Nos acompanhe

Negócios

Índice de Expansão do Comércio sobe pelo 3º mês consecutivo e atinge 95,7 pontos

Publicado

em

Em setembro, o Índice de Expansão do Comércio (IEC) registrou 95,7 pontos, crescimento de 2,2% em relação ao mês anterior – a maior pontuação desde janeiro de 2015. Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o índice estava em 78,7 pontos, o IEC aumentou 21,6%. A tendência de expansão das empresas de varejo é maior agora do que há um ano, e isso é reflexo dos efetivos resultados da economia, porém, mais importante do que isso é que, mesmo atravessando todas as dificuldades que a economia brasileira ainda apresenta, a tendência de expansão do comércio tem se mantido. É o que aponta o Índice de Expansão do Comércio (IEC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O Nível de Investimento das Empresas (um dos indicadores que compõem a pesquisa e sinaliza se o empresário está ou não disposto a investir em novas instalações ou equipamentos) aumentou 1,7% em relação a agosto, ao passar de 73,3 para 74,5 pontos. Na comparação anual, porém, houve forte crescimento (23,6%).

O subíndice Expectativas para Contratação de Funcionários (outro componente do IEC) registrou alta de 2,5% na comparação com agosto e atingiu 116,9 pontos, ante os 114,1 pontos no mês anterior. Na comparação anual, o crescimento foi mais expressivo, chegando a 20,4%. Em ambos os casos, essa foi maior pontuação desde o início de 2015.

De acordo com a assessoria econômica da FecomercioSP, o governo parece ter definitivamente alcançado um novo patamar de governabilidade, após as turbulências do fim da primeira metade do ano. A Federação acredita no encaminhamento com sucesso da Reforma da Previdência, indispensável ao ajuste fiscal, além de reduzir, e muito, injustiças enormes entre aposentados dos setores público e privado. Com relação às reformas Política e Tributária, apesar de importantes, elas não são cruciais agora – e os projetos parecem abaixo do desejável.

Para a Entidade, a tendência de recuperação da confiança é relevante, apesar dos dados de janeiro e fevereiro terem ficado abaixo daqueles observados nos meses imediatamente anteriores. Em junho, em decorrência dos eventos recentes, o indicador entrou em “compasso de espera” e retomou de forma leve em julho e agosto. Era esperado que, enquanto a situação não se definisse, os empresários e consumidores fossem muito mais cautelosos nas decisões, mas essa retração de comportamento foi menos intensa do que se apostou entre maio e junho.

A FecomercioSP reforça que, no caso específico das contratações, a capacidade ociosa de pequenas empresas do varejo não se confirmou tão grande, dado que essas empresas trabalham no seu limite, e qualquer indício de retomada enseja uma contratação. A Federação acredita que as contratações de temporários para o Estado de São Paulo neste ano voltarão ao patamar pré-crise, e mantida a tendência de recuperação de vagas formais no varejo, a expectativa de contratação de trabalhadores temporários para 2017 é de até 25 mil vagas.

Nota metodológica
O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos, representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.

Sobre a FecomercioSP

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 154 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.

Continue Lendo

Negócios

“Causos, Cantos e Poesias” cantor Waldonys faz show nesta quinta no Seis e Meia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O repertório tem sucessos como “Sonho de Ícaro”, “Anjo Querubim”, “Se lembra coração”, “Sinônimos” e “Jardim dos animais”; além de clássicos como “Asa Branca”, “Riacho do Navio” e “Sabiá”.O show traz também causos e muita poesia que o sanfoneiro carrega em sua bagagem recheada de experiência, alegria e sensibilidade artística.

Waldonys nasceu em Fortaleza e começou a tocar acordeom aos 10 anos. Suas referências musicais foram os menestréis da sanfona no Nordeste, especialmente Luiz Gonzaga. Aos 15 anos, gravou com Gonzaga e estabeleceu uma forte amizade, compartilhando momentos marcantes como seu primeiro vôo de avião junto ao Rei do Baião e hospedando Gonzaga em sua casa em Fortaleza para cuidar de sua saúde dentária. Com Dominguinhos, seu mentor musical, Waldonys não só cantou e gravou várias vezes, mas também desenvolveu uma amizade íntima, considerando-o um irmão e conselheiro.

