Nos acompanhe

Paraíba

TCE mantém suspensas licitações de duas prefeituras e aprova contas de cinco Casas Legislativas

Publicado

em

A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba decidiu, nesta quinta-feira (3), durante sessão por videoconferência, referendar medidas cautelares expedidas pelo conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo determinando a suspensão das tomadas de preços nº 004/2020 e nº 009/2020, respectivamente das prefeituras de Casserengue e de Cacimba de Dentro.

No primeiro procedimento (processo 14466/20), que tem por objetivo a contratação de consultoria jurídica nas etapas de elaboração de edital, organização e realização de concurso público, o relator considerou, em seu pedido de referendo ao colegiado, indícios de irregula ridades apontados pelo órgão auditor da Corte.

Entre os quais, principalmente o prazo exíguo de apenas cinco dias, após assinatura de contrato, para elaboração do edital do certame; e lapso temporal para as efetivações das inscrições dos interessados em participar da seleção pública deve ser, no mínimo, de 30 (trinta) dias.

No segundo (processo 14648/20), destinado à contratação de obras e serviços de reforma e ampliação do Mercado Público de Cacimba de Dentro, as irregularidades são relativas a não publicação do instrumento convocatório do certame, e falta de informações acerca do procedimento no sítio eletrônico e no Diário Oficial do Município. Além da impossibilidade de leitura clara do conteúdo das planilhas anexadas ao edital da licitação.

A decisão de referendo inclui concessão de prazo de 15 dias aos prefeitos dos dois municípios, respectivamente Genival Bento da Silva e Nélio Costa, bem como aos responsáveis pela elaboração dos procedimentos, para que prestem esclarecimentos acerca dos indícios de irregularidades apontados pela Auditoria do TCE-PB.

Recurso acatado – Após análise do processo 08573/20, a Câmara resolveu dar provimento a Recurso de Reconsideração interposto pelo prefeito de Mãe d´Água, Francisco Cirino da Silva. A decisão torna sem efeito medida cautelar que suspender a licitação para compra de material de construção destinado ao reparo de galerias e edificações públicas – especialmente escolas e unidades de saúde.

Relator da matéria, o conselheiro Antônio Gomes encaminhou seu voto, com aprovação do colegiado, pela regularidade com ressalvas do pregão em análise e fixação de prazo de 60 dias para envio à Corte de documentos relativos aos itens e valores já contratados. E recomendação para que se dê preferência, em casos assim, por pregões eletrônicos, ao invés de presenciais.

Aditivo contratual – Análise do processo nº17872/17, do mesmo relator, resultou no julgamento pela irregularidade do Termo Aditivo 01/2017, ao contrato 06295/17, relativo à realização da edição 2017, do São João de Campina Grande. Sem o voto, por impedimento, do conselheiro Fernando Catão.

O procedimento licitatório já fora julgado regular com ressalvas, à época; mas ao final do exame da matéria, na sessão, prevaleceu o entendimento de que o aditivo em questão confere caráter de continuidade e atrai risco de restrição à competitividade.

A sessão de número 2.840 serviu, ainda, à apreciação de processos referentes a outros procedimentos licitatórios em pauta; ao exame de concursos para efeito de homologação e registro de atos de nomeação decorrentes. Além da análise dezenas de pedidos de aposentadorias e pensões de servidores públicos e/ou dependentes.

Presidida pelo conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, contou com as presenças do conselheiro Fernando Rodrigues Catão, do conselheiro em exercício Antônio Cláudio Silva Santos, e do conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo. E, ainda, da procuradora Isabella Barbosa Marinho Falcão, atuando pelo Ministério Público de Contas.

Continue Lendo

Paraíba

Felipe Leitão celebra construção da Cozinha Comunitária de Mandacaru que servirá 600 refeições diárias

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Felipe Leitão, celebrou a autorização para o início das obras da Cozinha Comunitária de Mandacaru, ação realizada nesta terça-feira (14/05) pelo prefeito Cícero Lucena (PP).

“Que felicidade em ver um projeto que ajudamos a construir começando a ser efetivado para atender a nossa gente”, disse Felipe.

O parlamentar foi autor do projeto ainda à época em que era chefe de gabinete da Secretaria Desenvolvimento Social (SEDES) da Prefeitura de João Pessoa. Em Mandacaru, a nova cozinha funcionará no Centro de Referência da Cidadania em uma nova estrutura que será adequada para atender a população. Serão servidas diariamente 600 refeições para garantir a segurança alimentar de nossa gente.

“Quero parabenizar o prefeito Cícero pela dedicação em cuidar de nossa cidade e de nossa gente. Esse projeto fruto do empenho da gestão da Prefeitura de João Pessoa vai, certamente, contribuir para uma cidade melhor para todos”, concluiu o deputado.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Governo do Estado entrega Setor de Saúde e Auditório equipado à sede da Fundac

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A partir de agora a sede da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) passa a contar com um Núcleo de Saúde do Servidor, e com um Auditório devidamente equipado. A entrega dos espaços foi realizada na última segunda-feira (13/05), pelo presidente da Fundac, Flavio Moreira, ao lado do secretário de estado da Administração, Tibério Limeira, e foi prestigiada por todos os servidores da sede.

De acordo com o presidente da Fundac, a proposta do Núcleo de Saúde do Servidor é ofertar atendimento médico, psicológico e terapêutico aos trabalhadores do sistema socioeducativo, e tornar o ambiente de trabalho o mais acolhedor possível, gerando conforto necessário para que os servidores possam desempenhar suas funções, que não são fáceis, pelos desafios diários que devem ser cumpridos e que merecem todo cuidado e atenção.

Já o novo auditório da Fundação, que foi reformado e recebeu poltronas da Secretaria da Administrativa, hoje tem capacidade para 70 pessoas e será utilizado para reuniões, palestras e eventos executados pela gestão do sistema socioeducativo.

Através desse espaço, a Fundação presta uma homenagem ao pai do secretário Tibério Limeira, Nilson Carlos Fernandes, que dedicou mais de 30 anos ao serviço público do estado da Paraíba. Para Flavio, “uma homenagem póstuma, porém justa, como forma de reconhecer o trabalho de alguém que realmente levou a sério o sistema socioeducativo”, disse.

Durante a solenidade, o secretário Tibério Limeira agradeceu pela homenagem ao seu pai, Nilson Carlos Fernandes, que agora dá nome ao auditório da Instituição, e reconheceu o trabalho que o presidente da Fundac, Flavio Moreira, vem executando desde 2022, junto aos servidores no sistema socioeducativo.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de infraestrutura na cidade de Esperança são vistoriadas durante ação parlamentar

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Anderson Monteiro (MDB), acompanhou na última segunda-feira (13/05), na cidade de Esperança, uma série de atividades que incluíram a vistoria de obras de infraestrutura na cidade.

Ao lado do superintendente do DNIT, Arnaldo Monteiro, e do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), foram vistoriadas as obras de recapeamento asfáltico nas principais vias de Esperança.

Em publicação nas redes sociais, Anderson agradeceu os esforços de Veneziano no Senado na captação de recursos em prol do desenvolvimento do Estado. “Nos representa brilhantemente em Brasília defendendo justas causas e pautas! E é um gigante para trazer recursos pra nosso Estado!”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo