

Paraíba
Siga Antenado abre agendamentos e instalação da nova parabólica digital em mais cinco cidades da PB
Famílias de mais cinco cidades da Paraíba já podem se cadastrar para receber a nova parabólica digital. A Siga Antenado iniciou o agendamento para a instalação dos kits gratuitos nos municípios de Alagoinha, Cuitegi, Guarabira, Pilões e Pilõezinhos. Cerca de 7,3 mil famílias podem ser beneficiadas. Para agendar é preciso atender a alguns requisitos: fazer parte de algum programa social do Governo Federal (CadÚnico) e ter na residência uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas convencionais deixarão de funcionar. Isso significa que quem não fizer a substituição pela nova parabólica digital não conseguirá mais assistir à TV. Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Todo o processo, que vai do agendamento até a instalação do kit na residência, é gratuito. Para saber se tem direito à nova parabólica digital, a população deve entrar em contato com os canais de comunicação da Siga Antenado, que são o número 0800 729 2404 ou o site sigaantenado.com.br. Será necessário informar no momento do atendimento o número do CPF ou NIS (Número de Identificação Social).
A Siga Antenado é uma entidade não-governamental, sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel e responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais para o sinal das parabólicas digitais.
As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna ou TV por assinatura, mesmo que beneficiárias de programas sociais, não precisam fazer a troca.
A nova parabólica digital traz muitas vantagens: oferece melhor qualidade de imagem e de som e traz mais de 80 canais, todos gratuitos, com programação regional.
“É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, alerta o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra. “Além da imagem de melhor qualidade e som perfeito, a substituição é a garantia de evitar o risco de ficar sem TV quando o sinal da parabólica tradicional for desligado.”
Mais informações
COMUNICAÇÃO SIGA ANTENADO | PARAÍBA
APCOM Comunicação Estratégica | @agenciaapcom | (81)3036.2544
Fábio Cardoso (Atendimento) | (83)99861.2900
Ana Patrícia Galvão (Diretora) | (81)99402.0233
Paraíba
Prefeito Nelinho Costa encanta Cacimba de Dentro com o brilho do ‘Natal Iluminado’ 2023

O prefeito Nelinho Costa (PSB) ilumina Cacimba de Dentro com o aguardado evento ‘Natal Iluminado 2023’, marcando oficialmente o início das festividades natalinas e de fim de ano na cidade. Este ano, a Prefeitura expandiu a decoração nas proximidades da Igreja Matriz de Santo Antônio, prometendo uma experiência ainda mais encantadora.
A programação inclui a chegada do Papai Noel, a performance da Banda Filarmônica Maria Edjagra, o espetáculo ‘Natal Iluminado’ e um grandioso show pirotécnico.
“Esse será o maior ‘Natal Iluminado’ desde que idealizamos e executamos a ideia. Estou muito feliz com o resultado do trabalho que as equipes fizeram, pois a nossa praça principal está linda para receber os cacimbenses e os visitantes nesses festejos”, enfatizou Nelinho Costa.
O prefeito expressa sua satisfação com o resultado do esforço das equipes, destacando a beleza da praça principal. Em suas redes sociais, Nelinho Costa convida calorosamente os moradores de Cacimba de Dentro a participarem e apreciarem o momento mágico do acendimento das luzes.
Paraíba
Deputado Tião Gomes destina emenda de R$ 200 mil para o Memorial da Cruz da Menina, em Dona Inês

