Nos acompanhe

Notícias

IPM comemora Dia Nacional do Aposentado com avanços para a categoria

Publicado

em

Nesta terça-feira (24), é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. Na Capital, o órgão representativo da categoria é o Instituto de Previdência do Município (IPM-JP), responsável por gerir a previdência do quadro efetivo de funcionários da Prefeitura de João Pessoa desde 1984. O órgão atende aproximadamente 7.640 beneficiários e reforça o compromisso de garantir todos os direitos dos servidores públicos, com a aposentadoria por idade, invalidez, compulsória e pensão por morte.

“O IPM-JP presta um serviço de excelência na concessão de benefícios e na administração dos ativos financeiros do fundo previdenciário do município, com selo de excelência pró-gestão, emitido pelo Ministério da Previdência, o que gera tranquilidade e segurança aos servidores aposentados que tanto contribuíram para o crescimento da Prefeitura de João Pessoa”, enfatiza Caroline Agra, superintendente do órgão.

O selo de qualidade, concedido às instituições que possuem melhores práticas de gestão previdenciária e transparência nos processos, permite realizar melhores investimentos dos recursos e manter um alto nível de gerenciamento da instituição.

Além do selo, em 2022, o IPM-JP conquistou o 3° lugar no prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária e o Prêmio Destaque Brasil de Investimentos, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM), ficando em 7° lugar entre os institutos de previdência do país, na categoria de Investimentos dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) que possui acima de cinco mil segurados ativos. “As premiações são o reconhecimento de boas práticas de gestão nesse tipo de regime”, enfatizou Caroline Agra.

No Dia Nacional do Aposentado o IPM-JP também comemora avanços na legislação. Em 2022, o Poder Legislativo Municipal aprovou a Lei Ordinária nº 14.487/2022. A lei altera a estrutura administrativa do instituto disposta na Lei 10.684 de 2005, possibilitando maior celeridade aos processos de concessão e cálculos previdenciários.

Prova de vida – Os aposentados contam, ainda, com a atualização cadastral anual, que é a Prova de Vida, procedimento importante para evitar fraudes e pagamentos indevidos. O segurado deve fazer o agendamento no seu mês de aniversário através do portal (https://www.ipmjp.pb.gov.br) e se dirigir ao IPM-JP com seus documentos. Aquele que perder o prazo pode ter o benefício retido.

Benefícios – O IPM-JP dispõe do ‘Clube de Vantagens dos Aposentados’, que oferece descontos e promoções numa ampla rede de conveniados. O clube conta com diversas opções para os aposentados, que podem aproveitar o preço mais baixo em farmácias, clínicas médicas, planos odontológicos, óticas, lavanderias, escolas de idiomas, restaurantes, barbearias, entre outros. A lista completa dos conveniados está no site ipmjp.pb.gov.br.

Serviços prestados pelo IPM-JP:
– Concessão de aposentaria e pensão
– Revisão de aposentadorias e pensão
– Controle atuarial da PMJP
– Administração do Fundo Previdenciário
– Administração da folha de pagamento dos aposentados e pensionistas
– Emissão de contracheques dos aposentados e pensionistas
– Emissão de Declaração de Imposto de Renda para aposentados e        pensionistas
– Emissão de Certidão de Tempo de Contribuição para servidores da PMJP
– Serviço social para comprovação de Prova de Vida
– Recadastramento dos aposentados e pensionistas
– Educação previdenciária para os servidores ativos da PMJP

Continue Lendo

Paraíba

HNL realiza mutirão de cirurgias em alusão a prevenção do câncer de pele

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Um dia repleto de esperança no Hospital Napoleão Laureano! Nesse fim de semana, o setor de dermatologia realizou o mutirão de cirurgias contra o câncer de pele em cerca de 30 pacientes oncológicos do HNL. Uma ação que contou com a participação de cirurgiões dermatológicos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul que vieram participar de forma voluntária desse dia de muito trabalho e solidariedade.

Seu Gilvado Inácio da Silva, 69 anos, foi um dos pacientes contemplados pelo mutirão e afirma que foi um dia de muita alegria. “Hoje estou feliz todo! Uma grande felicidade tirar essas ‘murrinhas’ que estavam ‘comendo meu couro’. Graças a Deus chegou esse mutirão, porque antes eu tratava o câncer de pele de forma particular, mas o dinheiro acabou… ou eu vinha pro Laureano ou o câncer já tinha me levado. Sou muito grato a Deus por fazer essa cirurgia”, celebra o paciente.

A médica Kamila Magno explica que por conta da covid-19, muitos pacientes deixaram de procurar o dermatologista e só agora voltaram a ter acompanhamento dermatológico. “Com esse retorno, percebemos a presença de lesões maiores. Então, como não tivemos o mutirão no mês passado em alusão ao ‘Dezembro Laranja’, convidamos médicos de outros estados para virem nos ajudar e eles se dispuseram a operar conosco nesse mutirão que foi um sucesso”, destaca a coordenadora da Dermatologia do HNL.
Segundo a especialista, o câncer de pele é o mais frequente no corpo humano. “Como estamos no verão tentamos orientar aos pacientes e população o quanto é importante a não exposição ao sol. A maioria dos canceres de pele são evitáveis quando se usa a prevenção do filtro solar, das camisas de proteção ultravioleta e a não exposição em horários de pico”, explica a Dra. Kamila Magno.

Para a dermatologista do Rio de Janeiro-RJ, Fernanda Franco, foi um dia surpreendente. Sobretudo, pela cordialidade dos profissionais do HNL. “Esse é o terceiro mutirão que participo aqui no Laureano. Fazemos parte de um grupo de dermatologistas que se uniu para combater o câncer de pele de forma gratuita. Ficamos surpresos com a organização do Laureano e receptividade da equipe de enfermagem e administração do hospital. Fazemos isso por conta própria e foi excelente ver que pudemos aproveitar bem o momento para ajudarmos a salvar vidas. Com certeza participaremos outras vezes”, comenta a médica carioca.

O presidente da Fundação Napoleão Laureano fez questão de ressaltar a iniciativa do hospital em se unir a profissionais de outros estados para realizar um mutirão de cirurgias oncológicas. “Hoje foi um dia de muita gratidão aos médicos que vieram de fora para nos ajudar nessa luta contra o câncer. Somos o Hospital da Vida e sempre estaremos promovendo ações que possam devolver a esperança de dias melhores aos nossos pacientes”, pontua Marcelo Lucena Filho.

Continue Lendo

Paraíba

Solenidade: Leo Bezerra prestigiará posse na Assembleia e Cícero Lucena no Congresso Nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vice-prefeito Leo Bezerra confirmou, na manhã desta terça (31/01), que representará o prefeito Cícero Lucena na posse dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa da Paraíba. Leo destacou que Cícero está em Brasília e irá representar João Pessoa na posse dos deputados federais e senadores.

Leo afirmou Cícero também participará de reunião da Frente Nacional dos Prefeitos. “Pra mim será de forma muito tranquila a condução dos trabalhos na Capital que eu tanto amo.”, destacou.

Confira vídeo

Continue Lendo

Paraíba

Deputado Eduardo Brito deve aderir à bancada de situação na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Eduardo Brito fez elogios a postura “republicana” de convocar todos os deputados de situação e oposição adotada pelo governador João Azevedo. Em entrevista ao @portaldacapital, Brito afirmou que seguira uma postura independente na Assembleia.

“Importante a postura do governador João Azevedo no dia de hoje, uma postura altamente republicana”, elogiou o parlamentar.

Eles destacou que não seguirá oposição e nem situação. “Votamos no governador João no primeiro turno e por questões locais não votamos no segundo. Mas adotamos uma postura independente, estamos adotando a posição da bancada do povo paraibano para o crescimento do estado”, explicou.

Confira vídeo

Continue Lendo