Nos acompanhe

Paraíba

Assistência técnica da Empaer e energia solar mudam a vida de produtor em Boa Ventura

Publicado

em

A extensão rural patrocinada pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), tem possibilitado que famílias agricultoras melhorem a qualidade de vida, como é o caso do agricultor familiar Edivaldo Mamede Carvalho, do Sítio Várzea Grande, em Boa Ventura, no Vale do Piancó.

Ele trabalha com a produção de frutas, cultivo de milho e feijão em sistema de irrigação por aspersão, tem criação de bovinos e galinha de capoeira, além de manter uma área de preservação ambiental. Possui ainda sistema de energia solar, o que garante redução da conta de luz e possibilita ter ar-condicionado em casa.

Sem nunca ter acessado financiamento junto aos bancos, o que aconteceu somente nos últimos anos, depois de orientado pelos extensionistas rurais, Edivaldo Mamede aceitou financiamento do Pronaf, no valor de R$ 35 mil, que, aplicado corretamente e com o acompanhamento técnico, obteve bons resultados. Agora se prepara pela terceira vez para captar recursos de programas sociais do governo, que ajudam a ampliar suas atividades na propriedade e a melhorar a qualidade de vida da família.

“A exemplo do meu pai, eu tinha medo de fazer projetos para obter empréstimo, nunca fui atrás de banco, mas incentivado pelos técnicos da Empaer, aceitei e os resultados logo chegaram”, comentou.

No Sítio Várzea Grande, o produtor trabalha com fruticultura das espécies laranja, manga, acerola, limão, goiaba, pinha e bananeira, cuja produção comercializa na feira livre da cidade. Na área de preservação ambiental, tem plantações de jurema, mandacaru, marmeleiro, baraúna, carnaúba, entre outros.

Para aumentar a renda da família, o produtor possui um pequeno plantel de bovinos e, com a orientação da Empaer, pretende ampliar a criação de galinha de capoeira.

Em período de estiagem, ele usa o sistema de irrigação por aspersão, o que garante a produção para atender a freguesia. O sítio possui dois poços artesianos, sendo que um apresentou água com uma profundidade de 27 metros e vazão de 8 mil litros por hora. O outro, menor, tem uma vazão de 3 mil litros por hora, que servem para o consumo humano e animal e ao uso da irrigação.

A gerente regional da Empaer em Itaporanga, Maria de Lourdes Pereira Alves, revelou que a assistência técnica contribuiu para melhorar as condições de vida da família, aumentou a sua renda e que, hoje, ele serve de modelo na região. Destacou que o mais importante, também, é que o pomar tem produção diversificada. “Nosso cliente de assessoramento está com três projetos realizados, que trouxeram vida nova para a família”, disse.

Segundo o extensionista Valdevino Pereira Neto (Valdir), da Empaer, o agricultor Edivaldo Mamede, mesmo sendo um produtor rural tradicional, é receptivo às orientações técnicas, o que possibilita avanços na sua produção agrícola. Com a energia solar, a família reduziu o custo de consumo de energia elétrica em 70 por cento. “Isso nos envaidece porque sabemos que levamos melhoria da qualidade de vida para a família”, disse.

O produtor anunciou que o próximo projeto será para a instalação de um restaurante onde as pessoas possam degustar a culinária rural, contemplando a paisagem da barragem existente próximo à casa.

Continue Lendo

Paraíba

Odon avalia “gafe” cometida por Queiroz sobre pré-candidatura e Coronel Sobreira defende pastor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador da base governista de João Pessoa, Odon Bezerra (PSB), repercutiu o posicionamento do pastor Sérgio Queiroz (Novo) em relação ao pleito deste ano na Capital. O parlamentar avaliou que a fala de Queiroz insinua que o cargo de vice-prefeito serve como figurativo.

Em pronunciamento nesta segunda-feira (22/04), pastor Sérgio retirou pré-candidatura como cabeça de chapa à disputa eleitoral pela Prefeitura justificando não haver tempo e habilidade para ser chefe de gabinete, mas admitiu pretensão em compor com Marcelo Queiroga (PL) na condição de vice.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (23/04), Odon afirmou que Queiroz se colocou em “momento errado” sobre a visão dele em relação a atuação de vice-prefeito na gestão pública.

“Na questão política creio que ele cometeu uma gafe significativa. Dizer que não tem tempo para ser candidato a prefeito porque tem muitos afazeres e tem tempo para ser candidato a vice significa dizer que vice não faz nada. Então, seria bom ele dar uma passada lá na Prefeitura Municipal para saber das atividades que Leo exerce dentro do município. É tanto que Cícero sempre diz que João Pessoa tem dois prefeitos. Ganhar para não trabalhar significa isso? Ele não fazer nada? Então eu creio que está em um momento errado se ter uma fala dessa onde as pessoas exigem que o servidor público contribua com o desenvolvimento de cidade”, detalhou.

Ouça:

Correligionário de Queiroz, o vereador Coronel Sobreira disse que a fala de Odon foi infeliz e sai em defesa do pastor caso ele oficialize pré-candidatura a vice-prefeito junto do PL.

“Eu acho que o contexto não é esse, eu tenho certeza que o vereador Odon não disse isso, e se ele quis contextualizar isso ele foi infeliz porque de fato, uma coisa é ser 01 em qualquer administração e outra coisa é ser 02. Eu já fui comandante de Batalhão, subcomandante de Batalhão e sei que as funções são diferentes. Cada um tem sua responsabilidade. Sérgio Queiroz sendo candidato como vice ele também vai ter sua responsabilidade dentro da gestão, junto com o PL, inclusive vai ser uma gestão a quatro mãos”, rebateu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Deusdete endossa nome de João ao Senado e destaca capacidade político-administrativa do gestor

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, endossou a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao Senado Federal nas eleições de 2026. O nome do gestor vem sendo fortemente ventilado no cenário político local para que ele saia do Governo e se lance candidato no pleito.

Durante entrevista ao programa Frente a Frente da TV Arapuan desta segunda-feira (22/04), Deusdete defendeu a possibilidade de pré-candidatura de João.

“O governador tem declarado recentemente que só quem sabe se vai sair ou não é ele. Mas ao mesmo tempo, eu diria que ele tem uma inclinação natural. Ele tem dito que o nome dele vai estar à disposição do partido em 2026 ao Senado, é natural que ele queira ser senador. Acho que vai coroar sem dúvida a carreira política, em dois mandatos consecutivos de governador fazendo um trabalho dessa natureza, é importante que ele possa concorrer ao Senado e inclusive eu defendo isso”, afirmou.

Ouça:

 

Deusdete reforçou, ainda, a estratégia porque avalia que o governador possui capacidade político e administrativa superior, inclusive, a do ex-governador Ricardo Coutinho que, segundo o secretário, foi superado pelo atual gestor em relação ao número de obras entregues em benefício direto da população.

“Hoje, eu como secretário de Infraestrutura, encaminho mensalmente em torno de cem milhões de reais. Então você veja, quase dez vezes mais (em comparação com a gestão passada). Evidentemente que de lá pra cá você alguma coisa de inflação, mas jamais chega a essa diferença. Então, incomparavelmente, o volume de investimentos que o Estado tem hoje é várias vezes superior ao que tínhamos naquele período”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Ele pode muito bem vir à Assembleia”, diz Wallber sobre convocação de padre Egídio para explicações

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual Wallber Virgolino (PL) confirmou, nesta terça-feira (23/04), que o padre Egídio de Carvalho Neto deverá ser convocado para prestar esclarecimentos sobre o suposto esquema corrupção montado dentro do Hospital Padre Zé, em João Pessoa, que ele teria liderado enquanto diretor da unidade hospitalar filantrópica.

Segundo Virgolino, a questão do Padre Zé não “pode acabar em pizza“.

A convocação do religioso deverá fazer parte dos trabalhos da Comissão Permanente de Inquérito (CPI) que deverá receber parecer jurídico nos próximos dias.

Os comentários de Virgolino foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa.

Confira o áudio:

 

Continue Lendo