Grandes nomes no palco
A programação anual está repleta de nomes memoráveis. Em junho dia 13 chega ao palco o cantor Leoni, já em julho será o cantor Ricky Vallen dia 11, já em agosto a cantora Joanna chega comemorando aniversário da cidade de João Pessoa será dia 08 de agosto, em setembro já confirmado o cantor Odair José sobe ao palco do Seis e Meia.

Seis & Meia
O Projeto é uma das mais importantes e antigas iniciativas com o objetivo de divulgar a música popular brasileira. Inspirada na série de shows Seis e Meia, que, desde 1976, lotava o Teatro João Caetano, no Centro do Rio de Janeiro, com espetáculos em horários e preços acessíveis ao público, em 1995 o projeto ressurgiu no nordeste brasileiro. A ideia é simples: um teatro, um público, artistas locais e nacionais e música boa. O projeto na Paraíba já trouxe Marina Elali, Golden Boys, Biafra, Peninha, Paulinho Moska, Dalto entre outros.

Seis e Meia | Waldonys| Data, horário e onde
Quinta-feira, 09 de maio, às 18h30
Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural José Lins do Rêgo)
Loja física: Brommer (Mag Shopping)
Vendas online: https://www.outgo.com.br/wnpromo
Informações: (83) 98888-4845

Confira imagens:

Continue Lendo

Negócios

Frota de carros elétricos na Paraíba cresce 163% no primeiro trimestre de 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Com quarto maior crescimento no Nordeste, especialista do Sicredi aponta que aumento da oferta de financiamento tem impulsionado o setor

A frota de carros elétricos aumentou mais de duas vezes e meia na Paraíba entre março de 2022 a março de 2024, segundo os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Este é o quarto maior crescimento na frota de veículos elétricos no Nordeste em dois anos. De acordo com o levantamento, são mais de 2500 veículos eletrificados rodando no estado, onde 57% estão registrados apenas na capital, João Pessoa.

Os números levam em conta também os modelos híbridos, que possuem outros combustíveis além da eletricidade para a propulsão de seus motores. A pesquisa comprova o pleno crescimento da procura por esse tipo de automóvel, que ainda representa apenas 0,16% da frota total do estado. Porém, condições especiais de financiamento têm mudado esse cenário rapidamente.

De olho nesse público, instituições financeiras estão fomentando o desenvolvimento sustentável e incentivando a adesão de meios de transporte movidos a energia limpa através de linhas de crédito exclusiva para veículos híbridos e elétricos. É o caso do Sicredi, instituição financeira cooperativa bastante procurada para esse tipo de negócio.

“O governo tem oferecido incentivos fiscais e benefícios para a compra de carros elétricos, tornando-os mais acessíveis e atraentes para os consumidores. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sustentabilidade e o impacto ambiental dos veículos movidos a combustíveis fósseis, o que tem impulsionado a procura por veículos elétricos mais limpos e sustentáveis”, explica Ana Paula Vieira, Assessora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste.

Para a especialista, os avanços na tecnologia dos carros elétricos, como maior autonomia, tem levado a uma maior confiança por parte dos consumidores, estimulando o aumento nas vendas e financiamentos desses veículos. Ela aponta ainda para a redução de custos com um veículo eletrificado. “A longo prazo, os carros elétricos podem custar menos para manter do que os veículos tradicionais a combustão, devido à menor manutenção e custo mais baixo de energia”, acrescenta.

Na hora de fazer a transição de modelo de veículo, o motorista tem buscado prioritariamente taxas de juros competitivas em seus financiamentos, o que resulta em condições mais favoráveis para os que desejam adquirir um carro elétrico. “Por ser uma instituição financeira cooperativa, o Sicredi pode ter processos de análise de crédito mais flexíveis e acessíveis, facilitando a obtenção de financiamento para a compra de um carro elétrico”, garante Ana Paula Vieira.

Símbolos de consumo consciente, os carros elétricos oferecem benefícios significativos, incluindo zero emissões de poluentes, menor dependência de combustíveis fósseis, custos operacionais mais baixos devido à menor manutenção e energia mais barata, além de um desempenho suave e silencioso. Incentivos fiscais e tecnologia avançada também tornam sua adoção mais atraente. Esses fatores combinados têm se tornado uma escolha sustentável e econômica cada vez mais para muitos consumidores paraibanos.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com foco no desenvolvimento regional, a Central atende, suporta e apoia as cooperativas filiadas nos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Com mais de 2.700 agências em todo o país, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Continue Lendo

Negócios

Alpino®️ e Crocante são os Bolos do Mês de Maio na Sodiê Doces

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Sabores ganham desconto especial durante o período nas 370 unidades da rede.

Para o quinto mês do ano, a Sodiê Doces, maior franquia de bolos confeitados e artesanais do país, selecionou o bolo Alpino®️#113 e o Crocante #52 para oferecer aos clientes com um desconto especial, na promoção Bolos do Mês.

Para os fãs de um paladar mais doce, o bolo Alpino®️#113 é o pedido ideal, feito com massa de chocolate, recheio de Alpino®️ trufado e mousse de chocolate, cobertura de trufado meio amargo, lascas de chocolate ao leite e bombom Alpino®️.

A outra opção com desconto é o bolo Crocante #52. Elaborado com massa branca, leva recheio de creme gelado e doce de leite com crocante de amendoim ou castanha. Na cobertura, marshmallow, crocante de amendoim e cerejas (decorativas).

Para aproveitar a promoção, válida de 1º a 31 de maio em toda a rede de franquias da Sodiê Doces, basta se dirigir à loja mais próxima e pedir os “bolos do mês”. Os pedidos também podem ser feitos pelo aplicativo oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android; ou pelo iFood.

Além dos dois sabores, a rede reúne em seu cardápio outros 80 sabores, incluindo 17 opções da linha Zero Açúcar, receitas caseiras, e até versões veganas. Além disso, oferece uma variedade de docinhos, balas de coco, tortas açucaradas, uma carta exclusiva de cafés e uma linha de salgados, tanto fritos quanto assados.

Em João Pessoa, as lojas estão localizadas na Rua Deputado José Mariz 1.055, no bairro Tambauzinho (funcionamento: segunda a sábado 10h às 20h e domingo e feriados 10h às 18h) e na rua Bacharel José de Oliveira Curchatuz, 850, no bairro Jardim Oceania, dentro do Parahyba Mall – loja 10 (funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 22h).

Os pedidos podem ser feitos e retirados na lojas ou no aplicativo Sodiê Doces Oficial, disponível nos dispositivos IOS e Android e via delivery por Whatsapp (83)99110.4545/ (83) 99328-2281 e/ou iFood. Mais informações: @sodiedoces.joaopessoa.

Sodiê Doces – A Sodiê Doces, maior franquia de bolo do país, possui atualmente 372 lojas abertas no Brasil e duas unidades na cidade de Orlando, nos EUA. Em seu cardápio há mais de 80 variedades de sabores, uma linha Zero Açúcar, bolos caseiros e a versão vegana. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeira qualidade e frutas frescas. Também fazem parte do cardápio os docinhos (tradicionais, finos, belgas e bombom), balas de coco e sua linha exclusiva de salgados (cuja sede fica em Boituva – SP). Mensalmente a marca traz os Bolos do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as unidades. A rede fechou 2023 com faturamento de 640 milhões de reais, registrando crescimento de 15% em comparação com 2022 (560 milhões de reais) e 30 novas unidades.

Site: www.sodiedoces.com.br

Confira imagens:

Continue Lendo