Nos acompanhe

Paraíba

MTE retira 111 crianças e adolescentes de trabalho infantil na Paraíba

Publicado

em

O Ministério do Trabalho realizou, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, uma ampla operação de combate ao trabalho infantil nas feiras livres e mercados públicos das cidades de João Pessoa, Campina Grande e Bayeux, na Paraíba, esultando na retirada de 111 crianças e adolescentes de situações graves de exploração de trabalho infantil.

Durante a operação, os auditores-fiscais do Trabalho identificaram crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 17 anos, desempenhando atividades classificadas como algumas das piores formas de trabalho infantil, conforme o Decreto nº 6.481/2008. Em muitos casos, essas crianças e adolescentes enfrentavam jornadas de trabalho exaustivas que começavam ainda de madrugada.

De acordo com a equipe de fiscalização, as crianças e adolescentes estavam envolvidos em atividades como a venda de produtos ao ar livre, carregamento de mercadorias e manuseio de instrumentos perfurocortantes. Eles estavam expostos a condições extremas, como a radiação solar e a chuva, além de realizar esforços físicos intensos, o que aumentava os riscos de acidentes graves, como ferimentos, mutilações e atropelamentos.

No Mercado Público de Bayeux, foram encontrados uma menina de sete anos vendendo verduras e outra de onze anos, envolvida no corte e venda de frangos. Ambas estavam executando atividades classificadas entre as piores formas de trabalho infantil, conforme os itens 73 e 81 da Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto nº 6.481/2008), que proíbem o trabalho infantil em logradouros públicos e o manuseio de instrumentos cortantes.

No intuito de garantir os direitos fundamentais de crianças e adolescentes, a auditoria-fiscal do Trabalho encaminhou os dados dessas crianças à rede de proteção, para que sejam incluídas em políticas públicas voltadas para a assistência social, saúde e educação. Já os adolescentes a partir de 14 anos serão direcionados a programas de aprendizagem profissional, os quais oferecem qualificação, experiência prática em ambientes de trabalho seguros e protegidos, além de assegurar o cumprimento de todos os direitos trabalhistas e previdenciários.

O auditor-fiscal do Trabalho, Eugênio Marques, membro da Coordenação Nacional de Fiscalização do Trabalho Infantil, destacou que a situação observada nas feiras fiscalizadas é recorrente, com muitas crianças e adolescentes envolvidos em atividades como o carregamento de mercadorias em carros de mão, trabalho em açougues públicos e venda de produtos em barracas, frequentemente sem a presença dos pais. Além disso, foi constatado que vários adolescentes estavam fora da escola, o que agrava ainda mais os danos ao seu desenvolvimento pessoal e educacional.

“A Auditoria Fiscal do Trabalho busca, por meio de ações planejadas e de uma atuação articulada, construir soluções permanentes e sustentáveis, evitando o retorno das crianças e adolescentes a situações de exploração do trabalho infantil”, explica Eugênio Marques.

Como denunciar?

Dados oficiais sobre ações de combate ao trabalho análogo à escravidão no Brasil estão disponíveis no Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Sistema Ipê.

Continue Lendo

Paraíba

Folha aponta Daniella Ribeiro como favorita para assumir 1ª secretaria do Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A mídia nacional destacou, mais uma vez, a eminente ida da senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) ao cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora do Senado Federal. A matéria publicada pela Folha de São Paulo.

Frequentemente comparada como “Prefeitura” da Casa, a posição é vista como mais estratégica e influente do que mesmo a vice-presidência.

“No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido deve emplacar Daniella Ribeiro (PB) como primeira-secretária e Otto Alencar como presidente da comissão mais importante, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”, apontou a publicação.

O texto também destacou o favoritismo do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) em assumir à Presidência da Câmara nas eleições do próximo dia 1 de fevereiro.

 

Continue Lendo

Paraíba

Hervázio acredita em mobilização dos líderes para apaziguar base governista, “há uma série de bombeiros”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), comentou nesta sexta-feira (17/01) a polêmica que movimenta o cenário político local acerca das movimentações para as eleições majoritárias de 2026 na base governista.

Uma fala concedida à imprensa esta semana, o governador João Azevêdo (PSB), deu aval ao vice Lucas Ribeiro (PP) para ser o candidato natural do grupo para o projeto de sucessão na chefia estadual. O discurso preocupou parlamentares que apostavam as fichas no nome do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos). A situação é vista como indício de rachadura na base.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Hervázio, apesar de demonstrar preocupação, acredita que os diversos líderes políticos da situação irão se mobilizar para contornar o embate e “apagar o fogo”.

“Eu quero crer que existam muitos bombeiros nesse sentido. Eu acho que o meu posicionamento e de outros colegas deputados, e ontem eu recebi umas ligações de uns quatro deputados apreensivos perguntando qual era minha avaliação. E eu disse que confio firmemente, primeiro, no senso de responsabilidade desses dois homens públicos que talvez a posição que ocupam hoje, Hugo Motta, está de um jeito que não é preciso nem ser deputado. Ele em Brasília se pisar no pé dele, ele pede desculpa. Você vê que Hugo não se manifestou e nem vai. Porque ele não vai querer a marola, pra ele está caminhando muito bem. Ele vai falar no momento oportuno. Mas tenha certeza que há uma série de bombeiros com a mangueira mais grossa que existe no mundo pra tentar apagar esse fogo. E briga e problema foi feito pra ser resolvido”, enfatizou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Diário Oficial publica novo PCCR aos professores do Estado; impacto é de R$ 161 milhões ao ano

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) esta semana a portaria de nº 013/2025, autorizada pela Secretaria de Administração, o reposicionamento dos professores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) com base na nova legislação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que trouxe mudanças na forma como os professores podem avançar na carreira. A medida, autorizada pelo governador João Azevêdo (PSB), alcança 25.693 professores – entre ativos, aposentados e pensionistas –, com um impacto financeiro de R$ 161 milhões ao ano.

A portaria publicada informa o reposicionamento dos professores da rede estadual de ensino com base nas novas regras do PCCR. Antes, os professores tinham sua progressão de carreira distribuída em sete níveis, com avanços horizontais baseados no tempo de serviço. Com a nova legislação, esse sistema foi alterado para novos níveis, permitindo uma progressão mais frequente, a cada três anos.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de Administração do Estado, Tibério Limeira, ressaltou o desempenho da gestão em garantir recursos e valorizar os profissionais de uma das áreas mais importantes da sociedade.

“É importante destacar que isso é fruto de decisão política de um governador que acredita e valoriza a educação, fornecendo mais condições de trabalho, mais valorização para os nossos recursos humanos, para quem está lá na lida da sala de aula e também melhorando as estruturas físicas das nossas escolas”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo