Nos acompanhe

Paraíba

Etapa distrital da 9ª Conferência Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira

Publicado

em

A etapa distrital da 9ª Conferência Municipal de Saúde terá início nesta segunda-feira (6), às 8h, na Escola Municipal Professor Oscar de Castro, no bairro de Cruz das Armas. Esta etapa segue até a próxima sexta-feira (10), em cada um dos cinco distritos sanitários para construir propostas e definir os delegados que participarão da Conferência Municipal de Saúde, prevista para os dias 29 e 30 de março.

O evento é realizado a cada quatro anos pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa com o objetivo de avaliar a situação da saúde pública na cidade e propor diretrizes para a formulação das políticas públicas neste segmento em níveis municipal, estadual e federal. Este ano o tema da Conferência é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

“É um momento ímpar e importantíssimo para mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca das necessidades e prioridades para cada território, da saúde como direito, e assegurar as diversas formas de pensar o Sistema Único de Saúde, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o SUS, para fortalecê-lo”, destacou Niedja Siqueira, representante da SMS no Conselho Municipal de Saúde.

Podem participar da Conferência usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital. As inscrições foram realizadas até o dia 30 de janeiro de forma online e presencial nas sedes dos cinco distritos sanitários.

Programação da Etapa Distrital da 9ª Conferência Municipal de Saúde:

06/02/2023 – Distrito Sanitário I
Local: Escola Municipal Professor Oscar de Castro
Endereço: Rua Lima Filho, 147, Cruz das Armas
Horário: 8h às 17h

07/02/2023 – Distrito Sanitário II
Local: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – Campus V
Endereço: Rua Horácio Trajano de Oliveira, s/n. Cristo Redentor
Horário: 8h às 17h

08/02/2023 – Distrito Sanitário III
Local: Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP)
Endereço: Rua Desportista João Apóstolo de Sousa, s/n, Mangabeira III
Horário: 8h às 17h

09/02/2023 – Distrito Sanitário IV
Local: Escola Municipal Analice Caldas
Endereço: Rua Cecília Miranda, nº 22, Jaguaribe
Horário: 8h às 17h

10/02/2023 – Distrito Sanitário V
Local: Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – Auditório do Curso de Fonoaudiologia
Endereço: Loteamento Cidade Universitária
Horário: 8h às 17h

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande Recebe Prêmio Inova Cidades por Projeto de Inclusão Digital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) foi contemplada com o prêmio Inova Cidades, concedido pelo Smart City Business Congress (SCB-Br) em sua décima primeira edição. A atuação do Smart City tem sido fundamental para criar ecossistemas e mercados voltados para o desenvolvimento de Cidades Inteligentes.

O projeto premiado foi o Lan House Social Campina, uma iniciativa de inclusão digital e social. Seu principal objetivo é oferecer acesso a recursos tecnológicos, juntamente com capacitações, para promover a cidadania digital e social. As Lan Houses Sociais são espaços dedicados ao aproveitamento de todas as possibilidades oferecidas pelo mundo digital, proporcionando aos moradores acesso à internet e computadores, concedendo acessos à leitura, informação, estudos e a participar de outras atividades. E o melhor: tudo pode ser utilizado de forma gratuita.

Atualmente, o projeto oferece 13 cursos gratuitos, incluindo Power BI, Eletrônica Básica, Programação em Java, Programação em Banco de Dados – MySQL, Programação em Linux, Letramento Digital 40+, Redes de Computadores, Manutenção de Computadores, Programação em Python, Jogos Digitais 2D, Webdesign e Design Gráfico. Esses cursos são ministrados nas Lan Houses Sociais distribuídas por todas as zonas de Campina Grande, tendo já formado mais de 1.500 alunos.

O diretor Administrativo da SECTI, João Eduardo Cândido, falou sobre a importância do prêmio. “É muito gratificante ver um projeto tão importante como esse ser reconhecido internacionalmente. Na gestão do prefeito Bruno e da ex-secretária Laryssa Almeida, oferecer capacitação e inclusão digital, sempre foi uma prioridade da pasta. Vamos continuar para que a cada dia, possamos proporcionar capacitação a mais pessoas”, afirmou.

O projeto teve início em 2021, na Estação Cidadania e Cultura, nas Malvinas, e hoje, conta com unidades na APAE, Feira Central, Instituto dos Cegos, na sede da SECTI, no Museu Vivo da Ciência e Tecnologia e com previsão para abertura de novas unidades, este ano. Inclusive, uma delas será itinerante, viabilizando abranger um maior número de pessoas.

