Nos acompanhe

Negócios

ExpoTurismo PB destaca mercado MICE e tendências para o setor de eventos e negócios colaborativos

Publicado

em

O mercado MICE – de turismo, lazer e negócios colaborativos – tem um lugar reservado na Expo Turismo Paraíba (25 a 27 de maio) no Centro de Convenções de João Pessoa. Promovido pelo Convention & Visitors Bureau de João Pessoa — entidade responsável pela captação e promoção de eventos para a Paraíba — o evento discutirá estratégias para o segmento, com a participação de vários especialistas do Brasil e do exterior.

Para o presidente do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa, Marcus Abrantes, o encontro que acontece no segundo dia de Expo Turismo, 26 de maio, trará as principais tendências do mercado, não só no Nordeste, mas no Brasil. “O objetivo maior é a troca de experiências, ideias e direcionamento das tendências de mercado, que acima de tudo, é muito carente. A ideia do Summit MICE é gerar esse valor agregado”, destaca. Marcus acrescenta ainda que a importância do turismo MICE é “burlar” a sazonalidade do mercado, já que com um calendário de eventos é possível mitigar o impacto não só da hotelaria, mas de toda cadeia turística.

Entre os temas abordados, estão tecnologia, inovação e tendências do turismo de eventos e negócios. Na edição passada, foi debatido o metaverso, já na edição 2023 é a automação que ganha destaque. Luciana Dantas, gestora de eventos e patrocínio da Amil e vice-presidente da Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), iniciará o painel com uma provocação: o profissional de eventos será um robô? Marcus responde essa provocação destacando que ela pode até ser contraditória, pois os eventos corporativos dependem do público presencial, mas vai além. “Precisamos discutir tecnologia, pois ela é um meio, nada vai substituir o cara-a-cara, o caráter humano no processo. Precisamos da tecnologia como uma ferramenta para otimização e evolução. Luciana vai falar da robotização do processo e o quanto isso, por analogia, pode contribuir ou não para o processo. Contamos com uma grande referência que é e o know how que ela tem na área”, destaca.

Em seguida, serão discutidas “Inovações e tendências emergentes da indústria de eventos e negócios”, com o painelista Cristóvão Monteiro. Ele é presidente executivo do CEIT — Centro Estratégico de Inovação Territorial, co-coordenador científico da Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School e co-coordenador do Observatório de Branding Territorial de Portugal. “Precisamos saber o que a Europa está fazendo, quais as boas práticas para podermos tentar trabalhar aqui um processo evolutivo. O mercado de eventos é um dos grandes segmentos do Brasil hoje e gera em torno de R$324 bilhões por ano, em João Pessoa, o Convention Bureau por meio da prospecção de captação dos eventos gerou são R$ 100 milhões em congressos, feiras técnicas e científicas, e eventos corporativos, só em 2019” cita.

Para Marcus, eventos como a Expo Turismo Paraíba são uma condição essencial para o processo evolutivo do turismo, não só do ponto de vista de trazer o interior e suas potencialidades, mas como gerar uma movimentação da cadeia. “A intenção do Convention Bureau Summit MICE é suprir uma lacuna e gerar uma cadeia promissora não só da perspectiva econômica, mas de divulgação comercial, técnica e científica, com várias palestras de profissionais renomados, além de agregar ao trade paraibano”, acrescenta.

Programação:

SUMMIT MICE 2023 (26 de maio)

16h às 16h15 – Abertura

16h15 às 17h – Painel: O Profissional de Eventos Será um Robô?
Palestrante: Luciana Dantas – Gestora de Eventos e Patrocínios da Amil e Vice Presidente da Alagev – Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas

17h às 17h15 – Perguntas

17h15 às 18h – Painel: Inovação e Tendências Emergentes da Indústria de Eventos e Negócios
Painelista: Cristóvão Monteiro – presidente executivo do CEIT – Centro Estratégico de Inovação Territorial, co-coordenador científico da Pós-Graduação em Branding Territorial da Coimbra Business School e co-coordenador do Observatório de Branding Territorial de Portugal

18h às 18h15 – Perguntas

Continue Lendo

Negócios

Especialistas incluem sete destilados paraibanos como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Estado da Paraíba está representado por sete destilados que foram incluídos por especialistas como finalistas do VI Ranking da Cúpula da Cachaça, competição já considerada como a mais acirrada da história do evento.

As sete cachaças estavam numa lista disputada por um total de 150 (cento e cinquenta) marcas de todo o país e já inseridas no roll das “cachaças mais queridas do Brasil“.

Na edição de 2024, 20 (vinte) profissionais participaram como jurados da seleção após a realização de uma votação popular com registro de 52.966 (cinquenta e dois mil, novecentos e sessenta e seis) votos válidos que consagraram esta edição como a maior de todas as anteriores.

A competição, realizada em três fases, chegará à final entre os dias 26 e 28 de abril durante a XXI Cúpula da Cachaça, na Cachaçaria e Chalé Macaúva, no Município de Analândia, em São Paulo.

Sobre a Cúpula da Cachaça

A Cúpula da Cachaça é uma entidade criada em 2013 para reunir profissionais de diferentes formações especializados no destilado nacional brasileiro em torno de iniciativas de valorização da cachaça e incremento da profissionalização do setor.

Entre essas ações está o Ranking Cúpula da Cachaça, que é bianual e tem o objetivo de divulgar a categoria Cachaça como destilado brasileiro de excelência e fomentar a produção de qualidade.

Confira a lista das cachaças paraibanas que são finalistas nesta competição:

Arretada Cordel (Cruz do Espírito-PB);
Baraúna Premium Carvalho (Alhandra-PB);
Gregório Prata (Alagoa Grande-PB);
Nobre Cristal (Cruz do Espírito Santo-PB);
Triunfo Umburana (Areia-PB);
Volúpia Diamante (Alagoa Grande-PB)
Volúpia Tradicional (Alagoa Grande-PB)

Clique aqui e confira a íntegra da lista com as finalistas.

Continue Lendo

Negócios

Saiba quando levar criança para urgência hospitalar e entenda por que não precisa ter medo da UTI

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Filho pequeno doente é sinônimo de preocupação. Mas, os pais ficam um pouco mais tranquilos quando podem contar com uma estrutura hospitalar completa. Dispor da assistência de um pronto atendimento ou de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pode ser fundamental para que a criança se recupere o mais breve possível e volte logo para casa. Mas, há quem tenha dúvidas sobre quando levar a criança para um serviço de urgência e emergência ou fique assustado quando o filho precisa ser internado em uma UTI.

Para esclarecer as dúvidas sobre urgência e emergência e desmitificar o receio das UTIs, o “Sem Contraindicação” recebeu as pediatras Íris do Céu de Carvalho Coelho, coordenadora médica do Pronto Atendimento do Hospital Pediátrico Unimed (HPU), e Janine Alencar, coordenadora médica da Unidade de Terapia Intensiva do HPU.

Prontos para atender

A pediatra Íris do Céu esclareceu que nem sempre, a melhor providência a adotar logo que o filho adoece é recorrer a um serviço de urgência e emergência. O ideal é entrar em contato com o pediatra da criança. Como esse profissional já a acompanha, conhece melhor o histórico de saúde e tem condições de ser mais assertivo. Na urgência, pela característica própria do serviço, será tratado o problema de saúde que o paciente estiver apresentando no momento do atendimento. “Nunca o serviço de urgência vai substituir o acompanhamento [pelo pediatra] daquela criança”, explicou a médica.

Ela esclareceu que a equipe estará sempre pronta a atender, mas se o caso não for de urgência e emergência, a pessoa poderá esperar um pouco mais, pois serão priorizadas as situações mais graves. E ainda há o risco de a criança ficar exposta em um ambiente com outros pacientes doentes. Na conversa, a médica esclareceu em quais situações procurar um serviço de urgência e emergência e deu alternativas para evitar levar a criança ao hospital.

Sem medo da UTI

A pediatra Janine Alencar informou que, antes mesmo que fosse obrigatório, o Hospital Pediátrico Unimed já permitia que os pais acompanhassem 24 horas por dia os filhos internados na UTI. Essa medida traz mais conforto para a criança e mais tranquilidade para os pais, contribuindo para melhores resultados. No episódio, ela falou sobre a estrutura da unidade, a aquisição de novos equipamentos, a capacitação da equipe e o programa de humanização, que torna o ambiente mais acolhedor.

Janine Alencar comentou que os pais, geralmente, ficam assustados quando os filhos precisam ser internados em uma UTI. A ideia, que não corresponde à realidade, é de que “não haveria mais o que fazer”. Mas não é isso. “A terapia intensiva é, justamente, para você dar um suporte naquelas patologias mais graves. Não quer dizer que é porque é terminal, porque não vai ter mais cura. Não é isso. Pelo contrário. É tanto que pacientes terminais não têm indicação de UTI”, tranquilizou. Ela destacou que, na UTI, toda uma equipe multidisciplinar vai estar focada para restabelecer a saúde o mais breve possível. “É um tratamento intensivo. Apenas isso”, reforçou.

Onde assistir

Produzido pela área de Comunicação e Marketing da Unimed João Pessoa, o videocast “Sem Contraindicação” aborda temas sobre saúde, qualidade de vida, bem-estar e os avanços da saúde e da medicina. Toda quinta-feira, um novo episódio é publicado no YouTube e no Spotify.

Os episódios também ficam disponíveis no Portal Unimed João Pessoa (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao), onde é possível interagir com a equipe.

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Mercado Capim Fashion celebra primeiro ano da retomada com edição especial

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Mercado Capim Fashion, uma das feiras mais esperadas por quem curte e valoriza moda e design da Paraíba, está prestes a celebrar seu primeiro ano de retomada com uma edição comemorativa imperdível. A feira acontece nos dias 10 e 11 de maio, das 17h às 23h, na área gramada do Ville des Plantes.

Pela primeira vez, o evento organizado pela Produtora Criativo será realizado no final de semana, sexta e sábado que antecedem o Dia das Mães, possibilitando que um número ainda maior de pessoas tenha a chance de visitar. A organização espera um número recorde de expositores e promete opções de presentes para todos os gostos.

“Com uma seleção cuidadosa de marcas locais, designers independentes e artistas, o MCF contará com uma diversidade de produtos que prometem encantar o público. De roupas e acessórios exclusivos a itens de decoração e arte, os visitantes terão a oportunidade de encontrar peças únicas e autênticas”, ressalta a produtora Isa-Caires Sousa.

E essa não é a única novidade. Diferentemente das edições passadas, que aconteceram no espaço de festas do Ville des Plantes, o Mercado Capim Fashion tomará a área gramada do local, proporcionando um espaço maior e com mais visibilidade para os expositores e visitantes.
“Marque na agenda e não deixe de prestigiar, consumir e valorizar os melhores produtos de moda, arte e design da Paraíba. Garanto que todo visitante será impactado pelo que há de mais autêntico e criativo na Paraíba”, convida Isa-Caires.

Continue Lendo