Negócios
Indústria e agropecuária foram campeões em geração de empregos na Paraíba em agosto, diz Sudene
O setor de serviços e a indústria foram responsáveis pela maior quantidade de novos postos de trabalho abertos no Nordeste em agosto deste ano. A análise foi apresentada pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, nesta segunda-feira (30), com base nos indicadores apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. A Região foi responsável pela criação de 72.372 empregos, representando 31% do quadro nacional naquele mês.
“A geração de empregos em agosto no Nordeste teve forte importância do setor privado, principalmente na indústria, com destaque para Pernambuco, Alagoas e Paraíba, mas também no setor de serviços, notadamente na maior economia da Região, que é a Bahia”, comentou o economista Miguel Vieira, da Coordenação de Estudos e Projetos da Sudene.
De acordo com a unidade de estudos e pesquisas da autarquia, as atividades econômicas associadas ao setor de serviços possibilitaram a ocupação de 25.561 profissionais, 35,5% do total de novos empregos gerados na região em agosto. Neste cenário, destacaram-se os estados da Bahia, Pernambuco e do Ceará, com saldo positivo de 9.438, 5.815 e 3.449 empregos, respectivamente. O trio representa 73% do saldo de postos de trabalho no setor de serviços no Nordeste.
Proporcionalmente, a participação dos serviços no saldo estadual da geração de empregos registrou os maiores índices na Bahia e no Maranhão. No primeiro, o percentual ficou em 58,4% das novas oportunidades criadas, sendo o destaque os setores de “atividades administrativas e serviços complementares” e “transporte, armazenagem e correio”. No estado maranhense, o indicador alcançou 54,3%, cenário no qual os subsetores de educação e saúde humana e serviços sociais despontaram como os mais relevantes. O estado de Sergipe veio em terceiro lugar, com 35,8%.
As análises da superintendência também deram conta de que o desempenho do setor de serviços não foi potencializado pelo subsetor de “administração pública, defesa e seguridade social”. A autarquia observa que geração de empregos foi tipicamente puxada pelo setor privado, indicando a força da economia regional e a melhoria nas taxas de crescimento do Produto Interno Bruto.
O setor industrial foi a atividade econômica com destaque na geração de empregos nos estados de Pernambuco (6.498), Alagoas (4.166), Paraíba (3.479) e Ceará (2.942). Neste recorte, considerando análise regional, a indústria de transformação foi responsável por 96% dos postos de trabalho no setor, sendo a grande geradora de empregos em Alagoas, Paraíba e Pernambuco (representando 77,2%, 38,5% e 35,8%, respectivamente).
“Em agosto, mais de 40% do saldo de empregos industriais do Brasil foi gerado no Nordeste”, observou o coordenador-geral substituto de Estudos e Pesquisa da Sudene, o economista José Farias.
Comércio e setor agropecuário
O comércio, responsável por 10.657 novos postos de trabalho, registrou 14,7% do saldo da região no mês de agosto. Em valores absolutos, o setor foi destaque na Bahia (3.160 novos empregos), e Pernambuco (2.362). Em termos proporcionais ao saldo de cada estado, os destaques foram Piauí e Maranhão, com o setor de comércio sendo responsável por 39,6% e 35,3% do saldo de postos de trabalho de cada estado, respectivamente.
Com desempenho semelhante, o setor agropecuário foi responsável por 10.353 novos empregos no Nordeste, o que corresponde a 14,3% do saldo nordestino. Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, com 2.869, 2.684 e 2.258 novos postos, despontaram neste cenário. No Rio Grande do Norte e na Paraíba, os novos empregos desse setor responderam por 31,2% e 29,8%, respectivamente, do saldo de novos postos de trabalho.
Negócios
Banco do Nordeste recebe inscrições para o 3º Fórum do Investidor
O Banco do Nordeste (BNB) recebe, até o dia 8, inscrições para o 3º Fórum Banco do Nordeste do Investidor, que será realizado na quarta, 9, das 8h30 às 13h, em Fortaleza. A edição deste ano contará com a participação de importantes nomes do mercado financeiro nacional, como o escritor e consultor financeiro Gustavo Cerbasi e o professor e consultor de certificações Edgar Abreu. As inscrições podem ser feitas na página do BNB na Internet, na área de Eventos, por esse link.
O evento será transmitido pela página do Banco do Nordeste no Youtube.
O Fórum Banco do Nordeste do Investidor é um evento voltado à discussão de temas essenciais relacionados à educação financeira, investimentos e ao mercado financeiro. Podem participar do Fórum clientes, parceiros, estudantes e pessoas interessadas no tema.
A abertura do evento será feita pelo presidente do BNB, Paulo Câmara, pelo economista-chefe Rogério Sobreira e pelo diretor de Ativos de Terceiros, Thiago Alves Nogueira. “É uma excelente oportunidade para os participantes adquirirem conhecimentos valiosos que ajudarão a tomar decisões financeiras mais conscientes, abrangendo desde o cotidiano até o planejamento financeiro de longo prazo”, afirma o diretor.
SERVIÇO
3º Fórum Banco do Nordeste do Investidor
Data: 9 de outubro de 2024
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório Celso Furtado – BNB Sede (Avenida Silas Munguba, 5700, Passaré – Fortaleza/CE)
Transmissão: Canal do BNB no Youtube
Baixe imagens de divulgação no site do Banco do Nordeste clicando aqui.
Negócios
Além da metodologia exclusiva, School of Rock prioriza a inclusão, saúde e segurança
Negócios
Humorista Tirullipa faz show na Capital em novembro, no Teatro Pedra do Reino
Se prepare para rir muito, João Pessoa, que o Tirullipa tá levando uma terceira dose super especial de muito humor e alegria para você e para toda sua turma, no dia 17 de novembro às 20h, no Teatro A Pedra do Reino.
Nessa apresentação, o comediante não vai poupar os detalhes mais engraçados da sua família. Ele fala do pai, mãe, avô, sogro, sogra e até das filhas, ou seja, vai expor todo mundo! O seu cotidiano também é assunto, contando tim-tim por tim-tim as suas experiências e os seus causos.
O espetáculo do rei das paródias tem piada, tem música e claro, tem as paródias das músicas que fazem sucesso na internet.
SOBRE O TIRULLIPA
Nascido em Fortaleza, Everson de Brito Silva, conhecido como Tirullipa, atraiu holofotes ainda na infância. Filho do grande humorista cearense Tiririca, com apenas 10 anos já mostrava a veia humorística que herdou do pai, na época, o imitando como o “Tiririca Júnior”. Sucesso em espetáculos no circo da família e programas de auditório, cresceu e se destacou por onde passava. Com talento de sobra para fazer rir, Tirullipa consegue arrancar gargalhadas daqueles que cruzam seu caminho. Como verdadeiro show man, leva ao palco um humor sincero e puro, seja através de suas piadas, caracterizações ou peças de famosos palhaços circenses, gerando no público emoções nostálgicas e boas risadas. Entre os personagens de maior destaque do humorista estão o pai Tiririca, Mulher Rapadura, Piriguete Sem-Calo, Tantan Santana (Luan Santana), Katitta (Anitta) e Elsa (Princesa do filme Frozen).
FICHA TÉCNICA:
ELENCO E ROTEIRO: Tirullipa
DURAÇÃO: 90 min
CLASS. INDICATIVA: 14
SERVIÇO:
Local: Teatro A Pedra do Reino
Horário: 20h
Ingressos Online: https://www.ingressonacional.com.br/evento/28918/tirulipa
Vendas em loja física: Mioche Mag Shopping
Realização: JDProduções e NonStop
Mais informações: (83) 98797 6879