Nos acompanhe

Paraíba

Ricardo, Estela e Márcia abandonam Cida Ramos, aliada histórica, e declaram apoio a Cartaxo

Publicado

em

O ex-governador Ricardo Coutinho, a ex-deputada Estela Bezerra e a ex-prefeita Márcia Lucena, todos do PT, decidiram declarar apoio público ao projeto do deputado estadual Luciano Cartaxo de ser o nome do Partido dos Trabalhadores para disputar o comando da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas Eleições 2024.

A inciativa do trio, publicada através de um ‘Manifesto’, chamou atenção de analistas políticos por demonstrar abandono e rejeição ao projeto da deputada estadual Cida Ramos, conhecida por ser aliada história do mesmo trio.

Sem citar diretamente o nome de Cida o trio afirma no documento que a decisão não traz demérito a ninguém.

“Isso não traz nenhum demérito para qualquer outro companheiro ou companheira que queira disputar as eleições”, registra o documento.

Disputa

Cartaxo e Cida disputavam uma eleição interna onde os filiados do PT, através das prévias, escolheriam o nome que iria representar a legenda na disputa eleitoral ao comando da PMJP no pleito municipal deste ano.

Aborrecido com o favoritismo de Cida, Cartaxo decidiu desistir das prévias e tentar buscar apoio em Brasília para tentar reverter a situação em favor próprio junto à cúpula nacional.

Como parte da estratégia Cartaxo buscou Ricardo Coutinho que, agora mora em Brasília, e mantém relação suficientemente próxima à Presidência da República para emplacar a esposa em um cargo federal. E, conseguiu apoio de Luiz Couto que, enquanto deputado federal, chegou a se manifestar na Tribuna da Câmara com uma declaração pró-Cartaxo para pré-candidato do PT em JP.

Leia também: De olho na PMJP: Cartaxo surpreende e recorre a Ricardo Coutinho para derrubar Cida

Leia também: Luiz Couto ocupa Tribuna da Câmara dos Deputados para declarar apoio a pré-candidatura de Cartaxo

Leia também: “Não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, afirma Cartaxo em Nota Oficial

Leia também: Governo Lula nomeia mulher de Ricardo para cargo de direção no Ministério da Saúde

Confira o documento:

MANIFESTO AO PT E AO POVO DE JOÃO PESSOA

Nós, ativistas políticos abaixo subscritos, identificados com a ideia central de uma João Pessoa humanizada, democrática, popular e progressista interligada com os caminhos e políticas públicas desenvolvidas pelo nosso Governo Federal, comandado pelo Presidente Luís Inácio LULA da Silva, vimos, através deste tornar público nosso apoio ao nome do Deputado Estadual Luciano Cartaxo para disputar e vencer as eleições para Prefeito em nossa Capital.

As razões são fortes e decisivas para João Pessoa e para o Brasil:

* Não se trata apenas de uma disputa interna, e legitima, do Partido dos Trabalhadores. Trata-se de uma eleição fundamental para deter o avanço da extrema-direita no Brasil e as Capitais concentram grande parte dessas forças políticas antinacionais e antidemocráticas.

* A continuidade do Governo Lula e do Projeto Democrático e Popular em 2026, em curso no Brasil, vai depender do acúmulo de forças que possamos ter nas eleições desse ano. Temos que ter, onde possível, candidaturas com a viabilidade necessária para disputar as Prefeituras com chances claras de vitória e “puxando” bancadas de Vereadores compatíveis com a força do Partido dos Trabalhadores na sociedade.

* A situação atual da Prefeitura de João Pessoa, comandada pelo bolsonarista de primeira hora, Cícero Lucena, não é fácil para a grande maioria do nosso povo. Um governo amparado no fisiologismo e na cooptação de lideranças sociais, sem ter qualquer identidade programática e cujas políticas públicas sociais são meras fantasias sustentadas pelos aplausos falsos ou pela omissão da mídia de João Pessoa.

* Precisamos de uma candidatura a Prefeito que resgate em cada um de nós o desejo e o compromisso de viver numa cidade voltada aos interesses reais e verdadeiros de nosso povo e isso só será possível através de um programa de governo viável, porém transformador, a ser representado por quem tenha independência em relação aos governos estadual e municipal e que tenha chances reais e concretas de passar ao segundo turno e aí, no confronto direto de programas, práticas e pensamentos, vencer as eleições e governar, consequentemente, em cumprimento a esse programa de mudanças e aos anseios coletivos do sofrido e espoliado povo pessoense.

* Por isso, e por muito mais coisas, acreditamos que o nome de Luciano Cartaxo é o mais indicado para representar o PT e vencer as eleições em João Pessoa. Isso não traz nenhum demérito para qualquer outro companheiro ou companheira que queira disputar as eleições. Apenas temos consciência de que se o PT quiser disputar as eleições com possibilidade concreta de vitória deve levar em conta esses fatores que nos diz claramente que o nome de Luciano Cartaxo é o mais forte para essa disputa.

