de antecedentes criminais. No Guia do Visitante, os familiares também têm acesso às leis, procedimentos, links, perguntas e respostas acerca de questões relacionadas à visitação e etc.

Continue Lendo

Paraíba

HNL realiza mutirão de cirurgias em alusão a prevenção do câncer de pele

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dia repleto de esperança no Hospital Napoleão Laureano! Nesse fim de semana, o setor de dermatologia realizou o mutirão de cirurgias contra o câncer de pele em cerca de 30 pacientes oncológicos do HNL. Uma ação que contou com a participação de cirurgiões dermatológicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul que vieram participar de forma voluntária desse dia de muito trabalho e solidariedade.

Seu Gilvado Inácio da Silva, 69 anos, foi um dos pacientes contemplados pelo mutirão e afirma que foi um dia de muita alegria. “Hoje estou feliz todo! Uma grande felicidade tirar essas ‘murrinhas’ que estavam ‘comendo meu couro’. Graças a Deus chegou esse mutirão, porque antes eu tratava o câncer de pele de forma particular, mas o dinheiro acabou… ou eu vinha pro Laureano ou o câncer já tinha me levado. Sou muito grato a Deus por fazer essa cirurgia”, celebra o paciente.

A médica Kamila Magno explica que por conta da covid-19, muitos pacientes deixaram de procurar o dermatologista e só agora voltaram a ter acompanhamento dermatológico. “Com esse retorno, percebemos a presença de lesões maiores. Então, como não tivemos o mutirão no mês passado em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, convidamos médicos de outros estados para virem nos ajudar e eles se dispuseram a operar conosco nesse mutirão que foi um sucesso”, destaca a coordenadora da Dermatologia do HNL.
Segundo a especialista, o câncer de pele é o mais frequente no corpo humano. “Como estamos no verão tentamos orientar aos pacientes e população o quanto é importante a não exposição ao sol. A maioria dos canceres de pele são evitáveis quando se usa a prevenção do filtro solar, das camisas de proteção ultravioleta e a não exposição em horários de pico”, explica a Dra. Kamila Magno.

Para a dermatologista do Rio de Janeiro-RJ, Fernanda Franco, foi um dia surpreendente. Sobretudo, pela cordialidade dos profissionais do HNL. “Esse é o terceiro mutirão que participo aqui no Laureano. Fazemos parte de um grupo de dermatologistas que se uniu para combater o câncer de pele de forma gratuita. Ficamos surpresos com a organização do Laureano e receptividade da equipe de enfermagem e administração do hospital. Fazemos isso por conta própria e foi excelente ver que pudemos aproveitar bem o momento para ajudarmos a salvar vidas. Com certeza participaremos outras vezes”, comenta a médica carioca.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano fez questão de ressaltar a iniciativa do hospital em se unir a profissionais de outros estados para realizar um mutirão de cirurgias oncológicas. “Hoje foi um dia de muita gratidão aos médicos que vieram de fora para nos ajudar nessa luta contra o câncer. Somos o Hospital da Vida e sempre estaremos promovendo ações que possam devolver a esperança de dias melhores aos nossos pacientes”, pontua Marcelo Lucena Filho.

Continue Lendo

Paraíba

Solenidade: Leo Bezerra prestigiará posse na Assembleia e Cícero Lucena no Congresso Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito Leo Bezerra confirmou, na manhã desta terça (31/01), que representará o prefeito Cícero Lucena na posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba. Leo destacou que Cícero está em Brasília e irá representar João Pessoa na posse dos deputados federais e senadores.

Leo afirmou Cícero também participará de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. “Pra mim será de forma muito tranquila a condução dos trabalhos na Capital que eu tanto amo.”, destacou.

Confira vídeo

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Eduardo Brito deve aderir à bancada de situação na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Eduardo Brito fez elogios a postura “republicana” de convocar todos os deputados de situação e oposição adotada pelo governador João Azevedo. Em entrevista ao @portaldacapital, Brito afirmou que seguira uma postura independente na Assembleia.

“Importante a postura do governador João Azevedo no dia de hoje, uma postura altamente republicana”, elogiou o parlamentar.

Eles destacou que não seguirá oposição e nem situação. “Votamos no governador João no primeiro turno e por questões locais não votamos no segundo. Mas adotamos uma postura independente, estamos adotando a posição da bancada do povo paraibano para o crescimento do estado”, explicou.

Confira vídeo

Continue Lendo