

Paraíba
Eleições Crea-PB: apenas chapa encabeçada por Hugo Paiva está livre de entraves para a disputa
Segundo análise técnica e posicionamentos da Comissão Eleitoral Regional da Paraíba (CER-PB), instituída pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Estado da Paraíba – CREA-PB, apenas a chapa encabeçada pelos engenheiros civis Hugo Paiva, Ledson Leitão, Felipe Gadelha e Vinicius Marchese está livre de entraves e plenamente apta para concorrer às eleições neste ano de 2023.
Hugo Paiva é presidente licenciado e candidato à reeleição no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB). Já os engenheiros civis Ledson Leitão e Felipe Gadelha são candidatos no pleito que definirá a nova diretoria da Mutua– Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PB. Os candidatos disputam, respectivamente, os cargos de diretor geral e administrativo.
Já Vinícius Marchese é candidato à Presidência do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).
De acordo com documentos emitidos pela CER-PB, pelo menos, outras duas chapas que disputam as Eleições do Confea/Crea-PB/Mutua estão “sub judice”.
Ainda segundo a Comissão, a chapa encabeçada pelo engenheiro de minas Renan Azevedo, bem como a que tem o engenheiro civil Higo Braga da Silva, seguem na disputa eleitoral por força de liminares, que são decisões judiciais de caráter precário, sujeitas a revogação.
A candidatura de Higo Braga da Silva, de acordo com o Processo nº: 0808055-60.2023.4.05.8200 – Mandado de Segurança Cível, apresentou problemas por apresentação insuficiente de documentação.
Segundo o documento, Higo Braga “apresentou uma declaração da Abenc-PB (datada de 18/03/2020) como documento para comprovação do requisito previsto no artigo 26, alínea “e”, da Resolução nº 1.114/2019 do Confea, não tendo sido juntado ao processo qualquer outro documento que indique a sua filiação a outra entidade de classe, ao mesmo tempo que não consta do sistema corporativo Sitac o registro de qualquer filiação do profissional a entidade diversa”, diz o Processo.
Já no caso da chapa encabeçada por Renan Guimarães de Azevedo, o Processo nº 0807805-27.2023.4.05.8200 – Mandado de Segurança Cível, o documento confirma que a liminar foi concedida apesar da CER-PB ter negado o pedido de registro de candidatura “sob a alegação de que não foi apresentada uma declaração ou certidão que validasse suas filiações à entidade, registradas e homologadas no Sistema Confea/Crea”.
Ainda segundo o mesmo documento, “[…] não consta da documentação apresentada qualquer declaração ou certidão que ateste as referidas filiações, uma vez que os documentos apresentados não foram emitidos pelas entidades e não são capazes de comprovar a atual existência da filiação, não sendo, portanto, capazes de comprovar o “vínculo associativo de três anos, no mínimo, contados da convocação da eleição”, requisito previsto no artigo 26, alínea “e”, da Resolução nº 1.114/2019 do Confea”.
A chapa de Renan ainda enfrenta diversas suspeitas de nepotismo, apresentando uma série de conexões familiares consideradas reprováveis do ponto de vista ético, conforme indicado a seguir:
– Paulo Laércio Vieira que concorre ao cargo de diretor Geral da Mutua-PB, possui filho e cunhado em cargos de assessoria no Crea-PB;
– Virgínia Barroca que concorre ao cargo de diretora Administrativa da Mutua-PB, possui filho em cargo de assessoria no Crea-PB;
– Giucélia Figueiredo, ex-presidente do Crea-PB e madrinha política de Renan Azevedo possui primo em cargo de assessoria no Crea-PB;
– Sérgio Barbosa, ex-presidente do Crea e apoiador da chapa de Renan também possui um filho em cargo de assessoria no Crea-PB
Eleições
Os votos poderão ser registrados através do site votaconfea.com.br, no dia 17 de novembro de 2023, no período de 8h às 19h, no horário de Brasília-DF. Todo profissional registrado e em dia com as obrigações perante o Sistema Confea/Crea até 30 (trinta) dias antes da data da eleição é considerado eleitor e votará na circunscrição do Crea onde quitou sua última anuidade, independente do seu registro originário ou locais onde possuir visto.
Clique nos links abaixo e confira documentos:
Edital eleitoral chapas deferidas
Edital eleitoral chapas deferidas (geral)
Paraíba
Prefeito Nelinho Costa encanta Cacimba de Dentro com o brilho do ‘Natal Iluminado’ 2023

O prefeito Nelinho Costa (PSB) ilumina Cacimba de Dentro com o aguardado evento ‘Natal Iluminado 2023’, marcando oficialmente o início das festividades natalinas e de fim de ano na cidade. Este ano, a Prefeitura expandiu a decoração nas proximidades da Igreja Matriz de Santo Antônio, prometendo uma experiência ainda mais encantadora.
A programação inclui a chegada do Papai Noel, a performance da Banda Filarmônica Maria Edjagra, o espetáculo ‘Natal Iluminado’ e um grandioso show pirotécnico.
“Esse será o maior ‘Natal Iluminado’ desde que idealizamos e executamos a ideia. Estou muito feliz com o resultado do trabalho que as equipes fizeram, pois a nossa praça principal está linda para receber os cacimbenses e os visitantes nesses festejos”, enfatizou Nelinho Costa.
O prefeito expressa sua satisfação com o resultado do esforço das equipes, destacando a beleza da praça principal. Em suas redes sociais, Nelinho Costa convida calorosamente os moradores de Cacimba de Dentro a participarem e apreciarem o momento mágico do acendimento das luzes.
Paraíba
Deputado Tião Gomes destina emenda de R$ 200 mil para o Memorial da Cruz da Menina, em Dona Inês

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 200 mil para a obra Caminhos da Fé na Cruz da Menina, em Dona Inês. Atuando para fortalecer o turismo religioso na região, o parlamentar já conquistou obras e estradas, além de destinar recentemente recursos para o Santuário do Padre Ibiapina.
Localizada na comunidade quilombola de Dona Inês, a Cruz da Menina tem registado um aumento significativo na visitação de romeiros ao longo dos anos, sendo um importante atrativo para o turismo religioso na região. Anualmente, em 1º de novembro, uma procissão parte da Igreja Matriz em direção à Capela da Cruz da Menina, atraindo peregrinos de diversas cidades.
Tião Gomes destacou a importância do investimento.
“É essencial oferecer infraestrutura aos visitantes, especialmente durante eventos religiosos. O Complexo Cruz da Menina, incluindo a capela e o mirante para contemplação do pôr-do-sol, é uma obra que valoriza o turismo religioso no Brejo e Curimataú. O prefeito Antônio Justino vem fazendo um grande trabalho para que os romeiros e romeiras encontrem a estrutura necessária ao chegar na cidade. Junto ao governo do estado e através de nossas emendas parlamentares, estamos conseguindo obras e melhorias para ampliar o turismo religioso na região”, disse Tião.
A Menina e sua Cruz
A história da Cruz da Menina está relacionada a um período de seca e ao calvário de uma família formada por pai, mãe e filha de aproximadamente nove anos, que saiu à procura de melhores condições de vida subindo a Serra do Bilingüin, em direção a Dona Inês.
Após longo percurso sobre rochedos castigados pela alta temperatura, com fome e sede, os três pediram água a um morador, que negou a ajuda. Assim, continuaram a caminhar. A criança não resistiu e acabou morrendo, sendo enterrada ao pé da convergência de grandes lajedos, onde um milagre teria acontecido: do alto da serra minou água e, naquele ponto, esse acontecimento, considerado milagroso pelas crenças populares, levou à construção de uma capela, denominada de Cruz da Menina.
Paraíba
Deputada oficializa pedido para construção de estrada alternativa à Serra de Teixeira

Ao lado de lideranças políticas e civis do Sertão, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), participou ontem (08), de um ato intitulado ‘Grito da Serra’, na região da Serra de Teixeira.
O movimento tem por objetivo, a construção de uma estrada alternativa para caminhões de carga, e carros de passeio, levando em consideração o histórico de acidentes fatais, e a periculosidade do percurso sinuoso, da Serra de Teixeira.
“É um grito justo, pois, pretende criar uma alternativa para uma preocupação quase centenária, desde que essa estrada foi criada. Já existe um acesso, de apenas, cinco quilômetros, menos sinuoso e mais seguro, para a criação desta nova estrada. E nós abraçamos esta luta com muita força”, antecipou Francisca.
A parlamentar confirmou que já apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba, que foi aprovado, por unanimidade, no último dia 06 de dezembro. O pedido oficial nº 9680/2023 provocou à Secretaria de Infraestrutura do Estado e o DER, para elaboração do projeto, que deverá contemplar o Sertão com a nova estrada.
“Agradeço ao morador local, empresário e pesquisador Zé Gomes, que descobriu o projeto original, do que seria a estrada que liga São José do Bonfim a Teixeira e Matureia, na década de trinta, e com generosidade mobilizou a classe civil e política, a fim de criar esta alternativa de rota, mais segura e mais rápida”, enfatizou.
Entre as lideranças, participaram do ato o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; o vice-prefeito de Patos, professor Jacob; o prefeito de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega; o prefeito de Matureia, Zé Pereira; a secretária da FAMUP e ex-prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Motta; a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo, além de vereadores, historiadores e jornalistas.
“Uma comissão do DER estará ainda esta semana, realizando uma visita técnica no acesso. O secretário de infraestrutura, Deusdete Queiroga, antecipou que o pedido para elaboração do projeto já está no DER, e o nosso mandato irá protocolar, ainda esta semana, o pedido de uma audiência pública na Casa de Epitácio”, confirmou a deputada Francisca Motta.