Nos acompanhe

Paraíba

Turismo rural: presidente do Sebrae conhece experiências exitosas no Litoral da Paraíba

Publicado

em

Setor fundamental para a geração de emprego e renda no Brasil, o turismo é uma das principais vocações econômicas do município de Conde, localizado no Litoral Sul da Paraíba, que recebeu, nesta terça-feira (23), a visita do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. Na ocasião, a comitiva liderada pelo dirigente conheceu as instalações do Shopping Rural Sítio Tambaba, que é uma das principais referências da região em empreendedorismo e desenvolvimento social.

Liderado pela empreendedora Nevinha Silva, o primeiro shopping rural do Brasil começou com uma pequena loja da família, a Doces Tambaba, e hoje já conta com 10 unidades.

“Eu nunca esperava que um dia eu ia receber um presidente do Sebrae aqui nesse lugar que foi construído com muito carinho e amor, com o sonho de ter uma fábrica de doces e de mudar nossa vida. Começamos só eu e minha mãe, com R$50 emprestados e dois tipos de doce. Aqui (no Sítio Tambaba) não tinha um roteiro, mas passavam alguns bugueiros que nos davam cesta básica e roupa para nossas crianças. Esses bugueiros nos ajudaram a criar esse roteiro. Foi um momento muito difícil, levando nome de ‘doido’ e de que não daria certo. Hoje, a gente recebe em média 500 turistas por dia”, afirmou Nevinha, ao relembrar o início do empreendimento.

Ainda falando sobre o Shopping Rural, a empreendedora, que superou as dificuldades do analfabetismo e da falta de recursos, também destacou a contribuição do Sebrae para a concretização de seu sonho. “O Sebrae me ofereceu a oportunidade de acreditar em mim e confiar na minha capacidade. Essa comunidade se transformou. Cada um que chega aqui para comprar um doce eu digo: você não está levando só o meu doce, você está levando a minha história de vida e eu tenho a certeza que você vai mudar a vida de alguém”, acrescentou Nevinha Silva.

Por sua vez, o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a visão empreendedora, a dedicação e a persistência das empresárias que lideram o Shopping Rural. “Esse é um resultado fantástico com a parceria do nosso Sebrae. A guerreira e resiliente Luiza e sua filha, Nevinha, estão dando um exemplo de protagonismo do empreendedorismo. É simplesmente apaixonante o que nós vimos e a experiência que tivemos”, enfatizou Lima.

Já o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, pontuou o poder transformador de uma boa ideia. “É um conjunto de mulheres que transformaram suas vidas e fizeram com que as vidas de outras pessoas fossem transformadas. É algo que se transformou em referência para a Paraíba e para o Brasil, mostrando que com uma ideia simples você pode ir mais adiante”, acrescentou Luiz Alberto.

Em seguida, a secretária de Turismo do Conde, Marília Melo, enalteceu a parceria com o Sebrae para a concretização do shopping. “Esse empreendimento em Tambaba, uma das praias mais bonitas do Brasil, é um diferencial.Ter essa parceria com o Sebrae, fortalecendo o turismo e engrandecendo os nossos empreendedores, é uma honra”, declarou a secretária.

Também acompanharam a visita desta terça-feira o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo; o diretor de administração e finanças da instituição, Neto Franca; e a gestora de turismo e economia criativa, Regina Amorim.

Continue Lendo

Paraíba

Odon avalia “gafe” cometida por Queiroz sobre pré-candidatura e Coronel Sobreira defende pastor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador da base governista de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB), repercutiu o posicionamento do pastor Sérgio Queiroz (Novo) em relação ao pleito deste ano na Capital. O parlamentar avaliou que a fala de Queiroz insinua que o cargo de vice-prefeito serve como figurativo.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (22/04), pastor Sérgio retirou pré-candidatura como cabeça de chapa à disputa eleitoral pela Prefeitura justificando não haver tempo e habilidade para ser chefe de gabinete, mas admitiu pretensão em compor com Marcelo Queiroga (PL) na condição de vice.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (23/04), Odon afirmou que Queiroz se colocou em “momento errado” sobre a visão dele em relação a atuação de vice-prefeito na gestão pública.

“Na questão política creio que ele cometeu uma gafe significativa. Dizer que não tem tempo para ser candidato a prefeito porque tem muitos afazeres e tem tempo para ser candidato a vice significa dizer que vice não faz nada. Então, seria bom ele dar uma passada lá na Prefeitura Municipal para saber das atividades que Leo exerce dentro do município. É tanto que Cícero sempre diz que João Pessoa tem dois prefeitos. Ganhar para não trabalhar significa isso? Ele não fazer nada? Então eu creio que está em um momento errado se ter uma fala dessa onde as pessoas exigem que o servidor público contribua com o desenvolvimento de cidade”, detalhou.

Ouça:

Correligionário de Queiroz, o vereador Coronel Sobreira disse que a fala de Odon foi infeliz e sai em defesa do pastor caso ele oficialize pré-candidatura a vice-prefeito junto do PL.

“Eu acho que o contexto não é esse, eu tenho certeza que o vereador Odon não disse isso, e se ele quis contextualizar isso ele foi infeliz porque de fato, uma coisa é ser 01 em qualquer administração e outra coisa é ser 02. Eu já fui comandante de Batalhão, subcomandante de Batalhão e sei que as funções são diferentes. Cada um tem sua responsabilidade. Sérgio Queiroz sendo candidato como vice ele também vai ter sua responsabilidade dentro da gestão, junto com o PL, inclusive vai ser uma gestão a quatro mãos”, rebateu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Deusdete endossa nome de João ao Senado e destaca capacidade político-administrativa do gestor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, endossou a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao Senado Federal nas eleições de 2026. O nome do gestor vem sendo fortemente ventilado no cenário político local para que ele saia do Governo e se lance candidato no pleito.

Durante entrevista ao programa Frente a Frente da TV Arapuan desta segunda-feira (22/04), Deusdete defendeu a possibilidade de pré-candidatura de João.

“O governador tem declarado recentemente que só quem sabe se vai sair ou não é ele. Mas ao mesmo tempo, eu diria que ele tem uma inclinação natural. Ele tem dito que o nome dele vai estar à disposição do partido em 2026 ao Senado, é natural que ele queira ser senador. Acho que vai coroar sem dúvida a carreira política, em dois mandatos consecutivos de governador fazendo um trabalho dessa natureza, é importante que ele possa concorrer ao Senado e inclusive eu defendo isso”, afirmou.

Ouça:

 

Deusdete reforçou, ainda, a estratégia porque avalia que o governador possui capacidade político e administrativa superior, inclusive, a do ex-governador Ricardo Coutinho que, segundo o secretário, foi superado pelo atual gestor em relação ao número de obras entregues em benefício direto da população.

“Hoje, eu como secretário de Infraestrutura, encaminho mensalmente em torno de cem milhões de reais. Então você veja, quase dez vezes mais (em comparação com a gestão passada). Evidentemente que de lá pra cá você alguma coisa de inflação, mas jamais chega a essa diferença. Então, incomparavelmente, o volume de investimentos que o Estado tem hoje é várias vezes superior ao que tínhamos naquele período”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Ele pode muito bem vir à Assembleia”, diz Wallber sobre convocação de padre Egídio para explicações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) confirmou, nesta terça-feira (23/04), que o padre Egídio de Carvalho Neto deverá ser convocado para prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema corrupção montado dentro do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, que ele teria liderado enquanto diretor da unidade hospitalar filantrópica.

Segundo Virgolino, a questão do Padre Zé não “pode acabar em pizza“.

A convocação do religioso deverá fazer parte dos trabalhos da Comissão Permanente de Inquérito (CPI) que deverá receber parecer jurídico nos próximos dias.

Os comentários de Virgolino foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo