Nos acompanhe

Paraíba

CASO ISEA: “Precisamos reconhecer o que a gestão fez”, diz presidente do Conselho de Saúde

Publicado

em

Nesta terça-feira, 24, a mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde de Campina Grande visitou o Instituto de Saúde Elipídio de Almeida (Isea). Para a presidente do CMS-CG, Ângela Carvalho, é necessário reconhecer o trabalho da Prefeitura de Campina Grande, no enfrentamento do problema da energia, na maternidade.

“Enquanto órgão fiscalizador, precisamos ter a responsabilidade de reconhecer o que a gestão fez, no último sábado m, nesta instituição hospitalar. Quero tranquilizar a população de Campina Grande e da Paraíba que o Isea, esse hospital histórico de nossa cidade, continua funcionando firme e forte”, disse.

Com a presidente, estavam também os demais representantes da mesa diretora, Derlópidas Gomes (vice-presidente); Evandro Júlio (primeiro secretário); e Romualdo Figueiredo (segundo secretário); além da presidente da Comissão Parlamentar da Saúde, da Câmara Municipal, a vereadora Carol Gomes; e do secretário de Saúde de Campina Grande, Gilney Porto.

Além do Conselho, outros órgãos fiscalizadores e consultivos visitaram o Isea e atestaram a responsabilidade, assertividade e agilidade das ações da Prefeitura, a exemplo do Ministério Público do Estado da Paraíba e do Conselho Regional de Medicina da Paraíba. A vereadora Carol Gomes, que é fisioterapeuta e profissional de saúde de carreira do Município, acompanhou o trabalho da Secretaria de Saúde desde o sábado, 21, dia da ocorrência do curto-circuito que ensejou a falta de energia na maternidade.

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba é o 3º Estado do Nordeste com maior segurança alimentar para a população

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba é o terceiro Estado do Nordeste com maior segurança alimentar para a população. Os dados são resultado de um estudo realizado pelo IJSN (Instituto Jones dos Santos Neves), cuja análise foi produzida a partir de dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua): Rendimento de Todas as Fontes 2023.

De acordo com as informações, com 64,1% a Paraíba só é superada pelos Estados do Ceará (64,9%) e do Rio Grande do Norte (66,6%) superando assim, Alagoas (63,8%), Pernambuco (62,5%), Bahia (60%), Piauí (58%), Maranhão (56,4%) e Sergipe (50,8%).

Ainda segundo os dados, a Paraíba superou, inclusive, a taxa do próprio Nordeste que é de 61,2% em se tratando do índice de segurança alimentar. (Confira tabela ao final do texto)

Em linhas gerais, o levantamento aponta que as taxas de pobreza e extrema pobreza do Brasil caíram em 2023 para os menores patamares de uma série histórica iniciada em 2012 (27,5% e 4,4%, respectivamente) evidenciando que a redução dos indicadores foi disseminada nas diferentes regiões do país.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça mantém prisão de ex-diretora supostamente envolvida em fraude no Hospital Padre Zé

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça paraibana decidiu pela manutenção da prisão de Jannyne Dantas Miranda e Silva, ex-diretora administrativa do Hospital Padre Zé, apontada como cúmplice no esquema criminoso supostamente comandado pelo padre Egídio de Carvalho Neto, ex-diretor da unidade hospitalar filantrópica e, também pela ex-tesoureira, Amanda Duarte.

A defesa de Jannyne, que está presa desde o mês de novembro de 2023, havia solicitado à Justiça que a investigada fosse beneficiada com prisão domiciliar uma vez que seria apontada como participante em suposta fraude envolvendo um carro e não sobre os desvios de recursos.

O pedido porém, foi negado pelo juiz da 4ª Vara Criminal de João Pessoa, José Guedes Cavalcanti Neto, na manhã desta quinta-feira (25/04).

O caso

O caso que ficou conhecido como ‘Escândalo do Padre Zé’ trata de investigações de um esquema criminoso supostamente capitaneado pelo padre Egídio de Carvalho Neto que teria promovido o desvio de cerca de R$ 140 milhões em verbas e produtos frutos de doações ao Instituto São José e Ação Social Arquidiocesana (ASA) e ao Hospital Padre Zé, unidade hospitalar filantrópica instalada em João Pessoa e dirigida pelo religioso. As investigações apontam que os desvios teriam sido utilizados para erguer fortuna em benefício do próprio Egídio.

Leia também: Confira a íntegra do pedido de prisão do padre Egídio e de duas ex-diretoras do Hospital Padre Zé

As investigações apontaram Jannyne Dantas Miranda e Silva (ex-diretora administrativa) e Amanda Duarte Silva Dantas (ex-tesoureira) como supostas cúmplices no esquema criminoso comandado pelo padre.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra reforça importância da distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante distribuição de 65 toneladas de gêneros alimentícios para 67 entidades de João Pessoa, nesta quarta-feira (24/04), o vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) destacou a função social e oportunidade de renda para famílias da agricultura familiar, que produzem os alimentos, dentro do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A distribuição teve início na sede do Banco de Alimentos do Município, no bairro do Geisel.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), são beneficiadas, por mês, 56 instituições, 14 Cras, seis Cozinhas Comunitárias e cinco hospitais, totalizando 260 toneladas de alimentos – sendo 65 toneladas por semana. Leo comemorou o dado, reforçando o compromisso da Prefeitura para garantir a distribuição toda semana. “É desse jeito que a gente vai construir uma cidade cada vez melhor, com muita parceria, com muita dedicação e com muito esforço da nossa equipe. Nossa equipe trabalha diuturnamente para propiciar melhorias no serviço. A Prefeitura está próxima da população isso é fato”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo