Nos acompanhe

Paraíba

Veneziano cede espaço para Bruno decidir quem irá indicar vice, “não quero ser empecilho”

Publicado

em

O presidente estadual do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, declarou, nesta quinta-feira (01/08), que o partido não irá interferir na escolha do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), de onde partirá a indicação do nome a compor a chapa majoritária na condição de vice.

Após a informação de desistência do deputado federal Romero Rodrigues (PSC/Podemos) em encabeçar chapa na disputa eleitoral na Rainha da Borborema, as expectativas locais apontam que o ex-prefeito é o principal ator a indicar o nome do pré-candidato a vice ao lado de Bruno.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Veneziano afirmou que “não quer ser empecilho para Bruno” e que o gestor pode buscar o apoio que achar necessário.

“Como em Campina Grande. Eu já disse a você algumas vezes quando me pergunta: você pediu Veneziano? Em nenhum momento, a nenhum momento. Não queria e não quero ser empecilho para que Bruno, por exemplo, se Romário, desista. E se Romário vier a indicar o vice? Claro que tem legítima compreensão de minha parte. É o pleito dele. E eu falava Bruno, fique à vontade, se você precisar da vice para atrair novos apoios, o MDB tá de bom tamanho aqui participa, porque a gente não condiciona essas coisas não. Ele deve hoje, provavelmente, continuar essas tratativas com com Romero, né? E não sei se antes da convenção ou só na convenção, o nome vai ser decidido. Eu acho que eu acho que o nome vai vai ser escolhido antes. Não tem razões para, né? Se Romero concordar em apresentar a preferência dele, né? Agora, se ele disser assim ó, não vou ser candidato. Mas não tenho pretensão de apresentar o nome. Aí, Bruno, tem que ver quais são as outras opções”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Requerimento do deputado Eduardo Brito é atendido e Mamanguape contará com Vila Olímpica

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Durante anúncio feito nesta segunda-feira (13/01) em João Pessoa pelo governador João Azevêdo (PSB) do programa ‘Paraíba-2025-2026’, que injetará quase R$ 12 bilhões de reais em ações e obras ao Estado, um requerimento antigo da população de Mamanguape foi atendido.

Apresentado pelo deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) em março de 2023, o pedido para construção de um Centro Esportivo (Vila Olímpica) na cidade foi incluso como parte das obras atendidas pelo programa do governo estadual.

O equipamento deverá ser construído no antigo Centro Educacional de Menores e Jovens Infratores de Pindobal, conforme consta no requerimento 1325/2023 apresentado pelo parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac comemora investimento inédito na socioeducação paraibana

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flávio Moreira, comemorou publicação nas redes sociais o anúncio da construção de mais dois centros socioeducativos de internação em Patos e Campina Grande.

Os projetos, orçados em 28,5 milhões de reais, vêm a somar com outros já em andamento e concluídos que somam aproximadamente 50 milhões de reais no sistema socioeducativo paraibano, investimento esse nunca feito antes na história.

”Nos últimos anos, o sistema socioeducativo da Paraíba vem se tornando referência diante das transformações que vem passando graças a sensibilidade do governador João Azevedo”, afirmou Flávio.

Durante a solenidade, o governador João Azevedo ressaltou a importância de ”dar chance a esses adolescentes e jovens que cometeram um erro, mas merecem ter uma nova chance na vida. É essa consciência que devemos ter com nossa juventude que por alguma razão desviou do bom caminho”.

Desde a assunção do cargo pelo atual presidente, a Paraíba tem se destacado por inovações diversas, como cursos profissionalizantes para famílias dos socioeducandos, estruturação das unidades de acordo com o Sinase, criação de Grupo de Ações Rápidas – GAR, monitoramento das refeições servidas por nutricionistas, aumento do vale alimentação dos servidores, implantação da ajuda de custo operacional, dentre outros muitos investimentos.

Continue Lendo

Paraíba

Eleição para nova Mesa Diretora da Câmara será no dia 1º de fevereiro; paraibano é favorito à Presidência

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e para os demais cargos da Mesa Diretora foi marcada para o dia 1º de fevereiro. O mandato é de dois anos e, para ser eleito, o candidato precisa de maioria absoluta dos votos em primeira votação (257) ou ser o mais votado no segundo turno. O início da primeira sessão preparatória, na qual será eleito o presidente, está marcado para as 16 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

O cronograma para formalização dos blocos parlamentares, para a escolha dos cargos da Mesa e o registro das candidaturas será divulgado nesta semana.

Blocos

Os blocos parlamentares, cujo objetivo é aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa, são formados no dia 1º de fevereiro do primeiro ano da nova legislatura e valem para a distribuição das presidências das comissões pelos quatro anos seguintes.

Já para a eleição da Mesa Diretora, que é feita a cada dois anos, podem ser formados novos blocos para composição dos cargos pelos partidos.

Candidatos

Os deputados Hugo Motta (Republicanos) e Pastor Henrique Vieira (Psol) são, até agora, os dois deputados que se declararam oficialmente como candidatos à presidência da Câmara. Motta conta com o apoio de 17 bancadas e é favorito para assumir a Casa.

Hugo Motta é paraibano, médico e foi eleito deputado federal pela primeira vez em outubro de 2010. Ele é titular da Comissão de Finanças e Tributação. Em 2015, foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou denúncias de corrupção na Petrobras e, em 2023, foi relator da PEC dos Precatórios, que limitou o valor de despesas anuais com precatórios. É autor de 32 projetos de lei e de 18 propostas de emenda à Constituição.

Apoios

Além do Republicanos, seu partido, o parlamentar é apoiado pelas seguintes legendas para a eleição de 1º de fevereiro:

  • PL
  • PT
  • MDB
  • PP
  • Podemos
  • PCdoB
  • PV
  • PDT
  • PSB
  • PSDB
  • Cidadania
  • Rede
  • PRD
  • Solidariedade
  • PSD
  • União Brasil

Juntos, os partidos somam 488 deputados, mas o voto é secreto e o apoio da bancada não garante a fidelidade de todos os seus integrantes.

Continue Lendo