Nos acompanhe

Brasil

“Quem defende ditadura é o Governo Lula”, diz deputado Cabo Gilberto

Publicado

em

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), utilizou a Tribuna da Câmara dos Deputados para criticar de forma contundente o comandante geral do Exército, general Tomás Paiva, por cancelar eventos de 31 de março e ameaçar punir os militares que comemorarem à data.

O dia 31 de março é a data em que os militares celebram o ato militar de 1964, que neste ano completou 59 anos. À época, o então presidente da República, João Goulart, foi deposto do cargo, resultando na instalação de um regime militar que durou 21 anos.

Segundo Cabo Gilberto, o general Tomás desrespeita às Forças Armadas e a história do Brasil ao cancelar às homenagens em alusão a data.

“Temos um comandante que desrespeita as Forças Armadas, os brasileiros e a história do nosso Brasil, afinal, essa data tão importante foi um clamor do povo ao Exército para que impedissem que comunistas tomassem o poder e fizessem do nosso país uma nova Cuba”, disse em suas redes sociais.

Ainda durante os 4 anos da gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro, entre 2019 e 2022, às comemorações haviam sido retomadas nos quartéis.

Para muitos, os atos de 1964 representaram um período de graves violações dos direitos humanos e de repressão aos movimentos sociais. A defesa dessa época da história do país, portanto, é vista como um retrocesso e uma ameaça à democracia.

Cabo Gilberto ainda afirmou que quem defende ditadura é o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e que o comandante do exército não honra a farda que veste.

“Quem defende ditadura é o governo Lula, que é amigo de Ortega, que defende Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, atracou navios iranianos aqui. […] infelizmente temos hoje um comandante do exército frouxo, que não honra a farda que veste e está submisso ao desgoverno Lula”, declarou.

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Brasil

Lula defende Aguinaldo como relator da PEC da reforma tributária na regulamentação do projeto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (23) manter na regulamentação da reforma tributária o mesmo relator do texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o tema aprovada no ano passado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Ao menos um dos projetos de lei da regulamentação deve ser encaminhado ao Congresso ainda nesta semana. Segundo Lula, o texto do governo foi fechado na segunda-feira (22/04).

Segundo a Folha, Lula ressaltou que a indicação do relator é prerrogativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas afirmou que o deputado está familiarizado com o tema e as negociações, o que pode facilitar na tramitação do texto.

“Ontem nós fechamos a proposta final daquilo que vai [para o Congresso] para regulamentação da reforma tributária […]. O que seria ideal, do ponto de vista dos interesses da Fazenda, que já trabalhou na aprovação do projeto principal, é que você tivesse o mesmo relator. O cara já está familiarizado, participou de todas as discussões, você poderia ganhar tempo”, disse.

Continue Lendo

Brasil

Daniella Ribeiro se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO), posição que assumiu no ano de 2023 juntamente com os membros da comissão anterior.

Os novos integrantes da CMO serão escolhidos na quarta-feira (24/04) durante reunião marcada para as 14h30, quando devem ser eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.

A comissão é responsável por votar projetos de lei relativos ao Plano Plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias, ao Orçamento da União e a créditos adicionais.

Habitualmente, a CMO é instalada até a última terça-feira do mês de março de cada ano, data em que termina o mandato dos membros da comissão anterior. Em 2023, os relatores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram, respectivamente, os deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP) e Danilo Forte (União-CE).

As funções de direção da CMO, de relator-geral da LOA e de relator da LDO são exercidas, de forma alternada, por senadores e deputados. Neste ano, obedecendo à regra de alternância, um deputado será o presidente da comissão e os relatores da LOA e da LDO serão senadores.

Continue Lendo

Brasil

Reajuste de 57% no salário de paraibana presidente do Banco do Brasil é tema de crítica da oposição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parlamentares de oposição criticaram a possibilidade de a presidente do Banco do Brasil receber um aumento salarial de 57%. A proposta será votada na próxima sexta na Assembleia Geral de Acionistas. Se for aprovada, a paraibana Tarciana Medeiros passará a ganhar R$ 117 mil mensais.

A medida gerou repercussão e foi tema de críticas por parlamentares da oposição.

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), declarou que vai falar contra o reajuste nas redes e em plenário. O parlamentar classificou a possibilidade de aumento de 57% como “uma vergonha” e disse que o Brasil está sangrando.

Tarciana foi nomeada pelo presidente Lula (PT) em janeiro deste ano e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história.

Continue Lendo