Nos acompanhe

Paraíba

Nove secretários são nomeados por Cícero em João Pessoa; veja nomes

Publicado

em

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, reconduziu nove secretários às suas respectivas Pastas, nesta quinta-feira (9). As nomeações dos auxiliares do governo municipal foram publicadas no Diário Oficial. Na terça-feira (7), o chefe do Poder Executivo Municipal assinou um decreto exonerando todos os secretários e executivos como medida para a preparação da nomeação da nova equipe de governo, iniciado em 1º de janeiro.

Neste primeiro ato de nomeação da equipe que irá compor o novo mandato, Cícero Lucena confirmou os nomes de Diego Tavares (Gestão Governamental), Bruno Nóbrega (Procuradoria-Geral do Município), Ariosvaldo de Andrade Alves (Administração), Sebastião Feitosa (Receita), Brunno Sitônio (Finanças), Janildo Silva (Comunicação), América Castro (Educação e Cultura), Socorro Gadelha (Habitação Social) e Rubens Falcão (Infraestrutura).

Dirigentes da administração indireta, além de demais ocupantes de cargos em comissão e funções de livre nomeação também configuraram no ato de exoneração. São exceções as servidoras que estejam gestantes ou em gozo de licença-maternidade, e servidores em gozo de auxílio-doença ou licença para tratar da própria saúde.

A medida adotada pelo prefeito é porque, nesta gestão, o Município passou a exigir no ato de contratação de quaisquer servidores o cumprimento da lei 9.678/2021, que estabelece procedimentos e registros para controle da conformidade legal na posse de nomeados ou designados para cargos em comissão ou função gratificada no âmbito da administração pública municipal direta e indireta. Ela tem como exigência a apresentação de certidões negativas cíveis e criminais em todas as esferas.

Audiência no TCE – O prefeito Cícero Lucena teve uma audiência, na segunda-feira (6), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, onde solicitou a cooperação do órgão na identificação de servidores com vínculos irregulares ou inaptos para exercer os cargos.

O TCE-PB fará o cruzamento de dados dos servidores municipais de João Pessoa com as suas bases digitais que reúnem informações de todas as estruturas públicas do Estado e municípios da Paraíba.

A ideia é identificar e sanar qualquer irregularidade existente na contratação de pessoal e resguardar o patrimônio público.

Continue Lendo

Paraíba

Galega Sousa volta à base do governador e referenda fala sobre Lucas ser o nome do grupo em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Galego de Sousa (PP), declarou nesta sexta-feira (17/01) que as divergências com o governador João Azevêdo (PSB) estão superadas e voltou a integrar a base de situação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Os desentendimentos ocorreram devido à sinalização de João de realizar agendas políticas em São Bento, principal reduto eleitoral de Galego Sousa, o que foi interpretado como uma possível ameaça ao grupo político do parlamentar.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar revelou que as diferenças foram resolvidas após reuniões com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP)

“Estamos sim. Houve várias reuniões com o partido, com o deputado Aguinaldo, com vice-governador Lucas Ribeiro, e chegamos a um entendimento de manter o nosso compromisso com o governo”, afirmou.

Ouça:

Galego aproveitou para sair em defesa do posicionamento do governador acerca da possibilidade de Lucas ser o candidato natural do grupo ao projeto de sucessão em 2026. “Eu tenho certeza que Lucas assumindo o governo com certeza dá continuidade a todo esse trabalho que vem sendo feito pelo governador João Azevêdo”, concluiu.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Folha aponta Daniella Ribeiro como favorita para assumir 1ª secretaria do Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A mídia nacional destacou, mais uma vez, a eminente ida da senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) ao cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora do Senado Federal. A matéria publicada pela Folha de São Paulo.

Frequentemente comparada como “Prefeitura” da Casa, a posição é vista como mais estratégica e influente do que mesmo a vice-presidência.

“No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido deve emplacar Daniella Ribeiro (PB) como primeira-secretária e Otto Alencar como presidente da comissão mais importante, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”, apontou a publicação.

O texto também destacou o favoritismo do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) em assumir à Presidência da Câmara nas eleições do próximo dia 1 de fevereiro.

 

Continue Lendo

Paraíba

Hervázio acredita em mobilização dos líderes para apaziguar base governista, “há uma série de bombeiros”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Hervázio Bezerra (PSB), comentou nesta sexta-feira (17/01) a polêmica que movimenta o cenário político local acerca das movimentações para as eleições majoritárias de 2026 na base governista.

Uma fala concedida à imprensa esta semana, o governador João Azevêdo (PSB), deu aval ao vice Lucas Ribeiro (PP) para ser o candidato natural do grupo para o projeto de sucessão na chefia estadual. O discurso preocupou parlamentares que apostavam as fichas no nome do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos). A situação é vista como indício de rachadura na base.

Em entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Hervázio, apesar de demonstrar preocupação, acredita que os diversos líderes políticos da situação irão se mobilizar para contornar o embate e “apagar o fogo”.

“Eu quero crer que existam muitos bombeiros nesse sentido. Eu acho que o meu posicionamento e de outros colegas deputados, e ontem eu recebi umas ligações de uns quatro deputados apreensivos perguntando qual era minha avaliação. E eu disse que confio firmemente, primeiro, no senso de responsabilidade desses dois homens públicos que talvez a posição que ocupam hoje, Hugo Motta, está de um jeito que não é preciso nem ser deputado. Ele em Brasília se pisar no pé dele, ele pede desculpa. Você vê que Hugo não se manifestou e nem vai. Porque ele não vai querer a marola, pra ele está caminhando muito bem. Ele vai falar no momento oportuno. Mas tenha certeza que há uma série de bombeiros com a mangueira mais grossa que existe no mundo pra tentar apagar esse fogo. E briga e problema foi feito pra ser resolvido”, enfatizou.

Ouça:

 

Continue Lendo