* Em nome da necessidade de derrotar o bolsonarismo em João Pessoa, do fortalecimento do Governo do Presidente Lula e as mudanças que ele representa, da eleição de uma bancada numerosa de vereadores e vereadoras e da perspectiva de termos na Capital um governo de mudanças que execute um programa capaz de fazer com que a nossa Prefeitura volte a olhar para as nossas maiorias populacionais com o devido respeito e dignidade devolvendo a essas maiorias o que lhes é devido, por tudo isso, chamamos todos a apoiarem e se unirem em torno do nome de LUCIANO CARTAXO para Prefeito de João Pessoa.

* Pelo PT, pelo Governo Lula e pelo povo de João Pessoa, é HORA DA MUDANÇA.

* João Pessoa, 04 de abril de 2024

* ESTELA BEZERRA

* MÁRCIA LUCENA

* RICARDO COUTINHO”

Continue Lendo

Paraíba

CMJP poderá instalar CPI para apurar responsabilidades de empresas que poluem orla da Capital

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) poderá ser palco de uma ação de investigação para apurar responsabilidades acerca do lançamento de resíduos de esgotos na Orla da Capital paraibana.

A iniciativa é do vereador Mikika Leitão (Republicanos) que apresentará, já na próxima Sessão da Casa Legislativa, um Requerimento para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para tratar sobre o assunto.

A discussão sobre o problema voltou à tona nesta sexta-feira (10/05) após a operação conjunta ‘Água Limpa’ realizada entre a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Cagepa.

Leia também: Bar do Cuscuz é flagrado em operação da Sudema despejando esgoto na orla da Capital

Na ocasião, foram flagradas ligações clandestinas originadas do Bar do Cuscuz e de outros estabelecimentos comerciais despejando esgoto no mar da praia do Cabo Branco, um dos principais atrativos turísticos da cidade.

Continue Lendo

Paraíba

Impasse: presidente do PT vê prejuízo à sigla com indecisão e desistências de pré-candidatos em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do PT em João Pessoa, Marcos Túlio, revelou nesta sexta-feira (10/05) que já tem pré-candidato na cidade desistindo da disputa por conta da indefinição do partido a respeito do pleito.

Para o dirigente, o impasse sobre o posicionamento da sigla na chapa majoritária das eleições causa prejuízo ao partido devido ao tempo que sobra para se trabalhar em determinado projeto.

“Tem pré-candidatura já desistindo. A cada semana que essa questão se adia sem previsão de resolução, isso vai causando prejuízo não só na chapa proporcional. Independente da decisão que for tomada, se for candidatura própria, causa prejuízo porque a gente já poderia estar trabalhando nisso há 60 dias e se for aliança a mesma forma, porque à medida que você cria possibilidade de anunciar uma aliança e essa se consolida às vésperas das convenções… de que forma isso vai ser benéfico ao partido?! Fica cada vez mais difícil de se construir algo concreto que venha fortalecer a partir dessa decisão que se adia cada vez mais”, declarou durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM.

Ouça:

 

Marcos também falou sobre as reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral da sigla realizadas esta semana. Segundo ele, João Pessoa não foi tema de discussão das oitivas e que a decisão poderá ser tomada no fim do mês com encontro do diretório nacional.

“Eu não sei porque estão colocando essas informações de forma tão assoldada, porque não está na pauta. João Pessoa não está na pauta. O que está tendo são reuniões do GTE nacional para tratar de 200 cidades, não tem uma reunião específica marcada para tratar de João Pessoa. A informação que eu tenho é que no final do mês vai ter uma reunião do diretório nacional, aí sim, a reunião vai entrar na pauta João Pessoa, Curitiba, Rio e Recife, que foram as quatro capitais que a direção nacional chamou para si de forma muito objetiva”, concluiu.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

“Sigo Romero na decisão que ele tomar”, diz Tovar após vazamento de áudio polêmico

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual campinense Tovar Correia Lima (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (10/05) que seguirá o deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD/Podemos), tome ele a decisão que tomar em se tratando ao destino político que trilhará em relação às Eleições 2024.

Sigo Romero na decisão que ele tomar“, enfatizou Tovar.

A declaração do parlamentar veio após vazamento de um áudio através do qual Tovar teria, supostamente, revelado que a candidatura de Pedro Cunha Lima (PSDB), em 2022, teria sido “fabricada” e que Romero teria prejudicado o grupo de oposição.

O áudio de Tovar teria sido gravado ainda durante o período de campanha eleitoral para Governo do Estado, em 2022 e, segundo ele, estaria editada e fora de contexto.

Confira o áudio:

Tovar Correia Lima, que cumpre agenda oficial nos Estados Unidos (EUA), disse que o áudio estaria cortado e alterado de modo a dar “uma conotação diferenciada do que está acontecendo“.

Os comentários do parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta sexta-feira (10/05).

Confira o áudio:

Continue Lendo