Nos acompanhe

Paraíba

“Prudência e responsabilidade”: Hugo Motta prega cautela sobre Federação UB/Republicanos/PP

Publicado

em

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, pregou cautela sobre os diálogos acerca da possível criação da Federação entre os partidos União Brasil, Progressistas e Republicanos.

Com o início do ano, as negociações para a fundação do grupo se intensificaram e podem consolidar um novo cenário ao pleito de 2026. Caso seja confirmada a Federação, as legendas precisarão seguir a mesma posição em eleições por, no mínimo, quatro anos e atuar em unidade no Congresso Nacional.

Durante entrevista ao programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM, Hugo defendeu que o diálogo seja amplo e que critérios sejam bem estabelecidos devido às posições contrárias do partidos em alguns Estados. Ele citou como exemplo a Paraíba, que tem Republicanos e PP na base do governador João Azevêdo (PSB), enquanto o União Brasil tem um papel importante na oposição.

“Primeiro tem que se entender quais serão os critérios. Nós temos um país com 27 estados, são três partidos grandes com bancadas representativas, as Assembleias, as Câmaras, grande números de prefeitos, bancadas numerosas no Congresso… e é preciso entender como essas forças irão se acomodar com a possível federação. No momento temos que ter muita prudência para que com muita responsabilidade isso possa ser discutido e essa discussão também tenha um compromisso com o país que é o mais importante. Na Paraíba o que eu vejo é que eu vejo é que você tem por exemplo o Republicanos e o Progressista no campo do governador, você tem o União Brasil na oposição, e a partir daí tem que saber qual será o critério aqui no Estado. Está tudo no campo da especulação”, explicou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

TJPB realiza sessão na próxima segunda-feira para escolha de novos membros da Corte

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba realiza na segunda-feira (20) sessão extraordinária administrativa, a primeira do ano de 2025, para escolha de dois novos desembargadores pelos critérios de merecimento e de antiguidade. A sessão, que será conduzida pelo presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, acontece a partir das 14h30.

No processo administrativo SEI nº 005943-73.2024.8.15 será apreciado o edital de vacância 52/2024, que trata do pedido de promoção, pelo critério de merecimento, para acesso ao cargo de desembargadora. Estão concorrendo as magistradas Maria de Fátima Lúcia Ramalho, Magnogledes Ribeiro Cardoso, Rita de Cássia Martins Andrade, Maria das Graças Fernandes Duarte e Lilian Frassinetti Correia Cananéa.

Já o processo administrativo SEI nº 005944-39.2024.8.15 trata do edital de vacância nº 53/2024, que versa sobre a escolha de novo desembargador do TJPB pelo critério de antiguidade. De acordo com relatório da Corregedoria Geral de Justiça apenas o magistrado Horácio Ferreira de Melo Júnior concorre ao certame.

Continue Lendo

Paraíba

Galega Sousa volta à base do governador e referenda fala sobre Lucas ser o nome do grupo em 2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Galego de Sousa (PP), declarou nesta sexta-feira (17/01) que as divergências com o governador João Azevêdo (PSB) estão superadas e voltou a integrar a base de situação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Os desentendimentos ocorreram devido à sinalização de João de realizar agendas políticas em São Bento, principal reduto eleitoral de Galego Sousa, o que foi interpretado como uma possível ameaça ao grupo político do parlamentar.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM, o parlamentar revelou que as diferenças foram resolvidas após reuniões com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) e o vice-governador Lucas Ribeiro (PP)

“Estamos sim. Houve várias reuniões com o partido, com o deputado Aguinaldo, com vice-governador Lucas Ribeiro, e chegamos a um entendimento de manter o nosso compromisso com o governo”, afirmou.

Ouça:

Galego aproveitou para sair em defesa do posicionamento do governador acerca da possibilidade de Lucas ser o candidato natural do grupo ao projeto de sucessão em 2026. “Eu tenho certeza que Lucas assumindo o governo com certeza dá continuidade a todo esse trabalho que vem sendo feito pelo governador João Azevêdo”, concluiu.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

Folha aponta Daniella Ribeiro como favorita para assumir 1ª secretaria do Senado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A mídia nacional destacou, mais uma vez, a eminente ida da senadora paraibana Daniella Ribeiro (PSD) ao cargo de 1ª secretária da Mesa Diretora do Senado Federal. A matéria publicada pela Folha de São Paulo.

Frequentemente comparada como “Prefeitura” da Casa, a posição é vista como mais estratégica e influente do que mesmo a vice-presidência.

“No Senado, o posto foi escolhido justamente pelo dono da maior bancada, o PSD. Com 15 senadores, o partido deve emplacar Daniella Ribeiro (PB) como primeira-secretária e Otto Alencar como presidente da comissão mais importante, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”, apontou a publicação.

O texto também destacou o favoritismo do deputado federal paraibano Hugo Motta (Republicanos) em assumir à Presidência da Câmara nas eleições do próximo dia 1 de fevereiro.

 

Continue Lendo