Nos acompanhe

Paraíba

Eduardo cobra providências a órgãos competentes após danos contra o patrimônio histórico em Areia

Publicado

em

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), lamentou a destruição do piso do casarão José Rufino, em Areia, uma construção com mais de 200 anos, e cobrou aos órgãos competentes, a responsabilização da prefeitura pelos danos causados ao patrimônio histórico da cidade.
O prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o único no Brasil a conservar o piso original de senzalas.
Eduardo cobrou providências urgentes ao IPHAN e IPHAEP para que a prefeitura de Areia seja responsabilizada pelos danos causados contra a história e cultura da cidade. Ele também vai acionar o Ministério Público do Estado (MPPB) e o Ministério Público Federal (MPF) para que instaurem um inquérito visando a punição dos responsáveis. “É lamentável vermos uma situação vergonhosa como essa que destruiu parte da memória de uma cidade tão rica culturalmente como Areia. Queremos providências urgentes, uma apuração rigorosa e a responsabilização dos culpados”, frisou.
Eduardo Carneiro também criticou a forma amadora como a prefeitura vem lidando com o caso, que repercutiu de forma negativa em todo o estado e sendo tratado como um crime sem precedentes contra a história. “Essa é mais uma lambança, uma ação atabalhoada de uma gestão que não disse a que veio, infelizmente”, arrematou.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio entrega material para projeto que promove aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças de JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Tarcísio Jardim (PP), entregou, nesta terça-feira (23/04), 95 kimonos para crianças beneficiadas do projeto social ‘Lutando & Vencendo’ que promove aulas gratuitas de jiu-jitsu em João Pessoa.

Através de emenda parlamentar impositiva, Tarcísio destaca esforços do mandato no apoio ao incentivo ao esporte na promoção de direitos e cidadania às crianças.

“Onde principalmente crianças são inseridas no esporte através do jiu-jitsu. Essas crianças com certeza ficaram aí longe de problemas, longe das drogas, serão cidadãos muito mais respeitadores e convictos que eles têm que agir com honra, com educação e o esporte vai ser uma ferramenta muito determinante nessa implementação desses valores e desses princípios”, detalhou em vídeo publicado nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Maratona de João Pessoa 2024 reuniu mais de 5 mil pessoas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A segunda edição da Maratona de João Pessoa aconteceu no último domingo e reuniu cerca de  5 mil participantes. Com inscrições esgotadas, participaram do evento inscritos de mais de 25 estados, além de contar com inscritos de fora do país.

Com categorias de 5km, 10km, 21km e 42km, o trajeto da prova teve início no Busto de Tamandaré e seguiu pelos bairros de Manaíra, Bessa, Intermares, Ponta de Campina, Poço e Centro.

O vencedor da maratona, Adriel Gomes, finalizou a prova com 02 horas, 38 minutos e 40 segundos. Para ele, o resultado foi uma conquista de muita dedicação e perseverança. “Eu era o tipo de pessoa que não aguentava correr 20 quilômetros. Do ano passado pra cá, com disciplina, planejamento e dedicação, comecei a me desafiar a correr cada vez mais longe. É preciso muito treino para estar aqui e não desistir dos nossos objetivos”, afirmou.

Já Nina Barbalho, a primeira colocada na categoria feminina da maratona, que concluiu a prova com o tempo de 03 horas, 19 minutos e 21 segundos, destacou que o dia do evento celebra todo o treinamento realizado. “É uma realização estar aqui, afinal, dia de maratona é dia de festa. A gente precisa treinar muito pra correr uma prova dessa, no dia de hoje colocamos em prática tudo o que temos praticado, é essencial ter muita dedicação”, declarou.

Este tipo de evento esportivo movimenta uma grande cadeia econômica ligada ao turismo: hoteis, restaurantes, comércio, transportes, passeios, entre outros. O evento já é um marco na Capital e muito aguardado pelos praticantes do esporte, é o que declara Olié Martins, organizador do evento.

“É muito gratificante organizar mais um evento esportivo para a cidade de João Pessoa e poder contar com a resposta do público. Esgotamos todas as vagas disponíveis da competição, contamos com estados de todas as regiões do país e, ainda, participantes do Uruguai. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado”, comentou Olié.

