Nos acompanhe

Negócios

15º Fest Aruanda anuncia lista de filmes selecionados e “Os Quatro Paralamas” como destaque

Publicado

em

A organização do 15º Fest Aruanda anunciou a lista dos curtas-metragens selecionados para a mostra competitiva nacional da edição 2020, que acontece de 10 a 17 de dezembro. A seleção do evento, que segue com patrocínio do Grupo Energisa e da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), foi constituída pelos jornalistas e críticos Amilton Pinheiro (SP), Suyene Correia (SE) e Marcus Mello (RS).

Para a edição, foram contemplados 15 filmes das regiões Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste. Entre eles, quatro paraibanos foram selecionados: “Remoinho”, de Tiago A. Neves, “A Pontualidade dos Tubarões”, de Raysa Prado, “Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena, e “Pranto”, de Jaime Guimarães. O inédito filme “Os Quatro Paralamas”, de Roberto Berliner, será a atração de abertura do festival.

“No ano de comemorações e festividades, pelos quinze anos de existência do festival, foram mais de dois meses debruçados sobre os 666 inscritos, número recorde, das quatro regiões do país, com inúmeros curtas que trataram da Pandemia da Covid, como tema e possibilidade de produzir numa situação tão adversa e extraordinária”, conta o presidente do Comitê de Seleção, Amilton Pinheiro.

Amilton justificou ainda porque o Comitê decidiu selecionar mais do que os 12 curtas usuais das edições passadas. “Este ano, recebemos materiais com excelente qualidade técnica e de linguagem, além da abordagem assertiva de temáticas importantes e urgentes para um país que viveu durante quase dois anos na eminência de ruptura da sua tão combalida democracia”, conta.

Já o jornalista e crítico Marcus Mello, de Porto Alegre (RS), que participou pela primeira vez do Comitê, disse ter sido um privilégio a oportunidade. “Sem dúvida alguma, a melhor experiência que tive ao longo desses meses de isolamento social em função da pandemia do novo coronavírus. Em 18 semanas, assistimos centenas de filmes, que são uma comprovação da extraordinária diversidade do cinema brasileiro contemporâneo”, classificou.

Segundo ele, mesmo em um momento tão delicado da produção audiovisual no Brasil, os cineastas resistem apresentando filmes de grande vitalidade e força criativa. “É muito significativa a presença de cinco títulos realizados em cidades do interior, assim como de obras vindas de estados que costumam ficar esquecidos na seleção de festivais, como o Piauí e o Maranhão. Isso revela uma descentralização da produção audiovisual brasileira que é extremamente bem vinda e terá consequências muito positivas em um futuro próximo”, apontou Marcus.

Para a jornalista Suyene Correia, que participou pelo terceiro ano consecutivo do Comitê e, por essa razão, será seu último ano na função, foi um duplo sentimento experimentado na maratona 2020. “Se fico triste, por um lado, por ser o último ano, por outro, alegro-me pela oportunidade de assistir a produções audiovisuais tão ricas de temáticas urgentes, criativas em sua artesania e oriundas de todas as regiões do Brasil”, disse. “Não foi tarefa fácil chegar aos 15 curtas selecionados de um universo de 666 inscritos, mas a satisfação foi grande ao ver a região Nordeste pulsando no setor do audiovisual mesmo em tempos adversos e constatar a presença significativa das mulheres por trás das câmeras. Agora, é esperar a realização da 15ª edição do Fest Aruanda e conferir quais os filmes que sairão vencedores desta edição histórica”, declara a jornalista.

Confira os filmes de Curta-Metragem Selecionados (Mostra Competitiva Nacional):

1-        “Remoinho”, de Tiago A. Neves (Ficção) Ingá/PB Duração: 12:27 Gênero: Drama;

2-         “A Pontualidade dos Tubarões”, de Raysa Prado (Ficção) João Pessoa/PB Duração: 15:59 Gênero: Drama;

3-         “Reinado Imaginário”, de Hipólito Lucena (Ficção) Campina Grande/PB Duração: 8:45 Gênero: Drama;

4-         “Pranto”, de Jaime Guimarães (Ficção) Campina Grande/PB Duração: 12:10 Gênero: Terror;

5-         “Filme_Urgência_Curte1”, de Paulo Silver (Documentário) Maceió/AL Duração: 12:38 Gênero: Documentário;

6-         “Mãtãnãg – A Encantada”, de Shawara Maxakali e Charles Bicalho (Animação) Ladainha/Belo Horizonte/MG;

7-         “A Profundidade da Areia”, de Hugo Reis (Ficção) Vitória/ES Duração: 16:00 Gênero: Ficção Científica;

