Nos acompanhe

Paraíba

Secretário de Planejamento dá detalhes sobre o andamento de projetos da Prefeitura de Campina

Publicado

em

A expectativa para o início das obras de grandes projetos anunciados pelo prefeito Bruno Cunha Lima, antecede toda a parte burocrática dos preparativos. O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, deu mais detalhes sobre dois projetos que são prioridades do prefeito Bruno Cunha Lima e que, inclusive, já foram anunciados por ele: As requalificações do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz.

“A reforma do Cine Capitólio é um sonho antigo e envolve várias Secretarias. A Secretaria de Planejamento finalizou o projeto arquitetônico, firmou parceria com a Unifacisa para a elaboração dos projetos executivos, que já estão prontos, e tudo foi entregue à Secretaria de Obras, que está finalizando a parte orçamentária. Em seguida, entrará a Secretaria de Educação, que comandará o processo licitatório para a obra”, explicou o secretário.

Felix destacou todo o trabalho envolvido também anteriormente ao projeto, sob orientação do prefeito Bruno Cunha Lima, que pediu para que a gestão buscasse o caminho para que a realização da obra fosse possível. Ele também deu detalhes sobre como ficará o espaço em si e falou sobre o prazo para o início das obras, de acordo com a autorização do Iphaep.

“Conseguimos superar uma demanda histórica e obter a aprovação do projeto junto ao Iphaep. Como orientado pelo prefeito Bruno, buscamos o diálogo e o alinhamento, porque o nosso objetivo é entregar um equipamento útil e vivo para a nossa Cidade. O Cine Capitólio será um espaço bonito, moderno por dentro, com um projeto de engenharia avançado utilizando estruturas metálicas, cineteatro 100% acessível, uma grande biblioteca, salas para diversas utilidades e muito mais. A autorização que recebemos do Iphaep é para iniciar a obra de requalificação do Cine Capitólio em até um ano após a aprovação do projeto. Nós estamos bem adiantados, nos ‘finalmentes’ da burocracia, e a obra deve começar este ano, dentro do nosso prazo de autorização”, ressaltou Felix.

Parque Evaldo Cruz

O secretário de Planejamento de Campina Grande também destacou outro grande projeto já anunciado pelo prefeito Bruno Cunha Lima, a requalificação do Parque Evaldo Cruz, popularmente conhecido como “Açude Novo”. Ele destacou a alegria em fazer parte desse momento histórico da Cidade

“O projeto do Parque Evaldo Cruz está pronto. O prefeito, no início da gestão, me convidou para fazer parte da história da Cidade, com a reforma do Açude Novo e claro que isso me deixa muito feliz, pois enche os olhos de qualquer cidadão ver um espaço daquele recuperado. O projeto terá diversos equipamentos, mas quero destacar a interligação do Açude Novo com o Parque do Povo, para ampliar a estrutura de apoio do Maior São João do Mundo. A gente viu no ano passado o sucesso que foi o São João e a necessidade de definir novas estruturas. O Parque Evaldo Cruz tem uma área talvez maior que a parte superior do Parque do Povo. Com a conexão por túnel, teremos um fôlego muito maior para áreas de lazer, para as barracas, apresentações artísticas”, detalhou.

Felix parabenizou todo o trabalho da equipe de arquitetos da Seplan, do secretário-executivo Túlio Duda Paz e agradeceu pela importante colaboração dos parceiros Unifacisa – no projeto do Cine Capitólio; e Atecel – nos projetos complementares para a obra do Açude Novo. E por fim, adiantou novidades: é desejo do prefeito Bruno que o Açude Novo esteja interligado ao Açude Velho por meio de uma ciclovia e que haja a extensão do Natal Iluminado para o Parque Evaldo Cruz, após a conclusão da obra de requalificação, ampliando as opções dos campinenses e dos turistas durante as festas de final de ano, que já integram o roteiro turístico da região.

Continue Lendo

Paraíba

João defende manutenção de chapa Cícero-Leo em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante evento de lançamento de pré-candidaturas do PSB em João Pessoa, realizado nesta terça-feira (23/04) na maior casa de eventos da cidade, o governador João Azevêdo defendeu a manutenção de Leo Bezerra na condição de vice na chapa do prefeito Cícero Lucena (PP).

“E ajudar evidentemente para que Cícero e Leo continuem fazendo um governo que precisa ser feito em João Pessoa, ampliando as parcerias que vêm desde 2020”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM.

Ouça:

O gesto do governador foi celebrado por Leo, que destacou a parceria entre Prefeitura e Governo do Estado.

“Nós estamos trabalhando e mostrando que essa parceria entre Governo e Prefeitura vem dando certo. Eu tenho um prazer enorme em mais uma vez ter meu nome sendo lembrado pelo governador João Azevêdo, pelo agrupamento político, pelo presidente Gervásio, pelo presidente Tibério, e o que me resta agora é trabalhar por essa cidade que tanto amo”, ressaltou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Polícia Civil da Paraíba participa de reunião com Senacon para traçar metas de combate à pirataria

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e delitos contra a Propriedade Intelectual (CNCP), realizou a 1ª Reunião de Trabalho do CNCP com as Delegacias da Polícia Civil dos estados. O objetivo foi aproximar o Colegiado das delegacias que combatem os crimes de pirataria, contrabando e demais ilícitos contra a Propriedade Intelectual e, assim, fomentar a realização de operações integradas e ampliar as possibilidades de capacitação.