O deputado estadual Tião Gomes (PSB) destinou uma emenda impositiva no valor de R$ 200 mil para a obra Caminhos da Fé na Cruz da Menina, em Dona Inês. Atuando para fortalecer o turismo religioso na região, o parlamentar já conquistou obras e estradas, além de destinar recentemente recursos para o Santuário do Padre Ibiapina.
Localizada na comunidade quilombola de Dona Inês, a Cruz da Menina tem registado um aumento significativo na visitação de romeiros ao longo dos anos, sendo um importante atrativo para o turismo religioso na região. Anualmente, em 1º de novembro, uma procissão parte da Igreja Matriz em direção à Capela da Cruz da Menina, atraindo peregrinos de diversas cidades.
Tião Gomes destacou a importância do investimento.
“É essencial oferecer infraestrutura aos visitantes, especialmente durante eventos religiosos. O Complexo Cruz da Menina, incluindo a capela e o mirante para contemplação do pôr-do-sol, é uma obra que valoriza o turismo religioso no Brejo e Curimataú. O prefeito Antônio Justino vem fazendo um grande trabalho para que os romeiros e romeiras encontrem a estrutura necessária ao chegar na cidade. Junto ao governo do estado e através de nossas emendas parlamentares, estamos conseguindo obras e melhorias para ampliar o turismo religioso na região”, disse Tião.
A Menina e sua Cruz
A história da Cruz da Menina está relacionada a um período de seca e ao calvário de uma família formada por pai, mãe e filha de aproximadamente nove anos, que saiu à procura de melhores condições de vida subindo a Serra do Bilingüin, em direção a Dona Inês.
Após longo percurso sobre rochedos castigados pela alta temperatura, com fome e sede, os três pediram água a um morador, que negou a ajuda. Assim, continuaram a caminhar. A criança não resistiu e acabou morrendo, sendo enterrada ao pé da convergência de grandes lajedos, onde um milagre teria acontecido: do alto da serra minou água e, naquele ponto, esse acontecimento, considerado milagroso pelas crenças populares, levou à construção de uma capela, denominada de Cruz da Menina.
Paraíba
Deputada oficializa pedido para construção de estrada alternativa à Serra de Teixeira

Ao lado de lideranças políticas e civis do Sertão, a deputada estadual Francisca Motta (Republicanos), participou ontem (08), de um ato intitulado ‘Grito da Serra’, na região da Serra de Teixeira.
O movimento tem por objetivo, a construção de uma estrada alternativa para caminhões de carga, e carros de passeio, levando em consideração o histórico de acidentes fatais, e a periculosidade do percurso sinuoso, da Serra de Teixeira.
“É um grito justo, pois, pretende criar uma alternativa para uma preocupação quase centenária, desde que essa estrada foi criada. Já existe um acesso, de apenas, cinco quilômetros, menos sinuoso e mais seguro, para a criação desta nova estrada. E nós abraçamos esta luta com muita força”, antecipou Francisca.
A parlamentar confirmou que já apresentou requerimento na Assembleia Legislativa da Paraíba, que foi aprovado, por unanimidade, no último dia 06 de dezembro. O pedido oficial nº 9680/2023 provocou à Secretaria de Infraestrutura do Estado e o DER, para elaboração do projeto, que deverá contemplar o Sertão com a nova estrada.
“Agradeço ao morador local, empresário e pesquisador Zé Gomes, que descobriu o projeto original, do que seria a estrada que liga São José do Bonfim a Teixeira e Matureia, na década de trinta, e com generosidade mobilizou a classe civil e política, a fim de criar esta alternativa de rota, mais segura e mais rápida”, enfatizou.
Entre as lideranças, participaram do ato o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; o vice-prefeito de Patos, professor Jacob; o prefeito de São José do Bonfim, Esaú Nóbrega; o prefeito de Matureia, Zé Pereira; a secretária da FAMUP e ex-prefeita de São José do Bonfim, Rosalba Motta; a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo, além de vereadores, historiadores e jornalistas.
“Uma comissão do DER estará ainda esta semana, realizando uma visita técnica no acesso. O secretário de infraestrutura, Deusdete Queiroga, antecipou que o pedido para elaboração do projeto já está no DER, e o nosso mandato irá protocolar, ainda esta semana, o pedido de uma audiência pública na Casa de Epitácio”, confirmou a deputada Francisca Motta.