Nos acompanhe

Paraíba

OAB-PB: presidente explica processo eleitoral e destaca paridade de gênero no Quinto Constitucional

Publicado

em

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino e a Comissão Eleitoral para o Quinto Constitucional, reuniu a imprensa nesta terça-feira (9) para apresentar os trâmites do processo eleitoral para formação da lista sêxtupla para vaga destinada à advocacia no Tribunal de Justiça (TJPB). Essa é a primeira vez na história que a lista será formada pela mesma quantidade de homens e mulheres, devido aprovação da obrigatoriedade da paridade de gênero instituída pela atual gestão da OAB-PB.

A eleição deve acontecer no dia 18 de setembro e as inscrições se encerram no próximo dia 21, data que também se inicia a campanha. Para concorrer, os profissionais devem obedecer alguns critérios, entre eles, ter pelo menos 10 anos de inscrição na Ordem.

“Foi um encontro para que pudéssemos apresentar e tirar dúvidas sobre as eleições para o Quinto Constitucional. A imprensa vem acompanhando esse processo e sempre nos aborda com algumas dúvidas sobre as datas, a paridade e também sobre a questão de propaganda feita pelos candidatos. Esse diálogo é importante para fortalecer a disputa e levar mais informações à sociedade e aos advogados e advogadas”, explicou Harrison Targino.

O presidente da Comissão Eleitoral, Afrânio Melo, chamou a atenção para os prazos que devem ser cumpridos dentro do processo. Destacou ainda os locais de votação que devem ser instalados em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Guarabira. “O processo já iniciou com a abertura das inscrições. Desejamos muita sorte a todos e nos colocamos à disposição para tirar qualquer dúvida que tenham os candidatos”, disse.

Paridade – Harrison Targino lembrou ainda que o processo de escolha da lista sêxtupla terá uma novidade este ano, com a paridade entre homens e mulheres. Serão reservadas três vagas para os homens e três vagas para as mulheres. Ele destacou a conquista que essa medida significa para a advocacia, proporcionando uma disputa mais justa e incentivando a participação feminina na política e nos espaços de poder.

“No Brasil, 53% dos profissionais da advocacia são mulheres e na Paraíba são 48.9%. Percebemos que na história os homens sempre foram beneficiados e, por isso, decidimos adotar a questão da paridade para a escolha dentro do Quinto Constitucional. Apenas seis OABs no país adotaram a medida. Temos orgulho de contribuir para que a Ordem na Paraíba esteja entre elas”, ressaltou.

A advogada Larissa Bonates, secretária geral adjunta e Corregedora Geral da OAB-PB exaltou a decisão da Ordem em adotar uma lista paritária. “Essa é uma luta perene das mulheres para que pudéssemos realmente estarmos em pé de igualdade nesta disputa. Essa questão foi muito bem acolhida desde o início pelo nosso presidente, Harrison Targino. Essa é uma luta das mulheres, mas como Marina Gadelha costuma dizer, é um avanço civilizatório para toda a sociedade. Todos nós ganhamos com a representatividade feminina. Porque no espaço de liderança e de poder, ainda não temos as mulheres com o poder de decisão”, observou.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Federação Brasil da Esperança homologa chapa Luciano e Amanda para prefeito e vice de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) homologou na terça-feira (24/07) a chapa Luciano Cartaxo (PT) e Amanda Rodrigues (PT) para prefeito e vice-prefeita da Capital. Na reunião também foi aprovada a nominata dos pré-candidatos e pré-candidatas ao legislativo municipal.

Estamos muito felizes com o time que montamos em João Pessoa, um time forte, com experiência em gestão e que vai trazer de volta as bandeiras defendidas pelo presidente Lula tanto para o executivo quanto para o legislativo municipal. João Pessoa vai voltar a ter uma administração que cuida da sua gente, que investe em saúde, educação, desenvolvimento, cultura e mobilidade urbana. Vamos para com a estagnação administrativa e retomar o ciclo de trabalho e desenvolvimento na nossa cidade“, destacou Luciano Cartaxo.

Continue Lendo

Paraíba

Olimpíadas: cinco paraibanos são convocados para representar o Brasil em Paris

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba contará com cinco representantes nesta edição dos Jogos Olímpicos 2024 em Paris, que serão abertos nesta sexta-feira (26/07). No atletismo, Jucilene Sales e Andressa Moraes; no Taekwondo, Edival Marques (Netinho); enquanto  no vôlei de praia, George Wanderley; e no voleibol de quadra masculino, Henrique Honorato.

Na história dos Jogos Olímpicos, seis paraibanos ganharam medalhas. Foram eles: Mazinho (futebol), Zé Marco (vôlei de praia) e Hulk (futebol) ganharam a prata nas edições de Seul 1988, Sidnei 2000 e Londres 2012, respectivamente. Já as de ouro foram conquistadas todas no futebol com Douglas Santos, no Rio de Janeiro em 2016; e na de Tóquio 2021,  Matheus Cunha e o goleiro Santos.

Todo o estado estará na torcida para que agora, em Paris, possa aumentar o quantitativo de paraibanos medalhistas em olimpíadas. Lembrando que o atleta George, do vôlei de praia, é um dos contemplados pelo programa Bolsa Esporte, do Governo do Estado“, disse Lindolfo Pires, secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Continue Lendo

Paraíba

PP divulga data da convenção que confirmará Cícero e Leo na corrida para reeleição em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Progressistas (PP) confirmou a data da realização da convenção para lançamento oficial da campanha para a reeleição do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) em parceria com o vice Leo Bezerra (PSB).

A data escolhida foi 05 de agosto, data em que também comemora o próprio aniversário e os 439 anos da cidade de João Pessoa.

O evento acontecerá às 16h, nas dependências da Domus Hall.

A gente tem muito motivo pra comemorar no dia 05 de agosto! Meu aniversário, aniversário de João Pessoa e todo o avanço da nossa cidade nos últimos anos. Essa festa será ainda maior com você!”, garantiu Cícero Lucena.

Confira a imagem:

Continue Lendo