Nos acompanhe

Brasil

Abracrim: Comissão Nacional do Tribunal do Júri quer atuar em discussões no STF e no Congresso

Publicado

em

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracrim), no ano das comemorações dos 201 anos do Tribunal do Júri no Brasil, instituiu a Comissão Nacional do Tribunal do Júri. Com uma estrutura heterogênea, com advogados e advogados criminalistas de todo país, além de acadêmicos e aqueles que atuam na prática, a comissão pretende colaborar ativamente com as discussões sobre o tema nas Cortes Superiores e no Congresso Nacional.

Rodrigo Faucz Pereira e Silva, presidente da Comissão Nacional do Tribunal do Júri da Abracrim, ressalta que a ideia da criação da comissão é para colaborar principalmente com as pautas do Tribunal do Júri no Supremo Tribunal Federal (STF) e nos debates do novo Código de Processo Penal. “Pretendemos estudar e atuar de forma colaborativa nas questões sobre o Tribunal do Júri em algumas ações perante ao STF e também nos novos Projetos de Lei do Código de Processo Penal que tramitam na Câmara dos Deputados. As propostas preveem alterações significativas no Tribunal do Júri e, assim, é muito importante que a advocacia criminal esteja presente e tenha uma voz ativa nessas discussões, para propor alternativas e também propor que o júri seja adequado ao modelo acusatório, previsto na Constituição Federal”, afirma.

De acordo com Rodrigo Faucz, a comissão é formada de forma heterogenea, com advogados e advogadas, acadêmicos e advogados relacionados a prática, para que a contribuição com discussões tenha a conjunção da teoria e a prática do advogado criminalista. “As reuniões serão uma vez por mês e pretendemos colaborar para que a advocacia criminal seja mais valorizada e respeitada no Tribunal do Júri. Assim, teremos um melhor sistema de justiça para os acusados, pois eles não podem ter seus direitos violados, já que quando os advogados têm seus direitos violados, os clientes também têm seus direitos violados. Precisamos de um modelo, um sistema garantista para evitar que decisões injustas sejam tomadas”, observa.

O presidente também frisa que a comissão também atuará para a evolução do advogado no Tribunal do Júri. “O nosso papel será o de colaborar com proposições para um melhor aperfeiçoamento do advogado e da advogada criminalista no Tribunal do Júri, para que tenham mais embasamento e uma atuação com uma melhor qualidade perante o júri”, conclui.

Continue Lendo

Brasil

Aguinaldo tem pressa e quer que Senado acelere indicação de nome para acompanhar reforma tributária

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, tem pressa e quer que o Senado acelere indicação de nome para acompanhar o processo.

De acordo com a informação, publicada pela colunista Mariana Carneiro, do Estadão, em meio a uma disputa com presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, ainda não indicou nenhum representante da Casa para acompanhar as discussões da reforma tributária na Câmara, como se esperava.

As conversas tem sido conduzidas junto a Aguinaldo), que sugeriu a Vanderlan Cardoso (PSD-GO), da CAE, que os senadores apontem logo um nome.

Continue Lendo

Brasil

Três deputados da Paraíba vão integrar Frente Parlamentar Católica em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os deputados paraibanos, Wilson Santiago (Republicanos), Ruy Carneiro (Podemos) e Cabo Gilberto (PL), irão integrar a Frente Parlamentar Católica Apostólica Romana, lançada no dia 22 de março, na Câmara dos Deputados.

O coordenador da Frente, deputado Eros Biondini (PL/MG), explicou que o papel do grupo é reunir os parlamentares “em momentos de reflexão e de oração”, além de “acompanhar as pautas a defesa da vida, da luta contra o aborto.”

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, desta segunda-feira (27/03), o deputado Wilson Santiago disse que o grupo também defende a isenção de impostos para as igrejas.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo

Brasil

Abracrim firma parceria com importante escritório para o 12º Ebac

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas firmou parceria com o FDB Advogados, escritório que irá apoiar o 12º Encontro Brasileiro da Advocacia Criminal (Ebac), que será no mês de junho, em Brasília.

O tema central do evento é a “A redemocratização da Justiça Penal e o Respeito à Advocacia Criminal”, que contará com renomados criminalistas que irão suscitar discussões e reflexões em suas palestras em torno de relevantes temas de interesse da comunidade jurídica e de toda a sociedade.

Nas redes sociais, a Abracrim destacou a importância de contar com mais parceiros ao evento.

“É sempre importante reunirmos força e contarmos com mais e mais parceiros para que, somando experiências, consigamos promover uma das maiores edições do Ebac”.

Confira a publicação:

Continue Lendo