A competição foi mais uma realização da Run Eventos e Zenite Esportes, responsáveis também por organizar a Meia Maratona de João Pessoa, Jampa Run e a Volta Ciclística de João Pessoa.

O evento teve patrocínio da Eco Construtora, São Braz, Gatorade, Michelob Ultra, Polar, Pé de Fruta, Meggashoes e Uniesp, e contou com parceria do Nord Hotels e da Reabilita Fisioterapia. A maratona também teve apoio da Prefeitura de João Pessoa e da Rádio 98FM.

As fotos da Maratona de João Pessoa podem ser conferidas no site oficial da competição: www.maratonadejoaopessoa.com.br .

Resultados 

  • Categoria 42km:

Feminino:

1 Nina Barbalho – 03h19min21s

2 Adriana Vieira de Menezes – 03h24min33s

3 Kananda Michelle Fernandes da Silva – 03h35min48s

4 Gabriela Cavalcante Urbano – 03h36min56s

5 Antonnelly de Araujo Batista – 03h40min05s

Masculino:

1 Adriel Gomes – 02h38min40s

2 Leandro Luiz Castelo Branco de Oliveira Rocha – 02h52min25s

3 Sinezio Gomes da Silva – 02h57min56s

4 Tarcio de Carvalho Melo – 03h04min45s

5 Herbert Almeida Furtado – 03h09min57s

  • Categoria 21km:

Feminino:

1 Isabelle de Moura Silva – 01h33min52s

2 Leony Morgana – 01h36min06s

3 Erliene Araujo Freire – 01h37min25s

4 Rossana de Sa – 01h38min58s

5 Edilane Paula de Andrade – 01h44min20s

Masculino:

1 Rafael Gomes Figueiredo – 01h13min42s

2 Batista Ferreira Machado – 01h15min01s

3 Marcio Jose da Silva – 01h18min19s

4 Robson Barbosa da Silva – 01h18min33s

5 Jonas Cordeiro da Silva – 01h20min33s

  • Categoria 10km:

Feminino:

1 Rosicleide Silveira Alves – 39min43s

2 Lyzandra de Hollanda Cavalcante Souto Maior 41min48s

3 Lindalva Maria Galdino de Lima – 42min02s

4 Naiza Alves do Nascimento – 48min10s

5 Maria Angelica Silva Monteiro – 49min52s

Masculino:

1 Rodrigo Viturino da Silva – 33min20s

2 Leonardo Santos da Silva – 34min34s

3 Jose Ricardo Bezerra de Menezes – 34min37s

4 Natanael Luiz Batista de Araujo – 36min50s

5 Lenilton Arlindo da Silva – 38min16s

  • Categoria 5km:

Feminino:

1 – Fernanda de Araujo Paz 21min34s

2 Gizele Patricia da Silva 22min07s

3 Jane Klebia Coutinho de Oliveira 22min08s

4 Maria Aparecida dos Santos – 22min19s

5 Maria De Lourdes R de Oliveira – 21min51s

Masculino:

1 Paulo Roberto Ferreira do Nascimento – 16min24s

2 Lucas – 16min25s

3 Cleyvan Antonio dos Santos Rocha – 16min43s

4 Eglicio Linhares Avelino Junior – 17min10s

5 Ronilson Adriano Silva de Santana – 17min10s

  • Categoria 5km PCD:

Masculino:

1 Carlos Costa de Pinho – 21min36s

2 Gilvan Andrade de Lima – 27min38s

3 Jose Henrique Muniz Andrade – 29min03s

4 Daniel da Silva Santos – 29min36s

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac dialoga com servidores e anuncia início das obras da Unidade Socioeducativa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou visita administrativa/técnica ao Centro Educacional do Jovem (CEJ), na manhã desta segunda-feira (22/04).

Durante a visita, Flavio dialogou com os servidores e ouviu as principais demandas da unidade socioeducativa, para que o atendimento aos jovens em cumprimento de medidas judiciais aconteça da melhor forma possível.

Na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de anunciar a liberação do recurso para início das obras na parte estrutural (manutenção) e elétrica do Centro Educacional do Jovem (CEJ), em Mangabeira.

Continue Lendo