Para iniciar o projeto foi firmada parceria com a empresa Proxxima, que disponibiliza internet para as Lan Houses Sociais e com o Ministério Público do Trabalho da Paraíba, representado pelo Procurador do Trabalho Marcos Antônio Ferreira Almeida, que falou sobre a contribuição do MPT no projeto.

“Através da inclusão digital o projeto acaba garantindo, ao cidadão trabalhador, melhores condições de se posicionar no mercado de trabalho, além de preparar a sociedade em geral para os desafios de um mundo cada vez mais digitalizado. Trata-se de importante ferramenta de inclusão social e promoção da cidadania, em vários aspectos. O MPT fica honrado em ter contribuído com o projeto, e parabeniza a SECTI por esta grande iniciativa, marcada pela excelência, inovação e sensibilidade social”, finalizou o  procurador.

Continue Lendo

Paraíba

Ruy garante recursos para projeto de formação de crianças e apoio às famílias do Alto do Mateus

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O trabalho realizado pela Associação de Irmãs Padre Mazza, que atua na formação de jovens e adolescentes em João Pessoa, recebeu de forma pioneira valores de uma emenda parlamentar para manutenção e ampliação das atividades. Os recursos na ordem de R$ 130 mil foram destinados pelo deputado federal Ruy Carneiro, que tem ampliado as ações de apoio as entidades sociais em diversas regiões da Paraíba.

De acordo com a Irmã Perpétua, responsável pela instituição, essa é a primeira emenda parlamentar que a Associação recebe em mais de 30 anos de atuação. “Eu quero agradecer ao deputado Ruy Carneiro por esse olhar especial com a nossa Associação. Estamos aqui há mais de 30 anos e essa é a primeira vez que estamos recebendo uma emenda parlamentar. As crianças são carentes, deveriam ser atendidas por programas governamentais que os poderes públicos poderiam desenvolver. Esses recursos vão nos ajudar a dar continuidade ao trabalho. Não apenas com as crianças, mas também com adolescentes e as famílias da região”, destacou.

A atuação assistencial, educacional, esportiva e cultural foi ressaltada por Ruy ao enfatizar a importância da instituição. “Trabalhos sérios como o da Associação Padre Mazza precisam ser fortalecidos e ampliados. Fico feliz por Deus ter me dado essa oportunidade de contribuir com uma atividade tão relevante para vida de mais uma comunidade, como acontece aqui no Alto do Mateus. Conheci a entidade por meio de um trabalho semelhante, que eu ajudo há vários anos na cidade de Itapororoca. A partir de agora, vou acompanhar de perto as ações realizadas por aqui e ajudar em tudo aquilo que estiver ao meu alcance, buscando contribuir com essa formação de crianças e adolescentes”, detalhou.

Laiza tem 14 anos e participa das atividades promovidas pela instituição há cerca de 2 anos. “Aqui é praticamente a minha segunda casa. Eu gosto muito do futebol com as meninas. Também tem o coral, mas já fiz bordado e atualmente ainda estou participando das aulas de pintura. Se não estivesse aqui, acho que estaria jogando bola pela rua ou talvez até em casa sem fazer nenhuma atividade”, afirmou.

Associação de Irmãs Padre Mazza foi fundada em 1992 e atualmente atende 150 crianças e adolescentes, além do apoio às famílias mais necessitadas do bairro. O espaço oferece aulas de reforço escolar, formação cidadã, iniciação musical, dança, bordado, capoeira, lazer, esporte e suporte alimentar. A instituição ainda possui uma banda marcial, que conta com o ensino de flauta doce, percussão, trombone e trompete.

Continue Lendo

Paraíba

Na PB: Bolsonaro diz que casamento de Lula não dará certo “se comprar meu perfume pode ser que melhore”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante passagem pelo Estado da Paraíba quando teve oportunidade de discursar na Assembleia Legislativa, avaliou o casamento do presidente Lula (PT) com a socióloga Janja e disse que a união não vai dar certo porque o petista só fala no nome dele.

Se eu morrer o atual mandatário não sabe o que fazer porque só sabe falar o meu nome todo dia. Até quando vai dormir, invés de falar ‘eu te amo’ ele fala meu nome: Bolsonaro. Não vai dar certo o casamento. Não vai. Se ele comprar o meu perfume pode ser que melhore um pouquinho o relacionamento”, afirmou.

O comentário de Bolsonaro foi registrado na sexta-feira (12/04) no momento do discurso que fez para agradecer as honrarias que recebeu da Casa de Epitácio Pessoa e da Câmara Municipal de João Pessoa.: os ‘Títulos de Cidadão Paraibano e Pessoense’.

Confira o vídeo:

Continue Lendo