Nos acompanhe

Paraíba

Saúde promove treinamento para manejo adequado de pacientes com dengue, zika e chikungunya

Publicado

em

O segundo Boletim Epidemiológico de 2023, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), registrou 342 casos prováveis de dengue; 62 casos de chikungunya e não houve registro de caso de zyka, até o momento. Os profissionais da área avaliam que o baixo número de casos prováveis ocorre porque a Paraíba ainda não está no período sazonal. Mesmo assim, a SES reuniu profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros da rede hospitalar e UPAs, nesta segunda-feira (6), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), para fortalecer as ações do fluxo assistencial nas unidades hospitalares.

A capacitação acontecerá também no próximo dia 13 (segunda-feira) para os profissionais de saúde que atuam na atenção primária em saúde dos municípios que compõem a 1ª Macrorregião de Saúde.  Em 2022, foram registrados 27.939 casos de dengue; 18.816 de chikungunya e 623 de Zyka. Quanto aos óbitos, foram registrados 22 por chikungunya e 9 por dengue. Já em 2023, até o momento, não há confirmação de óbitos por arboviroses, no entanto, há 1 óbito em investigação para chikungunya, em Pombal.

“O nosso objetivo é qualificar os profissionais que atuam nas portas de entrada da rede de atenção à saúde para que estejam em alerta quanto aos primeiros sinais/sintomas da doença e assim manejar de forma correta e oportuna os casos suspeitos que poderão evoluir para a forma grave da doença, dessa forma, reduzindo a mortalidade no estado”, disse a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Talitha Lira.

Durante a qualificação, foi apresentado o fluxo de assistência prestado ao paciente acometido pelas arboviroses e os equipamentos que compõem a rede de atenção à saúde, a exemplo da Rede de Urgência e Emergência, com o Samu, que tem cobertura nos 223 municípios, todos sob administração municipal; as UPAs, sendo quatro sob gestão estadual e 14 sob gestão municipal; e os hospitais regionais, municipais e federais.

Foi apresentado ainda o 1º Levantamento Rápido de Índices de Aedes Aegypti – LIRAa, realizado no período de 9 a 13 de janeiro de 2023, quando foram registrados 33 municípios em situação de risco e surto; 124 em situação de alerta e 66 em situação satisfatória.

As agendas estão sendo realizadas no Auditório de Terapia Ocupacional, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, campus I, em João Pessoa.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Prefeito Vitor Hugo vistoria funcionamento do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Cerca de 7 mil atendimento mensais. É o que prevê o novo e moderno Hospital Padre Alfredo Barbosa, que iniciou, esta semana, os atendimentos de urgência e emergência, Raio X e Ultrassom.

A Unidade funciona à rua Juarez Távora, em Camalaú, em um prédio amplo, confortável e equipado com toda tecnologia e recursos necessários para melhor assistir ao cabedelense.

Com o início dos atendimentos e a transferência dos pacientes, o novo Hospital Padre Alfredo Barbosa vai otimizar os fluxos e promover a melhor assistencial aos cabedelenses, desde a entrada até o momento da alta hospitalar.

Contando com consultórios individualizados e equipados para o melhor diagnóstico, com salas de administração de medicamentos confortáveis, uma rede de apoio fortalecida, com a equipe multiprofissional capacitada e com seus consultórios individualizados.

“Queremos informar à toda população cabedelense que os serviços do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa já foram transferidos para o novo prédio. O hospital já está em pleno funcionamento para atender aos que precisarem. No antigo hospital será instalada a Policlínica, onde também continuarão as consultas para as cirurgias eletivas. E, em breve, também  pretendemos abrir o tão sonhado Centro de Imagens para o nosso município”, comemorou o prefeito Vitor Hugo, que esteve no prédio do novo Hospital realizando uma vistoria na manhã desta segunda-feira (22).

Estrutura – Com 2.483 m², o Hospital será referência em atendimento de baixa e média complexidade e vai contar com uma UTI de alta complexidade com 7 leitos (6 normais e 1 de isolamento), 4 leitos Unidade de Cuidados Intermediários NeoNatal (Ucin), 9 leitos de enfermaria de internação (8 normais e 1 de isolamento), 4 leitos de enfermaria cirúrgica, 7 leitos de observação, 7 leitos de enfermaria pediátrica (6 normais e mais 1 de isolamento), 8 leitos de enfermaria maternidade, 2 salas de PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto), 2 leitos de observação pediátrica, 2 salas de estabilização adulto, 1 sala de estabilização pediátrica, além de toda uma composição que gere esses serviços administrativamente, beneficiando toda população cabedelense.

