Nos acompanhe

Brasil

Mudança na postura de Hugo Motta indica sinais de composição de Lula com o Republicanos em Brasília

Publicado

em

A mudança na postura do deputado federal paraibano e líder do Republicanos na Câmara Federal, em Brasília, estaria indicando sinais de composição entre o governo Lula e legenda do parlamentar. A informação foi publicada pela Folha nesta quinta-feira (01/06).

De acordo com as informações divulgadas, até o início da manhã da quarta-feira (31/05), Motta era a favor de derrubar a medida provisória que tratava da reforma ministerial, porém, à tarde, mudou de ideia em um movimento acompanhado por boa parte dos líderes partidários.

Leia também: Câmara impede extinção da Funasa e aprova MP que reorganiza Ministérios do governo Lula; veja lista

Integrantes do centrão dizem que Lula deveria contemplar mais integrantes de PP, PL e Republicanos no governo. Embora os três partidos tenham apoiado a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), há alas dessas legendas que, na prática, se alinham a Lula.

De acordo com a matéria, para líderes de partidos do centrão e da base aliada, será inevitável para o presidente fazer trocas no primeiro e segundo escalões do seu governo, mesmo após aprovada a Medida Provisória.

Segundo aliados de Lula, o presidente teria sinalizado a assessores próximos que pode antecipar a reforma ministerial que ocorreria no final do primeiro ano de governo para agosto.

 

Continue Lendo

Brasil

Lula defende Aguinaldo como relator da PEC da reforma tributária na regulamentação do projeto

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta terça-feira (23) manter na regulamentação da reforma tributária o mesmo relator do texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) sobre o tema aprovada no ano passado, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Ao menos um dos projetos de lei da regulamentação deve ser encaminhado ao Congresso ainda nesta semana. Segundo Lula, o texto do governo foi fechado na segunda-feira (22/04).

Segundo a Folha, Lula ressaltou que a indicação do relator é prerrogativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas afirmou que o deputado está familiarizado com o tema e as negociações, o que pode facilitar na tramitação do texto.

“Ontem nós fechamos a proposta final daquilo que vai [para o Congresso] para regulamentação da reforma tributária […]. O que seria ideal, do ponto de vista dos interesses da Fazenda, que já trabalhou na aprovação do projeto principal, é que você tivesse o mesmo relator. O cara já está familiarizado, participou de todas as discussões, você poderia ganhar tempo”, disse.

Continue Lendo

Brasil

Daniella Ribeiro se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento, em Brasília

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) se despede do comando da Comissão Mista de Orçamento (CMO), posição que assumiu no ano de 2023 juntamente com os membros da comissão anterior.

Os novos integrantes da CMO serão escolhidos na quarta-feira (24/04) durante reunião marcada para as 14h30, quando devem ser eleitos o presidente e o vice-presidente do colegiado.

A comissão é responsável por votar projetos de lei relativos ao Plano Plurianual (PPA), às diretrizes orçamentárias, ao Orçamento da União e a créditos adicionais.

Habitualmente, a CMO é instalada até a última terça-feira do mês de março de cada ano, data em que termina o mandato dos membros da comissão anterior. Em 2023, os relatores da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram, respectivamente, os deputados Luiz Carlos Motta (PL-SP) e Danilo Forte (União-CE).

As funções de direção da CMO, de relator-geral da LOA e de relator da LDO são exercidas, de forma alternada, por senadores e deputados. Neste ano, obedecendo à regra de alternância, um deputado será o presidente da comissão e os relatores da LOA e da LDO serão senadores.

Continue Lendo

Brasil

Reajuste de 57% no salário de paraibana presidente do Banco do Brasil é tema de crítica da oposição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Parlamentares de oposição criticaram a possibilidade de a presidente do Banco do Brasil receber um aumento salarial de 57%. A proposta será votada na próxima sexta na Assembleia Geral de Acionistas. Se for aprovada, a paraibana Tarciana Medeiros passará a ganhar R$ 117 mil mensais.

A medida gerou repercussão e foi tema de críticas por parlamentares da oposição.

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), declarou que vai falar contra o reajuste nas redes e em plenário. O parlamentar classificou a possibilidade de aumento de 57% como “uma vergonha” e disse que o Brasil está sangrando.

Tarciana foi nomeada pelo presidente Lula (PT) em janeiro deste ano e se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do banco em 214 anos de história.

Continue Lendo