Nos acompanhe

Paraíba

Urologistas orientam como prevenir câncer de próstata e dão dicas para a saúde do homem

Publicado

em

Um alerta para identificação do câncer de próstata e os cuidados com a saúde do homem para prevenir essa e outras doenças foram os assuntos abordados no videocast “Sem Contraindicação” desta semana. O programa da Unimed João Pessoa teve como convidados os urologistas Jarques Lúcio e Thiago Costa.

Os médicos chamaram a atenção para que os homens busquem o urologista a partir dos 45 anos para uma avaliação geral da saúde e rastreamento dos fatores de risco do câncer de próstata. De acordo com o urologista e cirurgião Jarques Lúcio, nessa faixa etária é recomendável que o homem faça o exame de toque retal e o PSA (exame de sangue) juntos para detecção precoce do câncer de próstata. “O exame do toque é simples e consegue identificar alterações na próstata. O paciente e seu urologista vão traçar o seu cronograma [de exames e consultas], como ter um diagnóstico precoce e como promover a cura, que é o mais importante”, explicou.

Ainda sobre os cuidados preventivos, o urologista Thiago Costa, que também é presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seccional Paraíba, lembrou que o câncer de próstata é uma doença que afeta os homens sobretudo na faixa etária dos 69 anos. No entanto, ele explicou que é preciso ficar atento aos fatores de risco que podem influenciar no aparecimento da doença antes dessa fase da vida. “O principal fator de risco é o histórico familiar, parentes de primeiro grau: pai ou irmão com diagnóstico de câncer de próstata. Esse homem vai ter a chance aumentada”, disse o médico. Outros fatores que devem ser considerados são a raça (homens com ascendência africana ou caribenha) e a obesidade. No caso desse último fator de risco, os pacientes têm maior probabilidade de desenvolver câncer mais agressivo.

PREVENÇÃO

Manter uma dieta saudável, praticar atividade física regularmente, evitar o cigarro e ir periodicamente ao urologista, a partir dos 45 anos, são as formas de cuidados preventivos para o diagnóstico do câncer de próstata. “A forma de prevenção primária [considerando os fatores de histórico familiar e raça] é limitada, e o foco é a prevenção secundária. Ter o diagnóstico na fase mais precoce e oferecer cura para esse paciente”, orientou o urologista Thiago Costa.

Aproveitando a campanha Novembro Azul, que também alerta aos homens para os cuidados com a saúde forma geral, o urologista Jarques Lúcio lembrou a importância dos pais ou responsáveis levarem o filho, ainda na adolescência, ao urologista para a prevenção de outras doenças, como câncer de testículo, ter orientações sobre métodos contraceptivos e ainda vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). “O pico de incidência do câncer de testículo é na adolescência e é um câncer indolor também. Outro problema é o início da vida sexual. A mulher é aconselhada pela ginecologista. O homem, não. Esse adolescente sofre primeiro para depois voltar ao médico”, concluiu Jarques Lúcio.

NOVEMBRO AZUL

A campanha Novembro Azul tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, sobretudo o câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais incidente no homem em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Na Paraíba, a estimativa é de 1.650 casos.

“SEM CONTRAINDICAÇÃO”

Toda semana a Unimed João Pessoa leva ao ar um novo episódio do videocast “Sem Contraindicação”. O programa é publicado sempre às quintas-feiras, ao meio-dia, com dois convidados para falar sobre temas voltados principalmente à saúde, qualidade de vida e bem-estar.

Os episódios estão disponíveis nos canais da Unimed JP no YouTube e no Spotify. Para conferir os canais, obter mais informações e enviar sugestões, basta acessar o Portal Unimed João Pessoa: www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao.

Continue Lendo

Paraíba

Na Paraíba, 84% da população é alfabetizada, diz IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que, na Paraíba, 84% da população é alfabetizada. A informação faz parte dos novos dados do Censo Demográfico e são referentes a pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

De acordo com o levantamento divulgado na sexta-feira (17/05) , a taxa de alfabetização seguiu em trajetória de alta no Brasil e alcançou 93% das pessoas de 15 anos ou mais em 2022.

O indicador, que mostra o percentual de pessoas que sabiam ler e escrever pelo menos um bilhete simples, é o maior de uma série histórica com números desde 1940, quando o órgão de pesquisas realizou o seu primeiro recenseamento.

O reflexo da alfabetização em alta é o recuo do analfabetismo, cuja taxa caiu a 7% da população de 15 anos ou mais em 2022. Trata-se da menor proporção da série divulgada pelo IBGE.

Apesar do número aparentemente expressivo, a Paraíba ainda possui o terceiro menor taxas de alfabetização do país. E só perde para os Estados de Alagoas (82,3%), Piauí (82,8%).

No olhar estadual, Santa Catarina apresentou o maior percentual de pessoas de 15 anos ou mais que sabiam ler e escrever em 2022: 97,3%. Distrito Federal (97,2%), São Paulo (96,9%) e Rio Grande do Sul (96,9%) vêm depois no ranking das unidades da Federação.

Em termos absolutos, o percentual de 7% significa que, mesmo com a melhora, o Brasil ainda tinha 11,4 milhões de pessoas de 15 anos ou mais que não sabiam ler e escrever um bilhete simples em 2022. O total de habitantes nessa faixa etária foi de quase 163 milhões. Outras informações podem ser conferidas na matéria da Folha.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim destina mais de R$ 5,7 milhões para fortalecer saúde dos municípios paraibanos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador Efraim Filho, líder do União Brasil no Senado Federal, anunciou a destinação de recursos para a saúde pública de nove municípios paraibanos, totalizando R$ 5.770.000. Os investimentos, provenientes de emendas parlamentares, têm como objetivo fortalecer o sistema de saúde local, especialmente nas áreas de Atenção Primária à Saúde (APS) e de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC).

Ao destinar esses recursos, Efraim demonstra seu compromisso com a saúde da população paraibana, buscando garantir que todos tenham acesso a um sistema de saúde público de qualidade e eficiente. Segundo o senador, esses investimentos são fundamentais e contribuem para a melhoria da saúde pública como um todo.

“Agora as prefeituras, que contam com o recurso na conta totalizando mais de $5,7 milhões, poderão investir em melhorias na saúde. É o meu dever como senador captar sempre novos recursos que venham a atender a todos e tenho a certeza de que esse grande investimento vai fortalecer os programas de saúde dos municípios, proporcionando um serviço ainda melhor, e público”, disse o senador.

Efraim ressaltou que a saúde é uma das prioridades centrais de seu mandato no Senado Federal, buscando assegurar que políticas públicas e serviços de alta qualidade beneficiem um número crescente de paraibanos, especialmente nas áreas mais carentes do Estado. “A destinação desses recursos é mais uma conquista, fruto do meu trabalho em prol da Paraíba, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Ruas de Bayeux receberão nova pavimentação asfáltica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, liderou uma importante agenda nesta sexta-feira (17/05) na cidade de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa. A pedido do governador João Azevêdo (PSB), o parlamentar caminhou em diversas ruas do município com diretores e técnicos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) para implementar um novo projeto de pavimentação asfáltica.

A ação tem por objetivo promover uma nova malha asfáltica na cidade, garantindo mobilidade urbana e comodidade para a população

“Contribuir para uma maior fluidez no trânsito e segurança para todos os moradores. Vamos juntos, todos de mãos dadas, construir a Bayeux que todos merecem”, destacou Felipe em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo