Nos acompanhe

Paraíba

Novo secretário de Educação tem acesso direto a ministro

Publicado

em

Quem é ele?

“Ele tem boa atenção no Ceará”. Essa foi a definição que um paraibano residente naquele Estado deu para o professor Antônio Roberto Araújo Souza, o novo Secretário de Educação da Paraíba, nome indicado pelo partido Republicanos.

Natural de Brejo Santo, no Cariri cearense, mesma cidade onde nasceu o ministro Camilo Santana, Antônio Roberto já atua na Secretaria de Educação do Ceará há 10 anos, tendo sido gerente de duas regionais de ensino.

A escolha do professor Antônio Roberto pelo governador João Azevedo carrega duas vantagens: ele conhece bem o elogiado sistema de ensino do Ceará e tem acesso ao ministro da Educação, Camilo Santana, e à Secretária Executiva da pasta, Isolda Cela.

Pulo do gato

Entre as prioridades elencadas pelo novo secretário de Educação, preste-se atenção a duas: alfabetização de todas as crianças até o final do 2° ano e trabalho voltado para melhoria dos indicadores de aprendizagem em todas as etapas da educação básica (leia-se: melhores notas no Ideb). É o pulo do gato do marketing do Ceará.

Rombo previdenciário 

Os relatórios do deputado Wilson Santiago rejeitando os pareceres de reprovação das contas do ex-governador Ricardo Coutinho esconde um item relevante: os R$88 milhões da Fundo Previdenciário que o governo pegou irregularmente em dezembro de 2015, gerando um rombo nas contas da previdência estadual. O item entra como motivo de reprovação das contas de 2016 e 2017.

Efraim e Vené

A imprensa nacional já registrou que o senador Efraim Filho vai votar no bolsonarista Rogério Marinho (PL/RN) na eleição para presidente do Senado. Fica a curiosidade: e vai votar em quem para vice-presidente? O senador paraibano Veneziano Vital do Rego é candidato ao cargo na chapa de Rodrigo Pacheco, embora o voto não seja vinculado. A votação para cada cargo e individualizada.

STF derruba Censo parcial

O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, suspendeu, nesta segunda-feira, decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) que autorizava a distribuição do Fundo Participação dos Municípios (FPM) usando como parâmetro apenas o levantamento parcial do Censo 2022. Ação do PCdoB alegava um prejuízo de R$3 bilhões a 702 municípios. Na Paraíba, 19 seriam atingidos.

ISEA e a prevenção

Apos visitar o ISEA, em Campina Grande, e elogiar o profissionais médicos pelos atos de remoção de crianças e mães durante apagão de energia no fim de semana, o diretor de Fiscalização do CRM, Bruno Leandro, decidiu encaminhar recomendação a todas as unidades de saúde do Estado para, preventivamente, verificar a capacidade da rede de energia e adotarem equipamentos reservas.

O Laureano no sertão

As cidades sertanejas de Cajazeiras e Sousa vão ganhar Centros Oncológicos do Hospital Laureano. Em Sousa, a obra já está em execução. Em Cajazeiras, a Prefeitura doou o terreno é o centro será construído em parceria com a Faculdade Santa Maria, que tem um curso de medicina. Diretores do Laureano estiveram nas duas essa semana para agilizar as parcerias.

Só sim é sim

Por causa da confusão que se fazia na Justiça entre abuso e agressão sexual, ao ponto de um caso coletivo de estupro conhecido como La Manada ter gerado apenas condenação por abuso sexual, o governo espanhol acabou produzindo uma nova legislação, aprovada em 2022 pelo Congresso dos Deputados, com o conceito “Só sim é sim”.

Espanha não é Brasil 

Para evitar que o agressor ponha a culpa na vítima, a nova lei detalhe o que é consentimento numa relação sexual: “Só se entenderá que há consentimento quando este estiver sido livremente expresso por meios de atos que, diante das circunstâncias do caso, expressem claramente a vontade da pessoa”. Daniel Alves pensou que estava no Brasil.

Assédio no BB em João Pessoa

Assédio moral foi o motivo de um protesto organizado pelo Sindicato dos Bancários nesta terça-feira numa agência do Banco do Brasil na avenida Epitácio Pessoa, na Capital.
O vereador Marcos Henriques (PT) foi taxativo na denúncia de que estaria havendo assédio moral na dita agência.
O parlamentar cobrou respeito aos funcionários.

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa sediará a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Controladoria-Geral da União, a Ouvidoria-Geral do Estado da Paraíba e demais instituições apoiadoras promovem a 1ª edição do Seminário Nacional de Ouvidoria de 2024.

O evento será realizado nos dias 04 e 05 de junho em João Pessoa- PB, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba,   com o objetivo de reunir ouvidoras e ouvidores de todos os entes federativos e poderes para a difusão de conhecimentos e troca de experiências.