O novo Hospital conta equipamentos de última geração, como incubadoras e berços aquecidos acoplados a toda estrutura completa, além dos focos cirúrgicos modernos e equipamento de Raio X.

A Unidade dispõe de importantes áreas, a exemplo da agência transfusional, farmácias satélites para otimizar a dispensação de insumos com a maior agilidade e segurança na promoção da atenção e assistência aos usuários, como também salas totalmente equipadas para a melhor experiência no parto.

Além disso, vai possuir uma das mais avançadas UTIs em funcionamento do Estado e bloco cirúrgico ampliado para 3 salas disponíveis e equipadas para as mais diversas especialidades.

Para mais segurança às gestantes cabedelenses, o novo Hospital também dispõe de Ucin, espaço totalmente dimensionado, projetado e equipado com a maior tecnologia disponível para garantir ao recém-nascido a melhor assistência e experiência.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Meio ambiente: Ministério Público do Estado arquiva ação contra a Prefeitura de Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em uma conquista para o andamento das obras de requalificação do Parque Evaldo Cruz, a Prefeitura de Campina Grande conseguiu, junto ao Ministério Público Estadual, o arquivamento de um procedimento preparatório que impedia a derrubada de algumas árvores. Esse processo era necessário para o andamento dos serviços.

A ação havia sido proposta pelo advogado Olímpio Rocha, junto à Promotoria de Justiça Especializada na Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Social de Campina Grande. O procedimento, que considerava apenas a derrubada, impedia o aumento no número de espécies arbóreas, no local, de 432 para 443.

O projeto da obra, realizada pela Prefeitura de Campina Grande, obedeceu ao que diz a Lei Federal 9.985/2000, que trata do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), incluindo as questões de compensação ambiental.

A notificação, arquivando a ação, foi assinada pelo 19º promotor de Justiça da cidade, Hamilton de Souza Neves Filho, e enviada ao secretário municipal de Obras, Joab Machado.

Confira imagem:

Continue Lendo

Paraíba

Asplan celebra tramitação do PL que pune invasores de terras para aumento da segurança no campo

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A notícia da aprovação pelo Plenário da Câmara dos Deputados na última terça-feira (17), por 293 votos a favor e 111 contra, do requerimento de urgência para a apreciação do Projeto de Lei 895/2023, que dispõe sobre sanções administrativas e restrições aplicadas aos ocupantes e invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional, foi recebida com muita alegria pelos produtores de cana-de-açúcar da Paraíba. O presidente da Associação dos Plantadores de Cana (Asplan), José Inácio de Morais, elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e diz que é preciso aprovar a matéria o quanto antes para aumentar a segurança no campo. Com a urgência aprovada, o texto pulará a etapa de análise em comissões da Casa e poderá ser votado diretamente no plenário.

“Não podemos aceitar a volta desta baderna no nosso país e invasão de terra, de propriedade privada e de instituições públicas e privadas. é baderna. Uma coisa é reivindicar algo outra é invadir, destruir depredar, desrespeitar o direito à propriedade e esse PL chega em boa hora, num momento em que esse movimento de invasores começam a agir e a ameaçar prejudicar quem produz”, afirma o dirigente canavieiro.

De autoria do deputado federal Zucco (PL-RS), a proposta faz parte do pacote anti-invasão apresentado pela Frente Parlamentar, e prevê sanções administrativas e restrições a invasores de propriedades rurais e urbanas em todo o território nacional, tais como, que vão desde tirar os invasores dos programas sociais do governo a tipificar o crime como terrorismo.

“Essa é uma pauta prioritária. Estamos vivendo hoje o que chamam de Vermelho Abril. Só neste mês já foram 24 invasões. Queremos dar uma resposta”, declarou a líder da Minoria na Câmara, Bia Kicis (PL-DF), que comemorou a aprovação da urgência com postagem em suas redes sociais.

Continue Lendo