8-        “Recôncavo”, de Pedro Henrique Barbosa (Ficção) Brasília/DF Duração: 10:00 Gênero: Drama;

9-        “Construção”, de Leonardo de Rosa (Documentário) Pelotas/RS Duração: 16:01 Gênero: Documentário;

10-       “Piu Piu”, de Alexandre Figueirôa (Documentário) Recife/PE Duração: 16:11 Gênero: Documentário;

11-       “À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente”, de Bruna Barros e Bruna Castro (Documentário) Salvador/BA Duração: 13:18 Gênero: Documentário;

12-       “Sobre Nossas Cabeças”, de Susan Kalik e Thiago Gomes (Ficção) Salvador/BA Duração: 14:59 Gênero: Drama/Ficção Científica;

13-      “Vai Melhorar”, de Pedro Fiuza (Ficção) Natal/RN Duração: 14:58 Gênero: Drama;

14-       “La Travessía”, de Otávio Almeida (Documentário) Terezinha/PI Duração: 13:20 Gênero: Documentário;

15-        “Rasga Mortalha”, de Thiago Martins de Mello; São Luís/MA Duração: 13:50 Gênero: Animação

Continue Lendo

Negócios

Sine-PB disponibiliza vagas de emprego em 12 municípios paraibanos a partir de segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir desta segunda-feira (20), disponibiliza 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos. Em João Pessoa está concentrado o maior número de oportunidades – 203 vagas. As demais oportunidades de emprego estão distribuídas nos postos das cidades de Campina Grande, Bayeux, Sapé, São Bento, Santa Rita, Patos, Guarabira, Mamanguape, Cabedelo, Conde, Pombal.

Em João Pessoa o destaque é para os cargos de auxiliar de armazenamento com 20 vagas, de auxiliar de limpeza também 20 vagas, de balconista de açougue com 12 vagas, para fiscal de prevenção de perdas 12, e para atendente do setor de frios e laticínios com 12 vagas disponíveis.

No posto Sine-PB e nas quatro unidades de atendimento localizadas na Capital ainda estarão disponíveis vagas para empacotador a mão (10), já para vendedor de serviços, carregador de caminhão, açougueiro, operador de empilhadeira, operador de movimentação de A. de carga estão disponíveis cinco vagas para cada cargo, as outras oportunidades em diversas áreas.

Na cidade de Campina Grande, serão 105 vagas, sendo pedreiro (20), chapeiro (13), carpinteiro (10), armador de estrutura de concreto (10), para motorista de caminhão leve (6), atendente de mesa (5) e encarregado de obras (5) as profissões com o maior número de oportunidades disponíveis.

Já em Santa Rita, serão oferecidas 52 vagas de emprego, das quais 20 para ajudante de carga e descarga de mercadoria, 12 para auxiliar de logística e 10 para oficial de serviços gerais na M. de Edificações, entre outras oportunidades.

O Sine estadual de Guarabira vai oferecer seis vagas de emprego, delas, três para vendedor pracista, para emprego doméstico nos serviços gerais (duas), e mais uma vaga para vendedor pracista com experiência de 6 meses para quem possui CNH.

A cidade de Patos terá 19 vagas. A vaga de destaque vai para vendedor em domicílio com cinco postos de trabalho, e as outras oportunidades são para vendedor de informações comerciais, motorista de caminhão, consultor de vendas, assistente administrativo, ajudante de carga e descarga de mercadoria e por último, para operador de caixa, auxiliar de linha de produção e vendedor porta a porta, com duas vagas para cada cargo.

Por sua vez em São Bento, das 10 vagas disponíveis, duas sãso para consultor de vendas, para atendente de lojas e mercados também são duas vagas, duas para Ins-Rep. de linhas de comunicação de dados. Já atendente de farmácia – balconista, vendedor interno, vendedor pracista, auxiliar de estoque, têm uma vaga para cada cargo.

Em Mamanguape, são quatro vagas disponíveis para os cargos de empregado doméstico diarista, mecânico de máquinas agrícolas, motorista de caminhão – guincho pesado com munk e eletricista de veículos automotores, sendo uma vaga para o cargo.

As 22 vagas disponíveis para o município do Conde estão distribuídas para as funções de porteiro e vigilante – três vagas para cada cargo; cozinheiro de restaurante, auxiliar de limpeza e garçom – duas vagas cada; e 10 vagas para ajudante de carga e descarga de mercadoria.

Ainda há sete vagas no posto Sine-PB – Cabedelo, distribuídas para atendente de farmácia – balconista (2), para técnico em manutenção de máquinas (2), para montador de estruturas de metálicas e técnico em segurança do trabalho, assistente de vendas (uma vaga para cada cargo).

Para o município de Bayeux são disponibilizadas 14 vagas, para o cargo de ajudante de carga e descarga de mercadoria (10), marceneiro, montador, jardineiro e serralheiro, sendo uma vaga para cada. Já para Sapé são três vagas para auxiliar de escritório, enquanto para consultor de vendas e tecnólogo em designer gráfico é uma vaga para cada cargo. Em Pombal, para os cargos de mecânico de automóvel e supervisor de vendas comercial uma vaga para cada.

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento, e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected] .

Confira  as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:

João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 3253-2818
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Negócios

Taxa de desocupação na Paraíba cai para 9,9% no primeiro trimestre de 2024, revela IBGE

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba encerrou o primeiro trimestre deste ano com taxa de desocupação de 9,9%, ou seja, abaixo de dois dígitos, apontando uma melhora na empregabilidade no Estado. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a queda foi de 1,2 ponto percentual, segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgadas nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, a taxa do primeiro trimestre de desocupação de 2024 é a menor na série histórica do indicador dos últimos oito anos. O menor índice de desocupação anual da Paraíba foi no ano de 2015, quando alcançou 8,2%.

3ª MENOR DO NE – No cenário regional, com a melhora da empregabilidade no Estado, a Paraíba ficou com a terceira menor taxa de desocupação entre os nove estados do Nordeste: Ceará (8,6%), Rio Grande do Norte (9,6%) e a Paraíba (9,9%). A taxa de desocupação paraibana ficou bem abaixo também no primeiro trimestre deste ano do Nordeste, que permanece acima de dois dígitos (11,1%).

No primeiro trimestre deste ano, em números absolutos, a população ocupada na Paraíba atingiu 1,073 milhão de pessoas. São mais 91 mil pessoas a mais do que no 1º trimestre em relação ao último do ano anterior. Entre os segmentos os que mais têm mão de obra ocupada na Paraíba são: a administração pública (343 mil); o comércio, reparação de veículos e peças (309 mil); agricultura (167 mil); informação comunicação, atividades financeiras e imobiliárias (144 mil); indústria geral (143 mil) e a construção (140 mil).

CONCEITO DE DESOCUPADO – O IBGE classifica como pessoas desocupadas aquelas que não estavam trabalhando, mas estavam disponíveis para trabalhar e também tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em que responderam à pesquisa.

SOBRE A PNAD – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Continue Lendo

Negócios

Qualitá lança lava roupas em pó

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Qualitá, marca exclusiva do Pão de Açúcar e do Extra Mercado, amplia seu portfólio de produtos e anuncia o lançamento Lava Roupas em Pó, que pode ser encontrado nas versões de 1,6kg (R$ 17,99) e 800g (R$ 9,99). A marca desenvolveu esse produto que integra a linha Qualitá Home, oferecendo eficiência na limpeza e custo-benefício.

Qualitá Home traz diversos produtos que auxiliam na limpeza e organização da casa. O Lava-Roupas em Pó propõe uma lavagem com alto poder de limpeza em diversos tecidos, brancos ou coloridos, atribuindo praticidade e economia para a vida das pessoas.

Qualitá tem uma ampla linha com itens de limpeza, como o sabão em barra glicerinado (R$ 4,29), e o sabão em barra perfumado (R$ 4,29), ambos feitos à base de glicerina, ideais para lavar louças, roupas e tecidos em geral, sendo muito eficaz na remoção de manchas e sujeiras inclusive as mais pesadas. Além disso, para uma casa mais protegida, a linha Qualitá Home possui desinfetantes bactericidas na versão original (R$ 12,49) e na versão citrus (R$ 12,49) que eliminam de 99,9% das bactérias, fungos e germes que circulam pelos ambientes, preservando a limpeza e proteção. E, uma opção para perfumar o ambiente são os Limpadores Perfumados Naturals que contém fórmula biodegradável e extratos naturais nas versões de chá verde (R$ 10,49) e gengibre e sândalo (R$ 10,49) que proporcionam um ambiente limpo e cheiroso.

O novo Lava-Roupas em Pó e os outros produtos que compõem a linha Qualitá Home podem ser encontrados nas lojas físicas do Pão de Açúcar e do Extra Mercado e também no e-commerce de ambas as redes (www.paodeacucar.com e www.clubeextra.com.br) e nos aplicativos Pão de Açúcar Mais e Clube Extra. Os clientes ainda têm desconto se comprarem os produtos no cartão Pão de Açúcar, com 20% OFF, e no cartão Extra, com 10%.

E para quem busca dicas de como organizar a casa, o portal Qualitá traz diversos conteúdos. Para conferir, acesse www.casapraticaqualita.com.br

Continue Lendo