Nesta edição, estão previstas atividades sobre avaliação de serviços públicos e construção de carta de serviços, a relação entre ouvidoria e corregedoria no tratamento de denúncias de assédio, o papel da ouvidoria no engajamento social e competências a serem desenvolvidas para o melhor atendimento em ouvidoria; além das intersecções entre a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

O convite à participação é direcionado a ouvidores e técnicos de ouvidorias públicas, acadêmicos, e demais interessados.

 As inscrições podem ser feitas aqui.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-PB oferta mais de 400 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, a partir de segunda-feira (22), 407 vagas de emprego, em 11 municípios paraibanos. João Pessoa, com 184 vagas, concentra o maior número de oportunidades, sendo destaque no cargo de servente de obras com 15 vagas disponíveis. As demais vagas estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape, Conde.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas em João Pessoa ainda estarão disponíveis vagas para vendedor pracista (12), costureira em geral (10) e atendente de farmácia-balconista (10), entre outras.

Na cidade de Campina Grande, serão 116 vagas, sendo carpinteiro (15), chapeiro (13), auxiliar de linha de produção (10) e servente de obras (8) as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão ofertadas 35 vagas de emprego, das quais 12 para auxiliar de logística, nove para servente de obras e cinco para auxiliar de expedição, esses entre os destaques.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer 10 vagas de emprego, das quais quatro são para vendedor pracista e as demais para recepcionista atendente (duas), pizzaiolo (duas), consultor de vendas (duas).

A cidade de Patos terá 19 vagas. A vaga de destaque vai para ajudante de carga e descarga de mercadorias com 12 oportunidades, e as demais são para atendente de farmácia – balconista, auxiliar de logística, assistente administrativo, para auxiliar técnico de inst. de eletromecânicas duas vagas e para o cargo de costureiro a máquina na confecção em série uma vaga.

Já em São Bento, das seis vagas disponíveis, duas são para consultor de vendas, além de atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, recepcionista em geral, auxiliar de estoque,com uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, são 11 vagas disponíveis, com destaque para o cargo de vendedor de consórcio com sete vagas, vendedor pracista com três e assistente administrativo, uma vaga para o cargo.

As sete vagas disponíveis em Cabedelo estão distribuídas entre os cargos de auxiliar de financeiro, auxiliar de serviço de copa, cumin, barman, mecânicos de automóveis e caminhões, entre as vagas ofertadas, duas para cozinheiro de restaurante.

Ainda há seis vagas no posto Sine-PB – Sapé, distribuídas para os cargos de consultor de vendas, gerente comercial, técnico em saúde bucal e para operador de telemarketing ativo e receptivo duas vagas. Já no município de Bayeux, uma vaga para carpinteiro.

No município do Conde, são 12 vagas disponibilizadas para auxiliar de linha de produção e servente de obras, cinco vagas para cada cargo e outras para auxiliar de almoxarifado e pedreiro.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected]

Confira as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 3253-2818
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

João Pessoa registra 62mm de chuvas em 24 horas e Defesa Civil segue em alerta

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

João Pessoa registrou, nas últimas 24 horas, uma média de 62 milímetros (mm) de chuvas – até as 8h30 deste sábado (20). Nesse período, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP) contabilizou algumas ocorrências relacionadas a alagamentos pontuais e duas quedas de galhos de árvores. Diversos órgãos municipais seguem em alerta, a exemplo da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que está com as equipes monitorando o trânsito.

Os bairros onde mais choveu foram: Altiplano, com o registro de 62,8 mm; Tambauzinho, 60,4 mm; Manaíra, 40,2 mm; Centro, 34,8; Grotão, 30 mm; Cristo, 29,4 mm; e Cuiá, 24,2. Até o momento, uma árvore tombou na Avenida Hilton Souto Maior, na altura do Centro Hípico da Paraíba, e outra na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, no bairro Jardim Oceania.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), assim como da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), já estão em campo trabalhando para recolher os galhos. Seguem de plantão também equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizando a limpeza e desobstrução de galerias com remoção de resíduos que são descartados de forma irregular em via pública.

Aviso meteorológico – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso meteorológico com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O alerta é válido até as 10h deste domingo (21).

A Defesa Civil orienta a população a adotar algumas medidas de segurança, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, informando a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885 ou telefone 199, que funcionam 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Trânsito – Para reduzir os transtornos provocados à mobilidade urbana, por conta do acúmulo de água em alguns trechos da cidade, a Semob-JP está com equipes em campo e também realiza vídeomonitoramento através das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott).

A população pode enviar mensagem e informar qualquer situação de urgência de trânsito pelo WhatsApp (98760-2134) ou pelas redes sociais  @semobjp (Instagram) e @transitosemobjp.

Nesse período de chuva os condutores devem ter mais atenção no trânsito, mantendo a velocidade reduzida, acionando os faróis e não passar em áreas alagadas.

Continue Lendo