“Entendemos que o trabalho das Delegacias da Polícia Civil é fundamental. São os servidores que estão na ponta e que enfrentam os crimes no seu dia a dia”, avalia o secretário Nacional do Consumidor e presidente do CNCP, Wadih Damous.

No encontro, além de apresentar a estrutura do CNCP, foram feitas duas apresentações. Julian Olavarría, representante do Escritório Regional da Interpol para a América do Sul, falou sobre as possibilidades de parceria e as operações que a organização tem realizado no continente. E o delegado Kelsson Schneider Araújo Alexandrino, do Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Ciberlab/MJSP), falou sobre as operações em ambiente virtual realizadas pela iniciativa.

“Aproximar os delegados de Polícia Civil do CNCP, com objetivo de realizarmos uma atuação conjunta, é exatamente o que um país, como o Brasil, necessita”, afirmou Andrey Correa, secretário executivo do CNCP. Ao fim da reunião, Corrêa e o representante brasileiro da Interpol, Fábio Bueno, anunciaram a liberação dos cursos da Plataforma do Colégio Internacional de Investigação de Crimes contra a Propriedade Intelectual para os delegados e suas equipes.

Sobre a disponibilização da plataforma de capacitação da Interpol aos delegados e demais servidores da Polícia Civil, Andrey Corrêa destacou que “todos os servidores do Ministério da Justiça e Segurança Pública que trabalham contra os crimes de pirataria e contrabando já foram capacitados pela plataforma da Interpol. “Queremos estender essa capacitação a todos os atores da ponta, como as polícias civis e os Procons”, ressaltou.

O Colegiado pretende realizar, ainda em 2024, um encontro presencial entre os delegados da Polícia Civil em Brasília, permitindo a atuação conectada em todo o território nacional.

Saiba mais

O Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Ciberlab/MJSP), ajuda as polícias estaduais em operações integradas contra fraudes praticadas na internet. Apoia e atua em conjunto para identificação, indiciamento e desarticulação das organizações e do modo de operação delas.

O Ciberlab realiza, entre outras investigações e operações, a Operação 404, que, em sua última fase, fez 606 bloqueios de sites, sendo 238 hospedados no Brasil, 328 no Peru e 40 no Reino Unido. Cerca de cem das páginas derrubadas, por exemplo, eram especializadas na transmissão da Premier League, primeira divisão do Campeonato Inglês de Futebol. Também foram retirados do ar 19 aplicativos de streaming.

Participaram da reunião, além da equipe do CNCP, da Interpol e do Ciberlab, representantes das seguintes unidades da Federação: Luís Henrique Marques Perreira (Rio de Janeiro); André Pinheiro Baronto (Sergipe); Ingrid Brandão (Rondônia); Cristiane Becker (Rio Grande do Sul); Janice da Costa Monteiro (Amapá); Eduardo Passamani Galvão (Espírito Santo); Ricardo Francisco Real de Castro (Tocantins); Marcos Paulo Villela (Paraíba); Stenio Pimentel Franca (Rio Grande do Norte); Reginaldo Salomão (Mato Grosso do Sul); Rogério Ferreira (Mato Grosso); Rafael Sauthier (Rio Grande do Sul); Elivânia Roberta Aguiar dos Santos (Roraima); Yuri Villa Nova (Pará); Gener Souza Reis (Minas Gerais); e Igor Brito (Acre).

Continue Lendo

Paraíba

Banco de dados genético possibilita identificação de acusado de praticar ao menos 12 estupros na PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trabalho realizado pelo Governo da Paraíba, através da implantação de um ‘Banco de Dados Genéticos’ gerenciado pela Polícia Civil da Paraíba (PCPB) a partir da coleta de amostras do DNA de presos sentenciados pela Justiça por prática de crimes hediondos, ajudou na elucidação de mais um caso. Dessa vez, a ferramenta contribuiu para a identificação de um homem acusado de praticar, ao menos, 12 (doze) crimes de estupro em território paraibano.

A informação foi confirmada pela coordenadora das Delegacias da Mulher, Sileide Azevedo, e pela diretora Geral do Instituto de Política Científica da Paraíba, Raquel Azevedo.

Segundo as policiais, o caso, que ficou conhecido como o do “tarado de Tibiri”, foi elucidado a partir de um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil, com auxílio do Banco de Dados Genéticos que tornou possível a comparação de dados do criminoso com material genético coletado nas vítimas dos estupros.

O “tarado de Tibiri” aterrorizou moradores da cidade de Santa Rita, localizada na Região Metropolitana de João Pessoa, e mobilizou policiais diversos durante várias tentativas de captura do criminoso.

O suspeito foi capturado no início do mês de abril, na cidade de Canguaretama, Rio Grande do Norte.

O Banco de Dados Genéticos está interligado a uma rede nacional e pode ser acessado em, pelo menos, 20 (vinte) estados brasileiros.

Confira o vídeo:

Continue Lendo