Nos acompanhe

Paraíba

Apresentação cultural marca entrega de Eletivas da Escola Arnaldo de Barros Moreira

Publicado

em

Uma apresentação cultural marcou, nesta quarta-feira (31), a entrega das Eletivas da Escola Municipal Ativa Integral (EMAI) Arnaldo de Barros Moreira, no Bairro dos Novais. A unidade trabalhou vários temas para inserir na vida dos alunos disciplinas que vão além do currículo escolar para adicionar novos conhecimentos no desenvolvimento deles e, assim, fazer com que todos possam ampliar a visão e o repertório sobre assuntos diversos e até despertar para um futuro profissional.

A metodologia de ensino é organizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e da Coordenação Pedagógica das EMAIs. Alunos e educadores, pais e responsáveis também participaram do momento que teve desde apresentação de dança e teatro até desfile dos atletas da escola.

O gestor da EMAI é o professor Humberto Nóbrega, que avalia a culminância das Eletivas como um momento de compartilhamento de experiências, de aprendizado e de proposições de desafios para avançar os próximos períodos na escola. “As Eletivas dão um suporte muito importante para nossas medições. Por exemplo, a questão do rendimento do aluno, a questão dos valores, do protagonismo do estudante. Se a gente pega essas metodologias e trabalha com elas, a gente está dando um diferencial desse novo modelo de escola integral”, destacou Humberto Nóbrega, acrescentando a importância da participação da família nessa integração.

“As famílias são parte importante, porque a gente precisa do engajamento da família também nesse suporte, o aluno sozinho e a escola sozinha não conseguem fazer o trabalho. Nesse sentido, a pedagogia está tendo um suporte muito importante na escola. O objetivo principal é que a gente realmente consiga atingir as metas que a gente estabeleceu. Metas de aprovação, metas de valores, metas do protagonismo do aluno. E tudo isso, essas metodologias, nos dão suporte”, enfatizou.

A coordenadora pedagógica da EMAI Arnaldo de Barros Moreira, Simone Ferraz Pereira, detalhou essa etapa das Eletivas. “As Eletivas, como o próprio nome já diz, permite fazer uma escolha. Escolha de temas que são trabalhados a partir da escolha dos próprios alunos. Eles escolhem os temas que têm interesse, curiosidade, que estão na atualidade e trabalham de forma interdisciplinar. Elas permitem que os alunos tenham mais aprendizados através dessas temáticas que eles escolheram e que, com isso, eles potencializam o ensino e a aprendizagem do currículo obrigatório”, explicou.

As Eletivas que culminaram suas atividades nesta quarta-feira foram:

– Brincando e aprendendo
– Navegação histórica
– É fantástico
– Meu corpo, Minha vida
– Faço parte
– Minha terra ancestral
– Pode ou não pode

Continue Lendo

Paraíba

Reeleição: Daniella confirma nome na majoritária em 2026 em cenário que João não dispute o Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora, Daniella Ribeiro (PSD), fez uma avaliação acerca do cenário atual com vistas à majoritária das eleições estaduais de 2026. Ela destacou a preço de hoje, é candidata à reeleição.

“Eu trabalho com o cenário que tem hoje. Eu deixo claro, para quem tem dúvida, que esse cenário que temos hoje é para ir para uma reeleição”, disse a parlamentar em entrevista ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM.

A tese que pode movimentar o tabuleiro é caso se confirme a candidatura do governador João Azevêdo (PSB) ao Senado Federal no pleito do próximo ano. Nesta perspectiva, a tendência é que o vice Lucas Ribeiro (PP) dispute à chefia estadual. Sendo assim, em um acordo partidário entre PP e PSD, Daniella retiraria o nome sob a justificativa de que “só cabe um Ribeiro na chapa”.

 

Continue Lendo

Paraíba

Secretária aponta excessos do Ibama em fiscalização realizada no Salão de Artesanato

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, questionou o excesso dos agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na fiscalização realizada nesta quarta-feira (22/01), no Salão de Artesanato da Paraíba, que teve como foco o combate ao comércio ilegal de peças feitas com penas de aves em extinção.

“O que nós estamos querendo no diálogo com o Ibama são dois aspectos: o primeiro deles é que a ação é desproporcional, uma ação com policiais fortemente armados”, disse a secretária em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (23/01).

Ouça:

O que aconteceu

Agentes do Ibama realizaram uma fiscalização no evento e flagraram peças indígenas feitas com penas de aves pertencentes a espécies ameaçadas de extinção. De acordo com o órgão fiscalizador, a operação ocorreu após denúncias feitas por turistas. Dezenas de peças foram apreendidas.

De acordo com o superintendente do Ibama, Geandro Pantoja, oito artesão estavam cometendo irregularidades e as peças apreendidas foram confeccionadas com penas de espécies inclusive da Amazônia.

“De um universo ali de 500 artesãos, 8 estavam cometendo ilegalidades e o Ibama no seu papel de fiscalizador e cumpridor da legislação ambiental quando toma conhecimento do ilícito precisa tomar às devidas providências. Foi confirmado o ilícito de penas de arara, penas de gaviões, tucano… inclusive espécies que nem ocorrem aqui no Nordeste, algumas são da Amazônia”, explicou.

Ouça:

O outro lado

O cacique Sandro disse, em entrevista ao Arapuan Verdade, que os agentes do Ibama estão “mal instruídos” e que não tem fundamentos nem para diferenciar as espécies de aves.

“Ele não soube nem distinguir quais eram as penas de aves de extinção. O que era de galinha, o que era de pato. Eles estão muito mal instruídos esse pessoal do Ibama”, afirmou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Ruy é o deputado federal paraibano que menos gastou com cota parlamentar em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A luta histórica do deputado federal Ruy Carneiro contra os privilégios políticos mais uma vez foi destaque na imprensa paraibana. O parlamentar teve o menor gasto com cota parlamentar no ano 2024 na Câmara Federal, entre os doze deputados da Paraíba que são titulares de mandato.

“Minha historia é marcada pela luta contra os privilégios, principalmente no meio político. Apesar da cota parlamentar ser um mecanismo legal, tenho trabalhado para reduzir os custos do mandato e tornar as ações mais efetivas”, ressaltou Ruy.

A correção no afastamento das funções parlamentares também foram destacadas pelo deputado. “Nesse ano, assim que foi confirmada minha participação nas eleições municipais, também procurei antecipar minha licença do Congresso. Não seria correto está focado nas atividades da campanha e seguir no gabinete sem me dedicar de forma integral”, enfatizou.

Os dados referentes aos gastos com a cota parlamentar estão no portal de transparência da Câmara dos Deputados. Os recursos podem ser utilizados para custear despesas como passagens aéreas, publicidade, aluguel de escritório de apoio no estado, aluguel de carro, combustível e alimentação.

Ações de Ruy contra privilégios

Ruy é autor do projeto de lei que acaba com a pensão vitalícia para ex-governadores. É criador da iniciativa que acaba com o Auxílio-Mudança no Congresso Nacional. Ele abriu mão dos recursos na última legislatura, e no mandato atual, doou os valores para ações nas áreas de saúde, esporte, assistência social e causa animal.

Também já abriu mão de 13° e 14º salário e ja foi integrante do Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves, no Congresso Nacional.

Continue Lendo